Buscar

TODOS OS CASOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Seguem as sugestões de gabarito dos demais casos concretos:
 
 
Aula 08
 
Sugestão de gabarito do caso 1: O discente deverá desenvolver texto que aborde a ideia de desconcentração do poder, como também estabelecer as funções do legislativo, do executivo e do judiciário para Montesquieu.
 
Aula 09
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá responder, por exemplo, que: 1- no sistema parlamentarista há uma nítida separação entre as funções executivas de Chefe de Estado e Chefe de Governo, sendo que esta tem responsabilidade política perante o Parlamento, e 2- não há nítida separação entre os poderes Executivo e Legislativo.
 
Aula 10
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá desenvolver a ideia de estas categoriais deveriam ser coincidentes nas democracias, ou seja, haveria adesão racional a lei, pois, em última análise esta regulação seria fruto da própria vontade de todos. Entretanto, como bem aponta o texto, tem-se vivido uma crise de legitimidade nas democracias contemporâneas.
 
Aula 11
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá identificar a concepção de Estado e sua prevalência sobre o indivíduo, o culto a personalidade autoritária do chefe político, partido único, nacionalismo, militarismo, corporativismo, reduzidas garantias jurídicas do indivíduo
 
Aula 12
 
Sugestão de gabarito da questão objetiva: letra D.
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá desenvolver texto em que sustente ser o Estado brasileiro, no Segundo Império, unitário.
 
Aula 13
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá desenvolver a ideia de que o liberalismo político de John Locke sustenta a origem do governo como justificativa a proteção à vida, aos bens e aos direitos.
 
Aula 14
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá desenvolver texto em que articule os seus conhecimentos adquiridos em Ciência Política acerca da soberania, do uso da força e do respeito a ordem internacional de proteção aos Direitos Humanos.
 
Aula 15
 
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: O discente deverá responder que as ONGs e os novos movimentos sociais têm como característica comum a construção de estruturas não hierarquizadas, horizontais e fluidas para a realização das lutas coletivas. O ativismo de ONGs e de movimentos sociais nas redes virtuais diversifica as agendas políticas e as práticas que buscam inovar o modo de fazer política.
 
Aula 16
 
O aluno deverá desenvolver pesquisa prévia sobre os temas objeto estudo da semana, por meio da resolução dos casos, preparando-se para debates em sala de aula.
Antes do início de cada aula, o aluno depositará sobre a mesa do professor o material relativo aos casos pesquisados e resolvidos, para que o docente rubrique e devolva no início da própria aula.
Após a discussão e solução dos casos em sala de aula, com o professor, o aluno deverá aperfeiçoar o seu trabalho.
A entrega tempestiva dos trabalhos será obrigatória, para efeito de lançamento dos graus,  independentemente do comparecimento do aluno às provas.
Sugestão de gabarito 1:
A opção correta é a letra a. A opção assinalada poderá ser facilmente fundamentada com base na preleção do professor Dallari, sobre a formação derivada por fracionamento do estado, in DALLARI, Dalmo. Elementos de teoria geral do estado. São Paulo: Saraiva, 2009.  p.  51 e seg.
Sugestão de gabarito 2:
A opção que deve ser assinalada é a ?b?.  População é um conceito demográfico e econômico ?e representa o conjunto de residentes em certo território, sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros.
Sugestão de gabarito 3:
A opção correta é a da letra ?d?.  Com facilidade o aluno poderá fundamentar a escolha com os dados doutrinários constantes no capítulo IV da obra de DALLARI, Dalmo. Elementos de teoria geral do estado. São Paulo: Saraiva, 2009.
Sugestão de gabarito 4:
A questão se resolve pela simples aplicação do disposto no Art. 18, 4º, da CRFB/88.  Afim de reforçar o princípio da participação coletiva organizada, o constituinte incorporou no Texto de 1988 o plebiscito, instituto da democracia semidireta que têm por escopo proporcionar ampla discussão em assuntos de grande repercussão.  O plebiscito é uma consulta popular a todos os eleitores sobre um ou mais assuntos que antecede o processo de elaboração de determinada lei.

Outros materiais