Buscar

Reginaldo Sotero da Silva Teorias da ADM II aula01 port01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará – UFC
Curso: Administração em Gestão Pública
Disciplina: Teorias da Administração II 
Universitário: Reginaldo Sotero da Silva
Polo: Camocim-Ce
Atividade de portfólio 01
Pesquise e escreva uma relação de, no mínimo, 4 (quatro) atividades de cada uma das áreas de atuação da administração pública e publique no Portfólio 1.
Recursos Humanos: definição de perfis de trabalho, processo de seleção, planos de carreira, ações de treinamento e motivação, desligamento. Um dos grandes desafios do gestor público é administrar a área de recursos humanos junto ao órgão que está sob sua responsabilidade. É a partir da superação de desafio que os resultados acontecerão! Não são raros os casos em que o gestor público investe na infraestrutura, mas esquece de agregar qualidade relacional no processo de gestão de pessoas.
Finanças: contas a pagar e a receber, tributos e impostos, contas correntes e investimentos. As finanças públicas funcionam em uma lógica bem diferente das finanças pessoais. Em primeiro lugar, quando sobra um dinheirinho no fim do mês o poupador ficará, em muitos casos, feliz por ter economizado, e em geral esta será uma boa notícia. Já no setor público o negócio é diferente: se todo o dinheiro disponível já não dava conta das necessidades (postos de saúde, livros, combustível, funcionários…), economizando significa que foi feito menos ainda. Claro que a orientação não deve ser levada ao pé-da-letra, principalmente se você for prefeito, secretário de finanças de algum município ou utilizar um “Cartão corporativo”.
Produção: compra de insumos, seleção de fornecedores, estoque, processo produtivo, qualidade e entrega. a administração da Produção é a maneira como uma empresa produz seus bens e serviços. podemos dizer que no geral, o processo da administração da produção se inicia pelo input (entrada da matéria-prima), ocorrendo depois a transformação, e por fim o output (que é a saída do produto/serviço final). Esse processo ainda pode ser classificado da seguinte maneira:
1. Volume: Sistema de grande volume de produção, possui alta repetição da tarefa, possibilitando a especialização de trabalhadores e a sistematização dos procedimentos de trabalho. Esse tipo de operação possui um baixo custo unitário, uma vez que seus custos fixos são diluídos de acordo com os números que a produção apresenta (número elevado).
2. Variedade: Esse tipo de classificação, se refere aos produtos e serviços singulares (únicos) e padronizados, que possuem um alto nível de customização. Nessa classificação os produtos possuem uma melhor qualidade, entretanto, os produtos padronizados possuem uma taxa menor de erro e como consequência custos baixos e maior qualidade.
3. Variabilidade (da demanda): Ocorre de acordo com a variação da demanda (que pode ser estável ou instável). O seu custo vai depender da variação imposta pela demanda. Nesse aspecto, é importante a empresa se preparar para os momentos de alta demanda, utilizando-se da contratação de profissionais temporários.
4. Visibilidade:  Produção exposta ao cliente, com operações de alto contato, exigindo funcionários qualificados para interagir com o público (varejo), e baixo contato, que possui um custo menor por não exigir funcionários qualificados (e-commerce). Visibilidade baixa possui uma alta usabilidade,  trabalhando com prazos compridos e com custos e estoques reduzidos
Marketing: conceito e identidade de novos produtos, formas de promoção, mercados e pontos de venda. A administração de marketing é, portanto, responsável pelo planejamento e especificação dos produtos e serviços desejados pelos vários grupos de consumidores, pela tomada de decisões sobre preços, pela seleção do sistema de canais de distribuição e pelo gerenciamento do esforço promocional. Você sabia que é também função do marketing influenciar o consumidor a desejar o produto, por meio de determinadas ferramentas, que são a propaganda (divulgação do produto/serviço), a promoção de vendas e a embalagem? (TUPINIQUIM; FREITAS, 1999). Fazer a prospecção de clientes potenciais para determinado produto/serviço, separando em grupo aqueles que realmente estão interessados; Traduzir essa demanda em produtos ou linhas de produtos; Desenvolver e implementar um plano que torne o produto disponível sob a forma de oferta. Estabelecer quais nichos de mercados pretende ocupar e manter; Definir os produtos que terão sucesso; Analisar o mercado para identificar quais as suas necessidades e em que ela pode ser melhor ou pior do que as concorrentes.
Fonte:
http://seradministrador.com.br/carreira-e-marketing-pessoal/areas-de-atuacao-na-administracao/

Outros materiais