Buscar

geografia e história 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201103281796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Lendo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um professor verificou que o Meio Ambiente constitui um de seus temas transversais. Estes pressupõem, na análise de problemas ambientais, o envolvimento de questões sociopolíticas e culturais. O conhecimento da Geografia, no estudo das questões ambientais, possibilita aos alunos uma visão dos problemas de ordem local, regional e global, ajudando-os na sua compreensão e explicação. Esse conhecimento fornece, ainda, elementos para a tomada de decisões, permitindo intervenções necessárias. Nessa perspectiva, são aspectos relativos aos objetivos do Ensino Fundamental para o ensino da Geografia: I - conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a percepção de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem; II - identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos; III - compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações; IV - entender o funcionamento da natureza, de modo a enxergar que as sociedades deixam de intervir na construção do território, da paisagem e do lugar. São corretos apenas:
	
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201103273422)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os PCNS constituem um referencial para educação brasileira, tendo como função:
	
	
	discutir as tendências pedagógicas.
	
	um conjunto de proposições sobre os conteúdos a serem ensinados.
	 
	orientar o sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros.
	 
	propor um modelo curricular homogêneo para todo país.
	
	propor uma forma de organização das estratégias de ensino para a sala de aula.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201103273483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A LDB9394/96 reforça a necessidade de propiciar a todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de diretrizes capazes de nortear os currículos e os conteúdos mínimos. Nessa direção, pode-se afirmar que o currículo escolar deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para o estudo :
	
	
	da pluralidade cultural e da orientação sexual
	 
	da língua portuguesa, da matemática do mundo físico e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil.
	
	da língua portuguesa e da evolução tecnológica
	
	do meio ambiente e da saúde
	
	da evolução tecnológica
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201103337049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Essa avaliação não adota testes, provas, notas, exames ou coisas semelhantes, uma vez que o conhecimento nessa abordagem não pode ser mensurado. Os defensores dessa abordagem propõem uma avaliação que considere o desenvolvimento do aluno: a passagem entre o conhecimento prévio e o conhecimento novo. São valorizadas as construções do aluno quanto às noções de conservação, proporção e as operações que consegue realizar, como operações, classificações, ordenações etc. O erro é analisado numa perspectiva de superação para melhoramento do conhecimento em construção. (CEREJA, 2007, 182-183). Esse conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?
	
	
	Tradicional ou conteudista
	 
	Cognitivista ou construtivista
	
	Humanista
	
	Comportamentalista
	
	Sociocultural ou interacionista
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201102921538)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça
	
	
	uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
	 
	o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
	
	a construção de práticas e processos avaliativos que levem em consideração apenas e tão somente a fundamentação teórica.
	
	uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
	
	uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.

Outros materiais