Buscar

EPIDEMIOLOGIA AV SUPORTE DIFERENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Avaliação:  SDE0245_AV_201506586198      Data: 16/11/2017 10:18:20 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201506586198 - IGOR SACRAMENTO DE CARVALHO
	Professor:TERESA CRISTINA CIAVAGLIA VILARDI OLIVEIRA
	Turma: 9021/AU
	Nota Prova: 6,5 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA:
	 
		
	FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 605499)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A morbidade está relacionada à ocorrência de doenças e agravos à saúde de uma dada população, sempre se referindo a uma população predefinida tomada como grupo exposto ao risco de adoecer. Como são genericamente definidos os indicadores de morbidade?
		
	
Resposta: Estilo de vida, saúde do indivíduo, condições de vida, habitação, saneamento básico e meio-ambiente.
	
Gabarito: Resposta Os indicadores de morbidade são genericamente definidos como proporção entre o número de casos de uma doença e a população (número de habitantes ou de pessoas que estão expostas à doença em um lugar e tempo definidos).
		
	
	 2a Questão (Ref.: 244156)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a saúde coletiva compreende um campo acadêmico de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos e um âmbito de saberes e práticas. Do ponto de vista acadêmico, contempla o desenvolvimento de atividades de investigação sobre o estado sanitário da população, a natureza das políticas de saúde, a relação entre os processos de trabalho e doenças e agravos, bem como as intervenções de grupos e classes sociais sobre a questão sanitária. Como podemos definir a saúde coletiva?
		
	
Resposta: Compreende o conhecimento científico e tecnológico entre saberes e práticas contemplando o desenvolvimento de atividades de investigação sobre o estado sanitário da população, nas relações entre os agravos e as doenças e as intervenções sociais que abrange a população como um todo.
	
Gabarito: Saúde coletiva pode ser definida como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas matérias básicas são Planejamento/Administração de Saúde, Ciências Sociais em Saúde, e que tem como eixo estruturante a Epidemiologia.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 230209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 110351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 109594)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 678612)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	
	Letalidade.
	
	Morbidade.
	 
	Prevalência.
	
	Incidência.
	
	Tendência.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 109616)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	
	Ensaios Clínicos.
	 
	Prospectivos.
	
	Inquéritos.
	
	Retrospectivos.
	 
	Ecológicos.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 630226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A integralidade não pode ser definida apenas como uma diretriz básica do SUS, mas pode ser percebida como um conjunto de noções pertinentes a uma assistência livre de reducionismo; com uma visão abrangente do ser humano, tratando não somente como seres doentes, mas como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e aflições. (http://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista8_1/original_05.htm).Com relação à Integralidade da Assistência assinale a opção INCORRETA:
		
	
	O cidadão tem o direito de obter do serviço público de saúde, após o diagnóstico, a atenção terapêutica individualizada, de acordo com as suas necessidades. Para cada caso, segundo as suas exigências, e em todos os níveis de complexidade dos serviços.
	
	A assistência terapêutica integral compreende o conjunto de ações e serviços que visam ao tratamento das doenças e agravos à saúde, subsequentes ao procedimento diagnóstico, destinadas a garantir ao indivíduo a proteção do seu potencial biológico e psicossocial e a recuperação de sua saúde.
	 
	O direito à assistência terapêutica integral deve pautar-se por alguns pré-requisitos, dentre eles, o nível socioeconômico e a escolaridade do cidadão.
	
	A assistência farmacêutica, como parte integrante da assistência terapêutica integral, compreende o fornecimento, ao paciente que está sob tratamento em órgãos e entidades do SUS, do medicamento que lhe foi receitado pelo profissional de saúde do SUS dentre aqueles padronizados.
	
	O direito à integralidade da assistência terapêutica não pode ser aleatório devendo a conduta profissional pautar-se por protocolos, regulamentos técnicos e outros parâmetros técnico-científico-biológico.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 617258)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um importante marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. As descobertas do grupo de pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, publicadas na Gazeta Médica da Bahia, fundada em 1866, contribuíram para questionar o ensino médico oferecido pelas tradicionais faculdades de medicina na Bahia e do Rio de Janeiro. Sobre a Escola Tropicalista Baiana e os tropicalistas, leia as afirmativas: I Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, chamados de tropicalistas, utilizavam as técnicas mais avançadas da medicina europeia, como a análise de fluidos corporais, a parasitologia e a microscopia. II Os tropicalistas associavam as doenças tropicais à pobreza, desnutrição, ausência de saneamento básico e às más condições de vida de uma forma geral, descartando a hipótese miasmática, ainda usada naquela época para explicar a etiologia das doenças. III A Escola Tropicalista Baiana, criada em meados do século XIX, ainda que não tenha se constituído em uma instituição formal de ensino, dedicou-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 122891)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São peculiaridades na área da saúde que tornam mais complexa sua gestão, com exceção de:
		
	
	Imensa variedade de problemas de saúde.
	 
	Pressão social sobre o gestor da saúde.
	
	Variabilidade do trabalho em organizações sanitárias.
	 
	Fácil padronização do trabalho em organizações sanitárias.
	
	Situações emergenciais frequentes na área da saúde.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes