Buscar

Pentose fosfato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pentose fosfato
-a glicose-6-fosfato pode ser encaminhada para glicólise,síntese de glicogênio e para a pentose fosfato.
-o ciclo das pentoses fosfato é uma rota alternativa para a oxidação da glicose-6-fosfato, no citosol, sem gerar ATP,mas gerando NADPH e pentose-5-fosfato
-o NADPH participa da síntese de ácidos graxos,compostos esteroides e combate efeitos prejudiciais de espécies reativas de oxigênio e radicais livres.
-a pentose-5-fosfato participam da síntese de ácidos nucleicos e coenzimas.
-o NADPH produzido pela via das pentoses fosfato é utilizado pelas células dos tecidos em que ocorre a síntese de: grande quantidade de ácidos graxos (fígado, tecido adiposo, glândulas mamárias durante a lactação), colesterol e hormônios esteróides (fígado, glândulas adrenais e gônadas). 
-os eritócitos, as células da córnea e do cristalino, também, possuem alta atividade da via das pentoses fosfato, para minimizar os efeitos deletérios das espécies reativas do oxigênio, pois estão diretamente expostos a ele. A manutenção do ambiente redutor (relação alta da concentração de NADPH para NADP+, assim como da glutationa reduzida para a oxidada) previne ou recupera o dano oxidativo sobre lipídios, proteínas e outras moléculas sensíveis.
-as células que se dividem rapidamente, como as da medula óssea, da pele, da mucosa intestinal, assim como as dos tumores, também, apresentam alta atividade da via das pentoses fosfato.
-é dividida em duas fases:a formação da pentose(descaboxilaçao+NADPH) e transformação da pentose em hexoses.
-na fase oxidativa ocorre a oxidação de 6 moléculas de glicoses 6-fosfato com formação de 6 moléculas NADPH, oxidação de 6 moléculas 6-fosfogliconato com formação de mais 6 moléculas NADPH e liberação de 6 moléculas dióxido de carbono e geração de 6 moléculas ribuloses 5-fosfato, que posteriormente se transformam em 6 ribose 5-fosfato.
-na fase não oxidativa, parte das ribuloses 5-fosfato continua a se isomerisar a ribose 5-fosfato e parte se epimerisa a xilulose 5-fosfato. Estas 2 pentoses fosfato reciclam e regeneram 5 moléculas glicoses 6-fosfato, permitindo a formação contínua de NADPH.
-a primeira reação da via das pentose fosfasto é a desidrogenação enzimatica da glicose-6-fosfato pela glicose-6-fosfato desidrogenase(regulada pelo NADPH), para formar 6- fosfoglicono-lactona, sendo que o NADP+ é o receptor de elétrons .No passo seguinte, o 6-fosfogliconato sofre desidrogenação e descarboxilacao pela 6-fosfogliconato desidrogenase para formar a ribulose- 5-fosfato, uma reação que gera a segunda molécula de NADPH2. A fosfopentose isomerase converte então a ribulose-5-fosfato em ribose-5- fosfato.
-qualquer mutação na glicose-6-fosfato desidrogenase levam a uma serie de problemas,por conta do stress oxidativo:anemia hemolítica por conta de lise de eritrócito por falta de NADPH,icteria neonatal.
-a glutationa peroxidade participa da reação que usa a glutationa como doador de elétrons formando glutationa oxidada e peroxido(muito perigoso,envolvido comreaçoes de peroxidaçao e outros radicais tóxicos)
-a glutationa redutase converte a glutationa oxidada de volta em reduzida usando o NADPH como doador de elétrons,impedindo estresse oxidativo.
-se a célula precisar de mais NADPH que de ribose,essa é encaminhada para interconversao.
-A ribulose-5-fosfato é interconvertida em xilulose-5-fosfato e ribose-5-fosfato por isomerases,essas moléculas serão rearranjadas para formar intermediários os glicólise:frutose-6-fosfato e glicose-6-fosfato pela ação de transcetolases.
-as transcetolases precisam de TPP como cofator,sem ele resulta em doenças.
-essa via tua nas hemácias,musculo estriado esquelético e cardíaco,tecido adiposo e parênquima hepático.

Outros materiais