Buscar

Analise do Ambiente organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso Técnico em Administração
Macro Ambiente
Ana Paula Ferreira dos Santos
Georgiana Gomes Silva
Jozze Roberta Viana
Marcos Túlio Alberto
Maria das Graças Aparecida Neiva Araújo
Vanessa Aparecida Silva Firmino
Ipatinga/MG
Outubro de 2017
Ambiente organizacional
Ambiente é tudo o que envolve uma organização, é o universo vasto e complexo que compõe outras empresas, organizações, grupos, etc. É do ambiente que as empresas conseguem os recursos para seu funcionamento e é para o ambiente que produzem. 
 Analise do ambiente
É o processo de monitoramento do ambiente organizacional ,para identificar as oportunidades, riscos atuais e futuros que podem vir a fazer a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas(Certo e Peter,2005)
O macro Ambiente é um dos seus componentes:
É tudo que envolve extremamente uma organização.
A empresa e todos os outros atores operam em um macro ambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa. As principais forças do macro ambiente de um empresa são: 
CONDIÇÕES ECONÔMICAS : 
Conhecer o ambiente econômico da organização ajuda na determinação da disposição dos clientes em gastar dinheiro com produtos e serviços. 
CONDIÇÕES DEMOGRÁFICAS: 
Ambiente demográfico é o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. 
· Os aspectos relativos à população que mais interessam as organizações são: 
· ♦ Tamanho e taxa de crescimento da população 
· ♦ Composição etária
· ♦ Composição étnica
· ♦ Nível de instrução 
 ♦ Padrões domiciliares 
Condições sociais: descreve as características da sociedade em que a organização opera, valores sociais, direitos humanos, educação, instituições sociais, padrões sociais e comportamento.
 Condições Tecnológicas: corresponde à tecnologia e ao conhecimento de como fazer parte e utilizar esta tecnologia. Representa uma das variáveis mais complexas por causa do forte impacto sobre as organizações.
 
Condições culturais : Representam parte do ambiente que contem elementos relacionados com valores culturais que prevalecem na sociedade.
Condições Legais: Consiste em conhecer a legislação vigente; barreiras e normas legais aplicadas, regulamentação e jurisprudência. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade, barreiras de entrada e saída em um mercado, jurisprudência, ou regulamentação de temas concretos.
Condições Políticas: são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e proveem oportunidades
Condições ecológicas:. Representam o estado em geral da natureza e condições do ambiente físico e natural, bem como, a preocupação da sociedade com meio ambiente.
 Conclusão
É essencial realizar uma boa análise do macro ambiente de uma empresa, já que conhecendo em que situação desenvolvemos nossa atividade poderemos proteger-nos daquelas questões que possam se tornar nocivas, e aproveitar aquelas situações que nos permitam aumentar as vendas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais