Buscar

Noções de Imputabilidade e Inimputabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Curso: Direito
Disciplina: Psicologia I
Profº Sílvio Memento Machado 
*
*
A imputabilidade de uma pena pressupõe que o agente do fato seja capaz de compreender o caráter ilícito de sua conduta. 
Para ser imputável exige-se que o indivíduo tenha uma estrutura psicológica que lhe permita entender a ilicitude do seu ato. 
*
*
O Código Penal (artigo 26, parágrafo único) estabelece uma diferenciação entre duas situações:
a doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (inimputabilidade);
A perturbação da saúde mental (semi-imputabilidade). 
*
*
Inimputabilidade
“É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”. 
*
*
Semi-imputabilidade:
A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação da saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”. 
*
*
Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Púbico, do defensor, de curador, de ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, que seja submetido a exame mental. 
*
*
No caso do sujeito ser declarado inimputável, caberá ao juiz aplicar-lhe uma medida de segurança, consistente em internação ou tratamento ambulatorial. O tratamento ambulatorial é destinado àqueles que cometeram crime punível com pena de detenção. Quando verificada a necessidade de especial tratamento curativo, a pena privativa de liberdade poderá ser substituída por internação ou tratamento ambulatorial, pelo prazo mínimo de um a três anos. 
*
*
Em qualquer das hipóteses, a internação ou o tratamento ambulatorial será por tempo indeterminado, persistindo enquanto não for comprovada por perícia médica a cessação da periculosidade, respeitando-se o prazo mínimo de um a três anos.
Será a medida de segurança mais benéfica do que a pena?
A inimputabilidade poderá representar uma internação em caráter definitivo, pois seu destino dependerá de um prognóstico de difícil aferimento. 
*
*
Ao imputável que praticar o crime mais grave do Código Penal, a pena que lhe será aplicada terá um limite máximo de cumprimento equivalente a trinta anos e, ao inimputável que praticar o crime menos grave da legislação penal, será passível de cumprir uma sanção perpétua, uma vez que não há limite máximo legal da execução da medida de segurança. 
Vide decisões do STF. 
*
*
TRINDADE, Jorge. Manual de Psicologia Jurídica para Operadores do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais