Buscar

Prova TGA FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
De acordo com as aulas e o livro texto, o aluno deve responder as vantagens da gestão centralizada e dê um exemplo de empresa ou segmento de empresa onde a gestão centralizada, pode ser considerada positiva. No exemplo a resposta deve ser justificada.
 
 
Sabemos que na gestão centralizada, as decisões são tomadas pela cúpula, ou seja, no topo da pirâmide organizacional que corresponde ao nível estratégico. As vantagens são: maior controle, uniformidade nos procedimentos e decisões, boa comunicação vertical, facilidade no controle e avaliação, responsabilização maior, evita desperdícios e duplicação de tarefas.
Um exemplo de empresa que não é pequena, mas é centralizada é a Televisa – SBT onde tudo passa pela aprovação e decisão do empresário e dono da rede Silvio Santos, podemos de certo modo considerar positiva, porém observa-se que este tipo de organização está decaindo aos poucos, já que não se vê algum tipo de inovação.
QUESTÃO B
Mercado Livre faz parceria com “Uber das entregas”
Com base nessa reportagem sobre a parceria entre as empresas Eu Entrego e o Mercado Livre, escreva se essa relação é resultado de um sistema fechado ou aberto. Na resposta deve-se justificar o conceito através do caso exposto.
 Essa relação é resultado de um sistema aberto. Podemos observar no caso citado que as maiores iniciativas de economia colaborativa são as que utilizam os recursos da tecnologia e das redes sociais para estabelecer contatos em grande escala. Desta forma, conforme o site Consumo Colaborativo, a Economia Colaborativa resultou da união de três pontos: Social, Econômico e Tecnológico.
Resumindo, a Economia Colaborativa é "uma nova forma de pensar e agir”. Busca a diminuição dos desperdícios, do aumento da eficiência, eficácia e produtividade. Sobremaneira, o uso consciente e racional dos recursos que o planeta nos oferta.

Outros materiais