Buscar

Aula 05 Teoria da contabilidade

Prévia do material em texto

Teoria da Contabilidade
Marcos Kucera
Aula 5
OBJETIVOS
Nesta aula, você será capaz de:
Reconhecer os conceitos de ativo, passivo e patrimônio líquido;
Reconhecer os critérios de reconhecimento de ativo, passivo e patrimônio líquido;
Reconhecer os critérios de mensuração e avaliação de ativo, passivo e patrimônio líquido.
2
Estrutura Patrimonial
3
ATIVO
PASSIVO
BENS
+
DIREITOS
OBRIGAÇÕES
=
PASSIVO EXIGÍVEL
OU FONTES DE RECURSOSDE TERCEIROS
SITUALÇÃO LÍQUIDA
=
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Elementos Patrimoniais ou do Balanço 
ATIVO - Recurso controlado pela entidade, advindo de eventos passados, do qual se espera a fluência de benefícios econômicos futuros para a entidade.
PASSIVO - É uma obrigação presente, derivada de eventos passados, cuja liquidação, se espera, que resulte na saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Representa o interesse residual nos ativos, deduzidos todos os passivos. É obtido pela diferença entre os ativos e passivos exigíveis da entidade.
4
Grupos do Balanço Patrimonial
5
CIRCULANTE
CaixaeEquivalentesdeCaixa
Instrumentos Financeiros
Despesas Antecipadas
Clientes e Outros Recebíveis
Tributos Compensáveis
Estoques
ATIVONÃOCIRCULANTE
REALIZÁVELA L.P.
Instrumentos Financeiros
Despesas Antecipadas
Adiantamentos e Créditos contra Pessoas Ligadas
Direitos a Receber
Investimentos Temporários
AtivosMantidosp/ Vendaou Op.Descontinuadas
INVESTIMENTOS
Participações Permanentes em Outras Entidades (MEP, Valor Justo ou Custo), Ágio e Deságio
Propriedades para Investimento e Bens de Renda
IMOBILIZADO
Ativos Tangíveis Operacionais, Benfeitorias e Depreciação, Amortização ou Exaustão Acumulada
INTANGÍVEL
Direitos sobre Bens Intangíveis e AmortizaçãoAcum.
Fundo de Comércio
CIRCULANTE (Exigíveisaté o fim do exercício seguinte)
Contas a pagar
Provisões;
Obrigações financeiras e tributárias, inclusive diferidas
Obrigações relacionadas ativos disponíveisparavenda
NÃO CIRCULANTE (Exigíveis após o fim do exercício seguinte)
Contas a pagar
Provisões;
Obrigações financeiras e tributárias inclusive diferidas
Obrigações associadas à ativos para venda
PATRIMÔNIOLÍQUIDO
Capital Social ea Integralizar (ou Capital Realizado)
Açõesem tesouraria
Reservasde Lucros e de Capital sob Controle dos Proprietários
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Participaçãode nãoControladoresApresentadadeForma Destacada 
Prejuízos Acumulados
Reconhecimento de Ativos
Reconhecimento é o processo que consiste no enquadramento conceitual do item nos grupos do ativo, passivo ou patrimônio líquido. 
Para os ativos, além do adequado enquadramento conceitual, deve-se observar os seguintes requisitos necessários ao reconhecimento: 
For provável que algum benefício econômico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade; e 
O item deve ter custo ou valor passível de mensuração confiável. Em certos casos, o custo ou o valor precisa ser estimado. O uso de estimativas razoáveis é parte essencial mensuração de forma a não prejudicar a confiabilidade. 
6
Reconhecimento de Passivos
Um passivo se caracteriza com a existência de uma obrigação presente a ser liquidada no futuro, dever ou responsabilidade de agir ou de desempenhar uma tarefa contratada ou por obrigações contratuais usuais do negócio. 
Uma obrigação, normalmente, surge somente quando um ativo é entregue em contrapartida ou a entidade assume acordo irrevogável para adquirir o ativo, sob pena de consequências econômicas em caso de descumprimento.
7
Reconhecimento de Passivos
A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
Pagamento de caixa, equivalente ou transferência de ativos;
Prestação de serviços;
Substituição da obrigação por outra ou conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
Pela renúncia ou pela perda dos seus direitos do credor.
8
Provisões
De acordo com o CPC 25 uma provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. Possui natureza de passivo, pois é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade. As provisões consideram os riscos e as incertezas que inevitavelmente estão presentes em qualquer evento futuro, de forma a mensurar as circunstâncias que podem influenciar os valores envolvidos nas suas estimativas e devem ser reconhecidos contabilmente por preencher os requisitos de um passivo. 
9
Passivos Contingentes
Um passivo contingente decorre de obrigação possível resultante de evento passado, cuja existência será confirmada pela ocorrência ou não evento futuro e incerto. Diferentemente das provisões, o passivo contingente só é confirmado pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos, não totalmente sob o controle da entidade. Ou seja, nos passivos contingentes não há confirmação da obrigação presente que conduza a uma possível saída de recursos, ou não é provável que seja necessária saída de recursos para liquidar a obrigação, ou as estimativas para mensuração não são suficientemente confiáveis. Desta forma, a entidade não reconhece o passivo contingente, salvo em notas explicativas, se relevante.
10
Itens de Resultado - Receitas
São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que aumentam o patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos proprietários. 
As receitas abrangem, tanto as receitas propriamente ditas, quanto ganhos, diferenciando-se pelo fato das receitas surgirem no curso das atividades usuais da entidade, podendo ocorrer: por vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis, prêmios, etc.
Os ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade.
11
Itens de Resultado – Despesas
São decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos proprietários.
12
Itens de Resultado – Custos
Apesar de não elencados explicitamente na estrutura conceitual, entendemos ser importante diferenciarmos os itens de custos apresentados na demonstração do resultado, quando realizados, pelos Custos das Mercadorias Vendidas, Custos dos Produtos Vendidos ou Custo dos Serviços Prestados, pois distinguem-se substancialmente das despesas que não transitam pelo ativo, enquanto os custos decorrem da realização de investimentos em produtos, mercadorias e serviços, intrínsecos ao objeto social da entidade que reporta a informação contábil. 
13
Ajustes para Manutenção de Capital
São decorrentes da atualização do valor de ativos e passivos, gerando aumentos ou diminuições no Patrimônio Líquido. Embora estas mutações se enquadrem na definição de receitas e despesas, estão vinculadas ao conceito de manutenção de capital, não sendo incluídos na Demonstração do Resultado (como receita ou despesa), sendo tratados como Ajustes de Avaliação Patrimonial (Reserva inclusa no Patrimônio Líquido), até que seja considerado um resultado definitivo.
14
Reconhecimento e Mensuração
Os elementos patrimoniais, ativos, passivos e seus reflexos no resultado, são reconhecidos e mensurados com base em diversos critérios que dependem de sua natureza. Cada pronunciamento, aborda de forma precisa a forma com os elementos patrimoniais devem ser tratados com base na natureza de cada item. 
15
Mensuração de Elementos Patrimoniais
A mensuração é o processo expressa o valor monetário intrínseco ao reconhecimento dos elementos patrimoniais e de resultado,bem como o valor associado ao item que deverá ser divulgado nas demonstrações contábeis. Esse processo envolve a seleção de metodológica específica de mensuração. 
16
Bases de Mensuração
As bases de mensuração estão dispostas no CPC 00 (R1), itens 4.54 a 4.56, onde são apresentadas as diferentes critérios, aplicados em graus e combinações variadas para a adequada valoração dos itens, são elas: 
Custo histórico 
CUSTO CORRENTE 
Valor realizável
Valor presente 
valor justo 
VALOR RECUPERÁVEL
17
Custo Histórico - Ativos 
Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição, considerando todos os gastos relacionados para colocar o ativo disponível para uso da entidade menos os impostos compensáveis. 
18
Custo de Aquisição (Histórico) = Preço + Frete/Seguro – IC + INC + Outros Gastos para Colocar o Ativo Disponível para Uso
Custo Histórico - Passivos 
Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações. 
19
Custo Corrente
Os ativos são mantidos pelos montantes de caixa ou equivalentes de caixa que deveriam de ser entregues se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. 
Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço. 
20
Valor Realizável, de Realização ou Liquidação
Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. 
Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações. 
21
Valor Presente
Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera sejam gerados pelo item no curso normal das operações. 
Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações. 
22
Valor Presente
O valor presente se associa à mensuração de ativos e passivos levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo e as incertezas a eles associados. Ativos e passivos financeiros ou monetários, cujos juros estejam embutidos de forma implícita ou explícita, se submetem a mensuração pelo valor presente no seu reconhecimento inicial. 
23
Valor Justo
De acordo com o CPC 46, o valor justo é definido como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo, em uma transação não forçada, entre participantes do mercado, na data de mensuração. A mensuração do valor justo é de acordo com as suas especificidades, levando-se em consideração as características do ativo ou do passivo a ser mensurado. 
24
Valor Recuperável (Impairment)
Esta não é uma base específica de mensuração, mas visa estabelecer procedimentos utilizando outras bases de forma assegurar que os ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação. Um ativo está registrado contabilmente por valor que excede seu valor de recuperação se o seu valor contábil exceder o montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda do ativo. Neste caso, o ativo é caracterizado como sujeito ao reconhecimento de perdas por desvalorização.
25
Teoria da Contabilidade
Prof. Marcos Kucera
Atividades 
Atividade 1
O conceito associado aos itens que são gerados através de decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de saída de recursos ou de redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, não relacionados a distribuições para investidores, é conhecido por: 
Passivo Exigível.
Custo de Aquisição.
Valor Realizável.
Investimento.
Despesa. (alternativa e)
27
Atividade 2
O valor presente representa uma estimativa de fluxo de caixa futuro decorrente de investimentos em direitos ou obrigações contraídas, no curso normal das operações da entidade, onde o pressuposto básico é que o valor do dinheiro no tempo muda em função do transcurso do tempo. Neste contexto, pode-se afirmar que o Ajuste a Valor Presente é: 
Valor corrigido pelos juros transcorridos ao longo do tempo.
Valor realizável, considerando os juros que irão incidir na operação.
Valor ajustado pelos juros ainda não transcorridos no tempo.
Reconhecimento dos juros transcorridos até a data da operação.
Reconhecimento do valor recuperável, ajustado pelos encargos assumidos pro rata tempore. (Alternativa c) 
28

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes