Buscar

Teoria da Administracao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teoria da Administração
*
Teoria da Administração
*
Teoria da Administração
*
Teoria da Administração
1ª) Teoria Científica ou Administração Científica (Taylor)
	A preocupação era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, pois as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização.
	Predominava a atenção no método de trabalho, nos movimentos necessários à execução de uma tarefa e no tempo padrão determinado para sua execução, que constituem a Organização Racional do Trabalho (ORT).
*
Teoria da Administração
	2ª) Teoria da Burocracia 
	Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. O conceito popular de burocracia faz pensar que o grau de eficiência desse sistema social racional é baixíssimo. Isso porque o tipo ideal de burocracia sofre transformações quando operado por pessoas.
	Já Merton, ao estudar as consequências previstas da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, notou também consequências imprevistas e que levam à ineficiência e às imperfeições. A essas consequências imprevistas, deu o nome de disfunções da burocracia.
*
Teoria da Administração
	3ª) Teoria Clássica (Fayol)
	Preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de Princípios Gerais da Administração. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Predominava a atenção para a estrutura organizacional, elementos da Administração, os Princípios Gerais da Administração e Departamentalização.
*
Teoria da Administração
	4ª) Teoria das Relações Humanas (Mayo)
	A Abordagem Humanística trouxe uma Revolução Conceitual na Teoria Administrativa: a ênfase antes colocada na tarefa (pela Adm. Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) cede espaço para a ênfase nas pessoas que participam das organizações. A Abordagem Humanística faz com que a preocupação e os Princípios Gerais da Adm. cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e grupos sociais. Há uma migração dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. 
*
Teoria da Administração
	5ª) Teoria Estruturalista (Etzioni)
	É um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
	A Teoria Estruturalista concentra-se no estudo das organizações; na sua estrutura interna e na interação com outras organizações.
 
*
Teoria da Administração
6ª) Teoria dos Sistemas (Katz)
É uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais.
A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise esperada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento passaram a tratar os seus objetivos de estudo como sistemas, inclusive a Administração.
*
Teoria da Administração
7ª) Teoria Neoclássica (Druker)
A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
*
Teoria da Administração
8ª) Teoria Comportamental (Simon)
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Adm. trouxe nova concepção e novo enfoque dentro da Teoria Administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássicas, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.
A ênfase é nas pessoas dentro do contexto organizacional mais amplo.
*
Teoria da Administração
9ª) Teoria Desenvolvimento Organizacional (Bradford)
Vários cientistas sociais e consultores organizacionais partiram da Teoria Comportamental para uma abordagem democrática ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de DO.
O conceito de DO está relacionado aos conceitos de mudanças e capacidade adaptativa da organização às mudanças que ocorrem no ambiente.
*
Teoria da Administração
10ª) Teoria da Contingência (Thompson)
A Abordagem Contingencial salienta que não se alcança a eficiência organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançarem os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais