Buscar

Exercícios de Gestao da Qualdade em Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1) Existe uma tendência nas organizações de elas atuarem com gestão de projetos. Esse é o principal meio para lidar com as constantes mudanças de produtos, de serviços e de processos nas empresas. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - Na gerência de projetos, são postas em prática as funções administrativas de processo de gestão (organizar, planejar, implementar e controlar).
III - Projeto é um empreendimento, cujo ciclo de vida tem um tempo determinado, com objetivos claros e específicos e planejamento para uma ação organizada e consistente, visando a satisfazer alguma necessidade. 
R: I e III, apenas.
2) Durante uma reunião com algumas das partes interessadas do projeto, o gerente do projeto é solicitado a adicionar trabalho ao escopo do projeto. O gerente do projeto teve acesso à correspondências sobre o projeto antes da assinatura do termo de abertura do projeto e se lembra que o patrocinador do projeto se negou a financiar o escopo mencionado por essas partes interessadas. A MELHOR coisa que o gerente do projeto pode fazer é:
R: Dizer as partes interessadas que não é possível adicionar o escopo
3) Sobre a verificação do escopo 	é correto:
R: Verificar se entregas estão sendo cumpridas, Objetiva obter o aceite dos interessados, Controlar se prazos estão sendo cumpridos , Gera como saída as ações corretivas recomendadas.
4) O Método do caminho Crítico determina:
1) A data mais cedo e mais tarde que uma atividade pode começar e ser finalizada
3) O caminho mais longo no diagrama de rede
5) Você está gerenciando um projeto de software. Durante um teste da funcionalidade recém implementada, sua equipe mostra a você uma característica que foi adicionada para facilitar o fluxo de trabalho do produto para seu cliente. O cliente não havia solicitado esta característica, mas parece que ela facilitará o uso do produto. A equipe desenvolveu a característica com seu próprio tempo, pois queria agradar ao cliente. Você sabe que esta mudança nunca passaria pelo controle de mudanças. Este é um exemplo de quê?
R: Gold Plating 
6)
Com relação ao conceito de auditorias, a alternativa correta é:
R: III. Sua aplicação tende a aumentar a aceitação do produto.
7) Em todas as reuniões da equipe do projeto, o gerente do projeto solicita que cada membro da equipe descreva o trabalho que está fazendo e designa novas atividades para os membros da equipe. A duração destas reuniões aumentou porque há muitas atividades diferentes para designar. Isso poderia estar ocorrendo por todos os motivos, como: Ausência de envolvimento da equipe no plano do projeto, Ausência de uma matriz de responsabilidade , Ausência de Gerenciamento de riscos, EXCETO: Ausência de nivelamento de recursos.
8)Um projeto para o desenvolvimento de um software já concluiu algumas etapas. Qual é o processo do gerenciamento do escopo que deve ser executado e que formaliza a aceitação das entregas do projeto que foram finalizadas?
R: Verificação do escopo.
9) Um gerente de projetos decide mudar o escopo do projeto em andamento, de forma a agregar mais valor do produto a ser entregue ao cliente. Qual deve ser sua primeira atitude antes de autorizar qualquer mudança?
R: Preparar um relatório de impacto das mudanças.
10) O diretor de Marketing do Laboratório Bom Remédio nos contratou para que organizássemos um seminário nacional de vendas na cidade de Angra dos Reis - RJ para o seu corpo de vendedores. Muitas recomendações foram feitas, algumas exigências e outros requisitos que seriam bem aceitos se fossem plausíveis. Após a definição do escopo e da declaração de escopo, precisamos :
R: ter a validação do escopo por parte do Lab. Bom Remedio
11) Complete: A ___________ é uma estrutura hierárquica, podendo ser representada como uma lista ou na forma gráfica. É a ferramenta utilizada para a representação do escopo do projeto.
R: EAP.
12) Considerando o gerenciamento do tempo de um projeto, definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações das atividades e desenvolver o cronograma, fazem parte de que momento do gerenciamento?
R: Planejamento.
13)Considerando o gerenciamento do tempo de um projeto, definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações das atividades e desenvolver o cronograma, fazem parte de que momento do gerenciamento?
	
	R: Planejamento
14) No Gerenciamento de Escopo o último nível de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é:
	
	R:Pacote de Entrega
15)Os componentes de mais baixo nível da EAP (Estrutura Analitica do Projeto) de um projeto que visa a construção de uma casa são chamados de
	
	R: pacotes de trabalho
16)O Plano do Projeto é composto de duas partes. O Plano propriamente dito e as linhas de base, pelas quais o desempenho do projeto será avaliado. As linhas de base do escopo são:
	
	R: Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP;
17) Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em cinco grupos, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação do grupo de processos de monitoramento.
	
	R:Aprovação das solicitações de mudanças do projeto.
	
	
18) A decomposição hierárquica dos pacotes de trabalho necessários para a execução de um projeto é denominada:
	R: 	EAP
	
19) No âmbito do gerenciamento de escopo de projetos com base no PMBOK, que artefato tem como responsabilidade subdividir as principais entregas do projeto?
	
		
R: Estrutura Analítica do Projeto
		
20) Em termos de planejamento de projetos podemos dizer que...............	
		
	R: conteúdo da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) encontra-se também na Declaração de Escopo
	
21) Sabemos que a EAP (Estrutura Analitica do Projeto) subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente representa uma descrição mais detalhada do trabalho a ser realizado. Se estivermos trabalhando em um projeto que irá organizar uma festa de formatura, na entrega CONVITES poderemos ter etapas descendentes tais como: Identificar gráficas, escolher gráfica, escolher modelo de convite, solicitar orçamento, encomendar convites. A técnica que subdivide uma etapa maior em etapas menores chama-se:
	R:	decomposição
		
22) São técnicas para gerar EAP :
Decomposição do projeto,Modelos anteriores de EAP,Reaproveitamento de EAP
	
		
23) Ao construir a Estrutura Analítica do Projeto, devemos trabalhar algumas fases para atingir os objetivos. Nesse contexto, os pontos a serem utilizados são:
	
	
	R;	Abstração, decomposição e lista de atividades.
		
24) O guia PMBOK estabelece um conjunto de boas práticas para gerenciamento de projetos. Em sua estrutura, as atividades fundamentais para gestão de um projeto estão dispostas em grupos de processos, quais são esses grupos?
	
R: 	Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento
25) A opção correta a respeito da decomposição da EAP em partes menores, é:
	
R: 	A decomposição da EAP em partes menores favorece a maior precisão das estimativas de custos, tempo e recursos.
		
26) Os processos de gerenciamento identificados no Guia PMBOK® são também agrupados em áreas de conhecimento
distintas. Uma área de conhecimento representa um conjunto completo de conceitos, termos e atividades que
compõem um campo profissional, campo de gerenciamento de projetos, ou uma área de especialização. Dentre as
alternativas apresentadas identifique a opção CORRETA quanto a especificaçao das áreas de conhecimento
	
R: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
27) A EAP tem como objetivo o gerenciamento do projeto. Especificamente, não podemos citar como objetivo da EAP:
	
	
	R:	Analisar o tempo decorrido de cada atividade;
28) No MDP ¿ Método do Diagrama de Precedência, se estabelece os quatro tipos de dependências ou relações de precedência entre as atividades. Marque a opção correta que representa esses quatro tipos.
	
	R: 	Início para início, início para término, término para término, término para início
29) Com relação ao Sequenciamento das Atividades de um projeto de TI, ferramentas e técnicas são apresentadas pelo PMI, como técnicas derivadas de outros diagramas anteriores e também de práticas bem sucedidas na área de Controle e Administração de Projetos, que visam estabelecer uma rede de atividades (nós) devidamente identificadas e com a clara caracterização das relações de precedência entre as atividades. Esses dois diagramas são:
	
	
	R:	MDP e MDS
30) Qual é o método utilizado para a contrução de um diagrama de rede do cronograma de projeto que usa setas para representar atividades e as conecta nos nós para mostrar suas dependências?
	
	R:	MDS.
31) Quando realizamos o planejamento do tempo, em especial, a definição das atividades envolvidas, devemos levar sempre em consideração:
	
			R: 	A especificidade da natureza do projeto.
		
32) Na estimativa de custos de um projeto apresentadas pelo PMI, destacamos:
	
	
	R: 	Estimativa análoga - Estimativa paramétrica - Estimativas de três pontos
	
33) São técnicas e ferramentas que ajudam na identificação dos requisitos:
	
	
	R:	Brainstorm; Grupos focais; Entrevistas; Workshops;
34) A técnica de estimativa de duração de tempo de uma atividade que considera as possibilidades para cálculo de uma estimativa média e ponderada entre as estimativas mais provável, otimista e pessimista é chamada de ......
	
R: 	estimativa de três pontas.
		
35) Considerando-se que a figura ilustra uma rede PERT/CPM, cujas atividades, representadas por letras, possuem durações iguais; e considerando-se ainda que a última data de término do projeto é igual à primeira data de término, é correto afirmar que esse projeto:
	
	R:	Possui três caminhos críticos.
		
	
36) Seu projeto tem uma atividade que consiste de colocar os móveis em um novo escritório. Esta atividade depende da colocação do carpete e desse modo a colocação dos móveis é uma atividade sucessora à colocação do carpete, no diagrama de rede do projeto. Ocorre, porém, que os móveis somente poderão ser colocados depois que a cola do carpete esteja seca, o que ocorrerá dois dias após o término da atividade de colocação do carpete. Que modificação no relacionamento lógico está ocorrendo neste caso?
	
	R: 	Espera, visando retardar a atividade sucessora
		
37) Qual opção abaixo não engloba a elaboração do cronograma ?
	
	
	R:	Não considerar restrições
		
38) Baseline de um cronograma é
	
		R: uma versão específica do cronograma, constituida a partir da análise de rede do cronograma
	
	39) O modelo de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute), descrito no PMBOK, envolve um conjunto de nove áreas de conhecimento a serem consideradas com vistas a melhorar o processo de gestão de um projeto, ampliando-se, consequentemente, suas chances de sucesso. Considere que, no desenvolvimento de um sistema de vendas de uma empresa que atua no segmento industrial, o orçamento inicial tenha sido extrapolado em 120% e que a equipe da área de sistemas tenha concluído o sistema com mais de quatro meses de atraso. Nas reuniões com os usuários para a entrega do sistema, foi constatado que este não atendia às especificações esperadas pelos usuários. Nessa situação, evidenciam-se áreas de conhecimento que compõem a chamada tripla restrição, que são as áreas de gerenciamento de
	
	R: 	custo, tempo e escopo.
		
40) Para todo e qualquer projeto, é necessário desenvolver o cronograma das atividades que serão executadas. No cronograma algumas informações devem ser levadas em consideração. São elas: (ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA)
	
		
	R: 	Responsabilidades do gerente do projeto.
		
41) A linha de base do cronograma do projeto fornece a base para _____________ que utilizaremos mais tarde, como entrada, para acompanhar o projeto. Complete:
	
		
	R; 	medição e emissão dos relatórios de desempenho
		
8.
	
Para realizarmos em um projeto o desenvolvimento do cronograma, se faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas. Em relação às entradas, ou seja, informações que servem de subsídios para aplicação de técnicas e ferramentas para obtenção das saídas do desenvolvimento do cronograma, destacam-se os seguintes elementos: Ativos de processos organizacionais; Declaração do escopo do projeto; O plano de gerenciamento do projeto. Sobre a "Declaração de escopo do projeto", podemos afirmar que:
	
		
	Certo 	Define de fato o que poderá ser contemplado no projeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais