Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AV 2017.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 1027540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tomar decisões consiste em diferentes atividades. Simon (apud LAUDON E LAUDON, 2007)  apresenta quatro estágios diferentes no processo de decisão: : 1-  identificação do problema (inteligência), 2 - levantamento das possíveis soluções (concepção), 3-  escolha da melhor decisão (seleção), e 4 - implementação. Explique o estágio 2 -  levantamento das possíveis soluções (concepção) e como os sistemas de informação contribuem nesta etapa.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Nesta etapa, o gestor imagina as possíveis soluções para o problema. Os Sistemas de Apoio à Decisão - SAD - de menor porte são ideais para esse estágio do processo de decisão porque operam sobre modelos simples e podem ser desenvolvidos rapidamente e funcionar com uma quantidade limitada de dados.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 190990)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para empresas interconectadas na era da Internet, o comércio eletrônico é mais do que a mera compra e venda de produtos online. Indique a seguir pelo menos 2 dos benefícios gerados para o consumidor:
		
	
Resposta: Beneficios para os consumidores: 1: Conveniência, comodidade em poder comprar de sua casa; 2: Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos 3: Grande oferta de bens e serviços 4: Uso das ofertas online para negociar no mundo real
	
Gabarito: Benefícios para os Consumidores: I)Conveniência, comodidade em comprar de sua casa; II)Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos; III)Grande oferta de bens e serviços; IV)Uso das ofertas online para negociar no mundo real; V)Entrega rápida, especialmente para produtos digitais; e. VI)Facilidade em compartilhar informações com outros consumidores.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 868879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Característica que faz parte da organização como um sistema aberto, exceto:
		
	
	Comportamento probabilístico e não- determinístico: o ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis.
	
	Interdependência das partes: A mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras
	
	Resiliência: Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo.
	
	Morfogênese: Capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica.
	 
	Fronteiras ou limites: Os sistemas abertos não possuem fronteiras ou limites.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 175426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos conceitos de classificação dos recursos de um sistema de informações, assinale a seguir a alternativa correta:
		
	
	o conjunto de instruções de processamento das informações, conhecidos como procedimentos são chamados de recursos de Hardware;
	 
	São necessárias pessoas para operação de todos os sistemas de informação, o que denominamos recursos humanos
	
	as pessoas que desenvolvem ou operam sistemas de informação são os usuários finais;
	
	os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento da informação são os recursos de Software;
	
	os recursos de dados são geralmente organizados em base de conhecimeno, que guardam dados processados e organizados e banco de dados que guardam fatos, regras e exemplos ilustrativos de práticas de negócios bem sucedidas.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 693651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, pois,
		
	
	ao alterar a natureza das tarefas, que antes eram manuais, com contato direto e físico, provoca uma forte descentralização e democratização dos setores que utilizam intensivamente os novos sistemas de informação.
	
	em relação a ganhos salariais e autonomia funcional, todos os trabalhadores sofrem os impactos negativos da nova tecnologia.
	
	ao deixar de utilizar métodos manuais e passar a utilizar meios eletrônicos, produz necessariamente reações comportamentais como resistências e medos.
	
	ao fornecer informações rápidas e precisas aos diversos pontos da organização, torna impossível que uma pessoa ou grupo controle as informações que podem influenciar a definição das situações organizacionais.
	 
	ao fortalecer a supervisão, centraliza o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de uns e eliminando a fonte de poder de outros.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 1012509)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São características do Sistema de Informação Gerencial, EXCETO:
		
	
	Satisfazem as necessidades de informação dos responsáveis pelos níveis operacionais e táticos
	
	Os relatórios fornecem informações que os gerentes especificaram antes para o atendimento de suas necessidades
	 
	Forma o tipo original de sistema de apoio à decisão
	 
	Tem como objetivo, atender as necessidades de informações estratégicas da alta administração = acesso a informações sobre os fatores críticos de sucesso
	
	Possibilita, por exemplo, ao gerente de vendas analisar relatório de vendas para avaliar diferença de desempenho entre vendedores que vendem o mesmo tipo de produto para o mesmo tipo de clientes
		
	
	 7a Questão (Ref.: 877471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As redes de telecomunicações como a Internet, intranets e _________________ tornaram-se essenciais para o sucesso das operações de organizações e seus sistemas de informação computadorizados.
		
	 
	Extranet
	
	Comunicação de VOIP
	
	WhatsApp
	
	Wireless
	
	Firewall
		
	
	 8a Questão (Ref.: 712976)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com O´Brien (2012), os Sistemas de Informação - SIG, SAD e EIS - possuem aplicações específicas nas organizações. Com base nesse tema, indique abaixo a alternativa correta:
		
	
	SADs e EIS são utilizados pelo nível operacional, tanto quanto os SIGs são utilizados pelo nível gerencial
	 
	Os EIS são utilizados pelo nível estratégico para o processo de tomada de decisões que visam à sobrevivência da organização;
	
	Os SADs são imprescindíveis para o nível operacional das organizações, quando produzem informações que proporcionam maior nível de controle aos gestores
	 
	SIGs e EIS são utilizados pelo nível operacional, tanto quanto os SADs são utilizados pelo nível gerencial
	
	Os SIGs são utilizados de modo característico pelo nível estratégico das organizações, no processo decisório estratégico
		
	
	 9a Questão (Ref.: 249230)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as 2 afirmativas que seguem e possível relação entre elas.
I. Os sistemas especialistas visam transformar em conhecimento explícito, todo o conhecimento tácito que se encontra com os especialistas
PORQUE
II. As partes principais de um sistema especialista são: Memória de trabalho, motor de inferência e base do conhecimento.
Assinale a ÚNICA alternativa correta
		
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
	
	A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	 
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 1021878)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o Conceito de Governança de Tecnologia da Informação (TI), podemos afirmar que:
		
	 
	Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentementealinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, elevar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é uma de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de não garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, diminuir o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, elevar os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, elevar os custos, suportar as pioras nas decisões e consequentemente desalinhar TI aos negócios.

Outros materiais