Buscar

aula 4 htp interpretac3a7c3a3o

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
INTERPRETAÇÃO
H.T.P.
casa – árvore - pessoa
Cap. 3 (Buck) Cap. 36 (Cunha)
*
*
Observações gerais: 
Não será avaliado pelo senso comum
Protocolo de interpretação – auxilia o psicólogo a concentrar-se nas características relevantes dos desenhos do cliente
As hipóteses interpretativas do desenho não devem ser usadas isoladamente, e sim combinadas com a história clínica e com instrumentos padronizados de avaliações adicionais
*
*
Avaliação do Desenho
Localização
Tamanho
Orientação
Qualidade geral do desenho
*
*
Aspectos Gerais do Desenho
Atitude: avalia de forma geral como esse sujeito aceita tarefas novas e impostas por um outro.
- Atitude comum é de aceitação, mesmo que haja alguma resistência.
- A atitude frente a cada desenho está geralmente ligada ao conteúdo mobilizado por cada um dos desenhos.
- Quando há rejeição, o desenho mais rejeitado é o da figura humana. As razões discutidas são: (1) dificuldade nas relações interpessoais; (2) mobiliza conteúdos mais conscientes e pré- conscientes do que o da casa e árvore; (3) o acesso consciente ao espectro corporal. 
*
*
Tempo:
- A avaliação do tempo gasto para completar um desenho pode fornecer informações de como o sujeito foi mobilizado, tomado emocionalmente, impactado pela produção de tal objeto.
- Para essa avaliação é preciso levar em consideração o número de detalhes do desenho.
*
*
- A realização dos 3 desenhos levam em média de 2 a 30 minutos.
- Rapidez: livrar-se da tarefa desagradável;
- Demora: relutância em produzir algo ou mobilização de conteúdos com a gravura produzida ou ambos;
- Caso o sujeito leve mais de 30 seg. para iniciar o desenho, é um forte indício de presença de psicopatologia. É indício de forte conflito e ao longo da análise este conflito precisa ser localizado.
- Caso o sujeito faça uma pausa de 5 seg em um detalhe que está sendo desenhado, este detalhe deve trazer indícios do conflito vivenciado. Esta área deve ser investigada cuidadosamente durante o inquérito. 
*
*
- pensando em um quadro maníaco podem levar muito tempo para desenhar em razão do excesso e riqueza de detalhes irrelevantes.
- pensando em um quadro obsessivo-complulsivo também levam muito tempo em razão do tempo para construir meticulosamente todos os detalhes relevantes.
*
*
Capacidade crítica e rasuras:
em qual detalhe, são poucas ou muitas
- A capacidade de criticar sua produção, ou seja, a capacidade de identificar detalhes fora de ordem, detalhes desproporcionais são afetadas facilmente em situações ansiogênicas como as de avaliação. 
Pacientes mais organizados psiquicamente conseguem retomar esta capacidade rapidamente, contudo pacientes mais desorganizados e com quadros orgânicos apresentam dificuldade ou incapacidade de crítica; 
*
*
- clinicamente isso reflete a capacidade de fazer e sofrer críticas em relação aos seus feitos, e o quanto a pessoa é capaz de aprender com os próprios erros e prosseguir.
*
*
Comentários:
(1) Comentários escritos durante a fase do desenho como: nomes de pessoas, de ruas, de árvores, números ou outros elementos podem significar: necessidade compulsiva para tentar estruturar uma situação; insegurança; tentativa de compensar uma idéia ou sentimento obsessivo que emergiu por alguma coisa no desenho.
(2) Traços de insegurança são comentários supérfluos como: “Eu vou colocar esta gravata nele” – a verbalização ajuda o sujeito se organizar internamente. 
*
*
(3) A preocupação comparece no teste por meio de excessivos comentários irrelevantes ou bizarros: “Você disse que era seu primeiro dia aqui hoje?” ou “Eu não sei se os alicerces são firmes, para eu começar as janelas ... Agora, aonde está minha porta? Eu coloquei as janelas no lugar errado. Eu vou por minha porta aqui, como devo fazer isso doutor?”
Importante: verbalizações durante os desenhos, geralmente falam de conteúdos que foram excluídos das entrevistas.
*
*
Características Gerais dos Desenhos
  
Proporção, Perspectiva e Detalhes – evidencia a expressão do funcionamento esperado.
A forma apropriada de desenhar os detalhes é a primeira característica a se estabilizar em um desenvolvimento. Este aspecto evidencia clinicamente: a capacidade de reconhecer as demandas simples da vida diária e correspondê-las; bem como a capacidade de crítica da realidade, ou seja, o que é certo ou errado. 
*
*
Proporção
Capacidade de proporção realista (quando adequada, fala da capacidade de adaptação); indica a capacidade de julgamento frente às demandas. Ou seja, capacidade de assimilar e resolver problemas, lidar com improviso, resolver situações que exigem ações imediatas e concretas. 
*
*
Proporção
Entre a figura desenhada e a folha de desenho: Uso de uma área extremamente pequena geralmente indica sentimento de inadequação, tendência a se afastar do ambiente ou rejeição do tema principal do desenho. Um desenho que ocupa quase todo o espaço disponível, ou que tenha uma parte cortada pela margem do papel geralmente indica sentimento de frustração, de hostilidade frente a um ambiente restrito. Pode caracterizar tambem uma visão egocêntrica da importância do próprio individuo. 
*
*
Perspectiva
É a capacidade de reconhecer e representar a necessidade de perspectiva (posição espacial do desenho). Fala da capacidade do indivíduo de agir com visão crítica, elaborada nos relacionamentos. Capacidade de abstração, elaboração. Capacidade de agir com sucesso nos aspectos mais exigentes da vida.
*
*
Perspectiva
Localização horizontal da página: quanto mais afastado para a esquerda maior é a probabilidade que o indivíduo tende a se comportar impulsivamente, buscar satisfação emocional direta e imediata de suas necessidades e impulsos. Preocupação com o passado e interesse em si mesmo. Quanto mais afastado para a direita maior é a probabilidade que o indivíduo mostrar um comportamento estável, rigidamente controlável, propenso a adiar a satisfação de suas necessidades e impulsos imediatos, e de preferir satisfações intelectuais a emocionais. Preocupação com o futuro e com os que compartilham de seu ambiente e de suas opiniões.
*
*
Perspectiva
Localização vertical da página: quanto mais abaixo do ponto médio da folha maior é a probabilidade de o indivíduo se sentir inseguro e inadequado. Tendência a ser concreto e buscar satisfação mais na realidade do que na fantasia. Quanto mais acima do ponto médio maior é a probabilidade de o indivíduo se sentir lutando por objetivos inatingíveis. Tendência a buscar satisfação na intelectualização ou na fantasia do que na realidade.
*
*
Perspectiva
Localização central da página: quando o desenho se localizar no redor do ponto médio exato da página, o indivíduo geralmente é rígido para compensar a ansiedade e a insegurança.
Mudança na posição da página: tendências agressivas, rejeição a sugestão (sinal de fraqueza aceitar as instruções) – potencial para psicopatologia.
Quadrantes da página
Margens da página: usos desviante da margem ou margens da página são sempre significativos. “Desenhos cortados pelo papel” é a amputação de parte do desenho por uma ou mais margens. Pode ser um indicador de lesões orgânicas. O uso da margem superior sugere uma fixação no pensamento e na fantasia como fonte de satisfação. O uso das margens laterais indica insegurança e constrição. O uso da margem inferior implica em depressão e em tendência em se comportar de uma maneira concreta e desprovida de imaginação.
*
*
Perspectiva
Relação com o observador
Distância aparente em relação ao observador
Posição
Transparências
Movimento
Consistência: espera-se que a qualidade geral de cada desenho seja semelhante.
*
*
Detalhes
 O tipo e número de detalhes, o método de apresentação, a ordem de produção e a ênfase colocada sobre eles podem geralmente ser consideradas como um índice de reconhecimento, de interesse e de reação aos elementos
da vida diária.
Detalhes essenciais: a ausência deve ser vista como séria e investigada. 
Detalhes não essenciais: o uso limitado sugere bom contato com a realidade e uma interação sensível e equilibrada com o ambiente. O uso excessivo sugere preocupação exagerada com o ambiente ou com a área simbolizada ou representada pelos detalhes usados ou por suas associações.
*
*
Detalhes
Detalhes irrelevantes: necessidade do uso limitado indicam uma insegurança básica moderada ou uma necessidade de estruturação da situação de maneira segura. Quando excessivos sugerem ansiedade, podendo indicar tambem forte necessidade de afastamento.
Detalhes bizarros: contato com a realidade comprometido e presença de psicopatologia.
Dimensão do detalhe
Sombreamento dos detalhes
Sequencia do detalhe
Enfase nos detalhes: ansiedade ou conflito relacionados so detalhe em questão
Qualidade de linha: linhas retas, traçados fortes, traçados leves, linhas e traçados interrompidos
*
*
Inquérito Posterior ao Desenho
Pretende esclarecer aspectos obscuros dos desenhos e proporcionar ao indivíduo toda oportunidade de projetar sentimentos, necessidades, objetivos e atitudes da descrição verbal e de comentários sobre seus desenhos. 
As respostas dadas devem ser avaliadas de acordo com diversas dimensões: volume e quantidade e qualidade.
*
*
Características do Desenho Específicas da Figura
Casa: estimula uma mistura de associações conscientes e inconscientes referentes ao lar e às relações interpessoais íntimas. O desenho da casa da uma indicação da capacidade do indivíduo para agir sob estresse e tensões nos relacionamentos humanos íntimos e para analisar criticamente problemas criados pela situação do lar. As áreas de interpretação no desenho da casa geralmente referem-se à acessibilidade, nível de contato com a realidade e grau de rigidez do indivíduo.
*
*
Características do Desenho Específicas da Figura
Árvore: parece estimular menos associações conscientes e mais associações subconscientes e inconscientes do que os outros dois desenhos. É uma expressão gráfica da experiência de equilíbrio sentida pelo indivíduo e da visão de seus recursos de personalidade para obter satisfação no e do seu ambiente.
A qualidade do desenho da árvore parece refletir uma capacidade do indivíduo para avaliar criticamente suas relações com o ambiente.
Quando a árvore representa outra pessoas – pressões interpessoais.
*
*
Características do Desenho Específicas da Figura
Pessoa: estimula mais associações conscientes, incluindo a expressão direta da imagem corporal. A qualidade do desenho reflete a capacidade do indivíduo para atuar em relacionamentos e para submeter o “self” e as relações interpessoais à avaliação crítica e objetiva.
Desperta sentimentos intensos
Áreas adicionais de interpretação podem se referir ao conceito do indivíduo de seu papel e atitude sexuais em relação a um relacionamento interpessoal específico ou a relacionamentos interpessoais em geral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais