Buscar

pop higiene

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��Procedimento Operacional
 Padrão 
Programa de rastreabilidade e recolhimento de produtos�Código: POP 09����Elaboração: 11/2008����Revisão: 02/2010����Página: � PAGE �1� de � NUMPAGES �4���
��Página: � PAGE �3� de � NUMPAGE \*Arabic �3���
OBJETIVO
Estabelecer os procedimentos adotados pela para garantir a qualidade dos produtos fabricados na empresa, desde sua origem até sua distribuição.
DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
RDC 24 de 8 de Junho de 2015 – Ministério da Saúde – ANVISA.
RDC 275 de outubro de 2002 – Ministério da Saúde - ANVISA
CAMPO DE APLICAÇÃO
Este POP aplica-se a todos os produtos acabados.
DEFINIÇÕES
Procedimentos Operacionais Padrão (POP): É a descrição pormenorizada e objetiva de instruções, técnicas e operações rotineiras a serem utilizadas pelos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal, visando à proteção, à garantia de preservação da qualidade e da inocuidade das matérias-primas e produtos e a segurança de manipuladores.
Matéria-Prima: Toda substância que, para ser utilizada como ingrediente, necessita ser submetida a tratamento ou transformação de natureza física, química ou biológica.
Controle de Qualidade: Conjunto de procedimentos que envolvem programação e execução com o objetivo de verificar e assegurar a conformidade da matéria-prima, do ingrediente, do rótulo e da embalagem, do produto intermediário e do produto acabado com especificações estabelecidas.
Produto Acabado: Produto final, ou seja, pronto para o consumo.
Recolhimento: ação a ser adotada pela empresa interessada e demais empresas da cadeia produtiva, que visa à imediata e eficiente retirada de lote(s) de produto(s) do mercado de consumo.
Risco: probabilidade de ocorrência de um efeito adverso à saúde e da gravidade de tal efeito, como consequência de um perigo ou perigos nos alimentos.
Rastreabilidade: conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, mediante dados e registros de informações.
Agravo à saúde: mal ou prejuízo à saúde de um ou mais indivíduos, de uma coletividade ou população.
Lote de produto: conjunto de produtos de um mesmo tipo, processados pelo mesmo fabricante ou fracionador, em um espaço de tempo determinado, sob condições essencialmente iguais;
RESPONSABILIDADES
	Responsável
	Atividade
	Analista de Qualidade
	Implantar e monitorar os procedimentos de Recall.
Descrição 
Situação para recolhimento.
O recolhimento de alimentos é iniciado sempre que houver algum tipo de situação detectada pelo controle de qualidade, reclamação de cliente ou resultados de inspeções de órgãos fiscalizadores e que, analisadas, representem situação de risco à saúde do consumidor.
PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS
Detectadas falhas, o responsável pelo controle de qualidade registra um relatório de não conformidade GQ-FM-.... A reclamação dos clientes é recebida pelos telefones ou por que faz o registro no GQ-FM-014 onde são registrados, na descrição da não conformidade, o nome do produto, lote, data de validade e relato do problema encontrado. Sendo por e-mail, cópia do e-mail deve ser anexada ao formulário.
Para falhas detectadas por órgãos fiscalizadores, o registro também ocorre no GQ-FM-14, e uma cópia do documento enviado pelo referido órgão deve ser anexa ao formulário.
A falha deve ser analisada pelo Responsável técnico, encarregado de produção. A partir do resultado da análise é disparado o processo de recolhimento do produto, que pode ser apenas interno, externo até a distribuição ou até externo até o consumidor.
Recolhimento interno: consiste em separar o produto cujo lote ou lotes estão com problemas e proibir sua comercialização.
Recolhimento até o cliente: neste caso, são tomadas as seguintes providencias envio de alerta ao cliente contendo as seguintes informações: 
Falha na fabricação: O motivo da falha, se e um risco imediato a saúde dos consumidores, e o que esse problema pode ocasionar no produto final.
Contaminação: Qual contaminante, nível de contaminação e o problema que pode ocasionar no produto final.
Orientação aos clientes: Matéria prima em estoque com problema, reenviar para a Proteico Ingredientes alimentício LTDA, produto acabado isolá lo e proibir comercialização do mesmo, caso já esteja com os consumidores e mitir mensagem de alerta acerca do recolhimento de produtos. O conteúdo informativo da mensagem de alerta aos consumidores deve ser submetido à anuência prévia da ANVISA conforme
Anexo I da RDC 24/2015, por via eletrônica ao endereço: recolhimento.alimentos@anvisa.gov.br, imediatamente após a ciência da necessidade de recolhimento do produto.
O texto da mensagem deve abranger, no mínimo, as seguintes informações:
“ A empresa XXX vem a público informar que o produto (denominação de venda, marca, lote e prazo de validade) com peso líquido XX na embalagem (tipo de embalagem).
Pois foram detectados (descrever o problema), que podem causar (descrever o efeito do problema no consumidor – tipo de agravo à saúde).
Recomenda-se aos consumidores que se dirijam ao local de compra para fazer a substituição do produto. 
Colocar foto do produto.
SEGREGAÇÃO DOS PRODUTOS RECOLHIDOS
Os produtos recolhidos são armazenados em paletes com distância das paredes 50 cm no mínimo. Eles são depositados no barracão de produtos acabados com identificação, separados e cercados.
A destinação final dos produtos é dada após a liberação da ANVISA para tal.
MONITORAMENTO
	O quê
	Como
	Quando
	Quem
	Correção
	Rastreabilidade e recolhimento de produtos
	Registro na GQ-FM-014
	Sempre que houver reclamação
	Garantia da Qualidade
	Recolher produto com não conformidade, fazer análise do mesmo para detectar o problema
VERIFICAÇÃO 
	O quê
	Como
	Quando
	Quem
	Ação Corretiva
	Rastreabilidade e recolhimento de produtos
	Supervisão e rubrica dos registros da GQ-FM-014
	Anual
	Garantia da Qualidade
	De acordo com a necessidade.
 REGISTROS
	Identificação
	Indexação
	Arquivamento
	Armazenamento
	Tempo de retenção
	Disposição 
	GQ-FM-014 Recall
	Cronológica
	Arquivo
	Laboratório 
	2 anos
	Descarte 
REGISTRO DE ALTERAÇÕES
	REVISÃO
	DATA
	DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃ
O
	00
	21/11/2017
	Criação do documento.01
Elaborado por:�Verificado por:�Aprovado por:��
ELABORAÇÃO�APROVAÇÃO�����

Outros materiais