Buscar

Aula 01 AnaliseDemonstracoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Análise das Demonstrações Contábeis
Aula 01 – Demonstrações Contábeis
Prof. José Maria Alexandre Silva
*
*
O que são 
Demonstrações Contábeis?
*
*
As Demonstrações Contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho de uma entidade. (CPC 26)
*
*
Qual o objetivo das 
Demonstrações Contábeis?
*
*
A NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL em sua introdução afirma que as Demonstrações Contábeis:
“objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários”
*
*
Já o CPC 26 define que o objetivo das Demonstrações Contábeis são:
“proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas”
*
*
Quais são as Demonstrações Obrigatórias?
*
*
Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976:
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
*
*
Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976:
balanço patrimonial;
demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
demonstração do resultado do exercício;
demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
*
*
Art. 176 (continuação):
§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".
*
*
Art. 176 (continuação):
§ 3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia-geral.
§ 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
*
*
O conjunto completo de demonstrações contábeis segundo o CPC 26 são:
balanço patrimonial ao final do período; 
demonstração do resultado do período; 
demonstração do resultado abrangente do período; 
demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; 
*
*
O conjunto completo de demonstrações contábeis segundo o CPC 26 são:
demonstração dos fluxos de caixa do período; 
notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;
demonstração do valor adicionado do período. 
*
*
*
*
Quais os pressupostos 
básicos das DC’s?
*
*
Competência dos Exercícios
Pelo regime de competência, as receitas e as despesas deverão ser reconhecidas com base no fato gerador das mesmas, independente dos recebimentos ou pagamentos.
*
*
Continuidade
Para a Contabilidade, as entidades são vistas como empreendimentos “em andamento”, e, para tanto, seus ativos devem ser avaliados a valor de entrada, ou de acordo, com a potencialidade de geração de caixa futura.
*
*
Entidade Contábil
O Patrimônio é objeto de estudo da Contabilidade e a mesma afirma a sua autonomia patrimonial bem como a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
*
*
Quais as características da 
informação Contábil ?
*
*
Compreensibilidade
É a qualidade de ser compreensível, ou seja, a informação deve ser divulgada de maneira que se faça compreender pelo usuário interessado, partindo do pressuposto de que o mesmo tenha razoável conhecimento a respeito da Contabilidade, bem como dos negócios da empresa.
*
*
Relevância
A informação fornecida em demonstrações contábeis deve ser relevante para as necessidades de decisão dos usuários. A informação tem a qualidade da relevância quando é capaz de influenciar as decisões econômicas de usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliações passadas.
*
*
Confiabilidade
A informação fornecida nas demonstrações contábeis deve ser confiável. A informação é confiável quando está livre de desvio substancial e viés, representa adequadamente aquilo que tem a pretensão de representar ou seria razoável de se esperar que representasse.
*
*
Essência sobre a forma
Transações e outros eventos e condições devem ser contabilizados e apresentados de acordo com sua essência e não meramente sob sua forma legal.
*
*
Conservadorismo ou Prudência
Prudência é a inclusão de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas exigidas de acordo com as condições de incerteza, no sentido de que ativos ou receitas não sejam superestimados e que passivos ou despesas não sejam subestimados. Entretanto, o exercício da prudência não permite subvalorizar deliberadamente ativos ou receitas, ou a superavaliação deliberada de passivos ou despesas. Ou seja, a prudência não permite viés.
*
*
Integralidade
Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e custo. Uma omissão pode tornar a informação falsa ou torná-la enganosa e, portanto, não confiável e deficiente em termos de sua relevância.
*
*
Comparabilidade
Os usuários devem ser capazes de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências em sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho. Os usuários devem, também, ser capazes de comparar as demonstrações contábeis de diferentes entidades para avaliar suas posições patrimoniais e financeiras, desempenhos e fluxos de caixa relativos.
*
*
Tempestividade
Para ser relevante, a informação contábil deve ser capaz de influenciar as decisões econômicas dos usuários. Tempestividade envolve oferecer a informação dentro do tempo de execução da decisão. Se houver atraso injustificado na divulgação da informação, ela pode perder sua relevância.
*
*
Equilíbrio entre custo e benefício
Os benefícios derivados da informação devem exceder o custo de produzi-la. A avaliação dos custos e benefícios é, em essência, um processo de julgamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais