Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional Discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (401143) - Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
 Prova: 6153871
QUESTÃO:
1. Frederick Taylor é considerado uma das influências mais profundas para Henry Ford. Tal cenário caracteriza todo um sistema de produção que foi nomeado de "fordismo". Ford definiu três princípios básicos: intensificação, economicidade e produtividade. O princípio de produtividade está ligado ao aumento da capacidade de produção do trabalhador. Tendo como base esse princípio, disserte sobre a sua relação com a Administração Científica.
RESPOSTA ESPERADA:
O princípio de produtividade visa ao aumento de produção, portanto, está relacionado com os estudos empreendidos por Taylor no que se refere aos tempos e aos movimentos, à divisão do trabalho, à especialização do operário, ao desenho de cargos e tarefas e incentivos salariais. Essas eram algumas das formas encontradas por Taylor para promover o aumento da produtividade dos operários. Dessa forma, Ford empregou essas práticas, formuladas por Taylor, em sua empresa, para que possibilitasse o incremento produtivo, garantindo assim que o princípio fosse alcançado.
QUESTÃO:
2. O benchmarking, de forma resumida, nada mais é do que a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Neste sentido, disserte sobre os princípios básicos do benchmarking.
RESPOSTA ESPERADA:
1- Reciprocidade: é a troca e o compartilhamento de informações.
2- Analogia: relação de semelhança entre os processos da organização.
3- Medição: analisa o desempenho e obtém dados referente a ações que levam a resultados.
4- Validação: cada empresa tem suas individualidades e necessita de uma análise criteriosa dos dados coletados.

Outros materiais