Buscar

Casos concretos de 1 ao 16 processo civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso 1: Maria, brasileira casou com Glem...
R: Sim, compete a justiça brasileira, processar e julgar as ações de alimentos quando o credor tiver domicilio ou residência no Brasil. Que é o caso supramencionado.
Caso2: Roberto, morador da cidade São Paulo..
R: a) Não a ação anulatória é pessoal, logo o foro competente é o foro do domicilio do réu. b) não no caso a incompetência relativa, pois se trata de critério territorial.	
Caso 3: Joana e Marcos viviam em união estável há 10 anos...
R: a) Não, a matéria não está correta, união estável é material de direito de família e não vara civil. b) Intimar o autor, e dar a oportunidade para ele se manifestar depois declarar a incompetência declina de competência.
Caso 4: João promove ação de conhecimento em face de Geraldo...
R: a) Sim, uma vez que não poderá ingressar em juízo. Todavia o cessionário poderá intervir como assistente litisconsorcial. b) Sim, os efeitos da sentença proferida entre as partes originárias do adquirente ou cessionário.
Caso 5: o. Alfredo promove ação de conhecimento em face de Francisco...
R: a) O fato apresentado não caracteriza uma das hipóteses de impedimento. Trata-se de um caso de suspeição. b) Deverá ser argüida no prazo de 15 dias a contar do conhecimento do fato.
Caso 6: Um grupo de 50 pessoas resolve demandar...
R: a) Sim, pois se trata de litisconsórcio facultativo e multitudinário. O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo, quando o numero de litigantes, quando este dificultar a defesa, motivo esse argumentado pela re. b) sim, pois se trata de litisconsórcio facultativo, cada litigante poderia propor ação individualmente.
Caso 7: Proposta ação de dissolução de sociedade anônima..
R: a) assistência qualificada. b) Voluntária, tendo em vista que a iniciativas de ingresso partiu do próprio João que tem relação jurídica com as partes, desejando que vença. C) João tem interesse, pois como sócio pode ser afetado pelo resultado do processo.
Caso 8: Maria comprou uma máquina de lavar...
R: Sim, admite-se o incidente da desconsideração da personalidade jurídica nos juizados especiais.
Caso 9: Marcos ajuizou uma ação em face de CRV Ltda...
R: A decisão está incorreta, visto que a contagem do prazo somente é computado em dias úteis. Dia 07/09 é feriado nacional, deixando assim de ser dia útil.
Caso 10: Tadeu propôs ação reivindicatória contra Breno e requereu...
R: O juiz se equivocou ao declarar nula a citação, o comparecimento espontâneo supre a falta de citação. Na hipótese, mesmo não tendo sido citado pessoalmente, Breno compareceu ao processo e apresentou tempestivamente sua contestação.
Caso 11: Mario propôs ação em face da Fazenda Pública sendo...
R: O juiz deverá determinar a intimação do MP, sob pena de nulidade do processo.
Caso 12: Antônia e Joaquim são casados há 10 anos...
R: 
Caso 13: João comprou uma palio...
R: a) Está errada, pois João poderá requerer ao juiz diligencias necessárias para a obtenção de endereço do réu. B) A orientação dada pelo advogado está errada, pois João poderá requerer a gratuidade de justiça.
Caso 14: A empresa ABC Ltda ajuizou uma ação indenizatória
R: a) Daria prazo para o vicio ser sanado. B) Caso a parte não cumpra no prazo, o juiz deve indeferir a petição inicial.
Caso 15: Roberto propôs ação de anulação de negócio...
R: Sentença. Sim com resolução de mérito.
Caso 16: Roberto, morador da cidade São Paulo...
R: a) O advogado de Roberto agiu errado, pois neste caso a ação é de direito e obrigação pessoal, portanto deveria ter sido ajuizado na comarca de Olinda/PE domicilio do réu. B) Não, pois o erro quanto ao critério é incompetência relativa. Competência de natureza territorial relativa

Outros materiais