Buscar

Resenha do Filme A onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME “A ONDA”.
A onda é um filme baseado numa história real ocorrida na Alemanha, que promove diversas discussões no campo da psicologia. Trata-se de um professor chamado Rainer Wegner de uma escola de ensino médio que recebeu a missão de instruir seus alunos sobre o “Estado Autocrático”. Para que o estudo se tornasse dinâmico e interessante para seus alunos, o professor explica na prática, vários mecanismos do fascismo no poder. Diante disso, um grupo foi formado na sala com Wegner impondo sua liderança fazendo uso de uma disciplina dura e radical. No início o professor não foi muito bem interpretado, mas aos poucos foi conseguindo convencer a maioria dos alunos e formar um grupo chamado “A Onda”.
Tudo parecia muito fascinante e promissor. Os alunos propagam a ideia como se estivesse um sistema que deveria ser seguido por todos os demais alunos da escola. Entretanto, a ideologia ganha dimensões assustadoras com os alunos impondo um poder de unidade e ameaçando os outros. Em meio a tudo isso “A Onda” perde o controle e inúmeros problemas ocorrem, comprometendo as atividades da escola, promovendo resistência dos demais professores com Wegner, implicando a sociedade local a pichações em prédios públicos, criando rivalidades com quem antes eram amigos.
A Onda é um filme que trás muitas lições, principalmente quando se trata de ideologias pessoais. Certamente, os formadores de opiniões devem manter um discurso equilibrado. Importa saber, que cada indivíduo tem a sua estrutura egoica. A forma se absorção de uma ideia difere de indivíduo para outro. Neste caso, um discurso aplicado em um determinado grupo, mesmo que seja com boas intenções, pode causar muitos prejuízos. 
Portanto, a lição transmitida pelo filme revela a vulnerabilidade e a irracionalidade das massas, tanto para o bem quanto para o mal, e o filme poderia ter retratado como a justiça alemã tratou desse caso.

Outros materiais