Buscar

MATERIAL PARA PROVA DE IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAL PARA PROVA DE IED
DIREITO NATURAL: O DIREITO NATURAL É A IDEIA UNIVERSAL DE JUSTIÇA. SENDO UM CONJUNTO DE NORMAS E DIREITOS QUE JÁ NASCEM INCORPORADOS AO HOMEM, COMO O DIREITO A VIDA. PODE SER ENTENDIDO COMO OS PRINCÍPIOS DO DIREITO E É TAMBÉM CHAMADO DE JUSNATURIALISMO.
DIREITO POSITIVO: DIREITO POSITIVO É ESCRITO, GRAVADO NAS LEIS DO CÓDIGO E NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM DETERMINADOS PAÍSES COMO POR EXEMPLO: BRASIL QUE ADOTAM ESTE SISTEMA (DIFERENTEMENTE DO DIREITO COMUM ADOTADO POR EXEMPLOS EM PAÍSES BRITÂNICA) DO DIREITO NATURAL (JUSNATURALISMO) E CONSUETUDINÁRIO.
DIREITO OBJETIVO: O DIREITO OBJETIVO PODE SER ENTENDIDO COMO NORMA PROPRIAMENTE DITA: EXEMPLO: O DIREITO CIVIL BUSCA A DEFESA DAS PARTES NAS RELACÕES JURÍDICAS INTERPESSOAIS.
DIREITO SUBJETIVO: O DIREITO SUBJETIVO É A POSSIBILIDADE QUE A NORMA DÁ DE UM INDIVÍDUO EXERCER DETERMINADO CONDUTA DESCRITA NA LEI.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA DIREITO: DIREITO PODE SE REFERIR À CIÊNCIA DO DIREITO OU AO CONJUNTO DE NORMAS JURÍDICAS VIGENTES EM UM PAÍS (DIREITO OBJETIVO) TAMBÉM PODE TER SENTIDO DE INTEGRO, HONRADO. É AQUILO QUE É JUSTO, RETO E CONFORME A LEI. 
DEFINIÇÃO QUE ESTÁ NO CADERNO IED: DIREITO É UM CONJUNTO DE NORMAS E CONDUTA SOCIAL, IMPOSTO COERCITIVAMENTE PELO ESTADO PARA REALIZAÇÃO DE SEGURANÇA JURÍDICA SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA JUSTIÇA.
ACEPÇÕES DA PALAVRA DIREITO: 
CIÊNCIA DO DIREITO EX: “DR. HUGO É ALUNO DE DIREITO” DOGMÁTICA JURÍDICA
DIREITO NATURAL X DIREITO POSITIVO “DIREITO INSTITUCIOONALIZADO PELO ESTADO”
DIREITO OBJETIVO x DIREITO SUBJETIVO “ O DIREITO É MUITO FORMAL” EX: TENHO DIREITO AO FGTS.
JUSTIÇA “EX: MARCOS AURÉLIO É UM RAPAZ DIREITO” OBS: ORDEM JURÍDICA
DIREITO PRIVADO: É O ORDENAMENTO JURÍDICO QUE REGE OS INTERESSES PARTICULARES. QUESTÕES COMO: PATRIMÔNIO FAMÍLIAR E SUCESSÕES SÃO MATÉRIA DO DIREITO PRIVADO, QUE ESTÁ DIVIDIDO ENTRE DIREITO CIVIL E DIREITO EMPRESÁRIAL.
OUTRO EXEMPLO: Direito privado se refere ao conjunto de normas jurídicas de natureza privada, especificamente toda norma jurídica que disciplina a relação entre os particulares. Por se tratar de um conceito classificatório em relação ao conteúdo da norma jurídica, distingue-se das normas jurídicas de natureza pública, ou direito público.
DIREITO PÚBLICO: SE REFERE AO CONJUNTO DAS NORMAS JURÍDICAS DE NATUREZA PÚBLICA, COMPREEDENDO TANTO O CONJUNTO DE NORMAS JURÍDICAS QUE REGULAM A RELAÇÃO ENTRE O PARTICULAR E O ESTADO, COMO CONJUNTO DE NORMAS JURÍDICAS QUE REGULAM AS ATIVIDADES, AS FUNÇÕES E ORGANIZAÇÕES DE PODERES DO ESTADO E DOS SEUS SERVIDORES.
ESTADO DE DIREITO: O ESTADO É A “SOCIEDADE POLITICAMENTE ORGANIZADO”, OBJETIVAMENTE MANTER, PELA APLICAÇÃO DO DIREITO COMO UMA TECNICA SOCIAL ESPECÍFICA DE UMA ORDEM DA CONDUTA HUMANA” AS CONDIÇÕES UNIVERSAIS DA ORDEM SOCIAL EM DETERMINADO TERRITÓRIO, POVO E GOVERNO. 
ESTRUTURA DO PODER JUDICIÁRIO: A ESTRUTURA DO PODER JUDICIÁRIO NO BRASIL É UM TANTO COMPLEXA, PELA QUANTIDADE DE ORGÃOS QUE A INTEGRAM. ELA BASEIA-SE EM DOIS EIXOS: PRIMEIRO, O PODER JUDICIÁRIO DIVIDI-SE EM RAMOS. CADA RAMOS, POR SUA VEZ, TEM SEUS ORGÃOS ESTRUTURADOS EM NÍVEIS, CONHECIDO COMO GRAU DE JURÍSDIÇÃO OU, MAIS COMUMENTE, INSTÂNCIA. ETC

Outros materiais