Buscar

Declaração de escopo exemplo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Declaração de escopo
	Produto final
	Tipo de produto (portal, hot site, site institucional, comunidade, site de comércio)
	Objetivos, problemas a resolver
	Descrição sucinta, para criação de consenso sobre os resultados esperados.
	Posicionamento estratégico
	Como o projeto se insere em um contexto comercial ou de atividade amplo, relativo à organização/ departamento/projeto que o publica.
	Descrição do produto (briefing)
	Descrição geral do produto, embora com alguns detalhes, como necessidade de animação, banco de dados, conteúdo especial.
	Diferencial a ser explorado
	Como o produto se diferenciará de outros existentes na mesma área de atividade. O produto pode apresentar um diferencial que a concorrência não pode suprir facilmente?
	Subprodutos e serviços adicionais
	Funcionalidades ou serviços presentes, embora não prioritários. Publicação de conteúdo, formação de comunidade, compras de produtos, criação de inteligência coletiva, mala direta (modelos de layouts para diferentes tipos mensagens: informes, emails, etc.).
	Características especiais do produto para o cliente final
	O que levará ao cliente a dizer “meu produto é especial”. Como o produto atende as necessidades dos clientes.
	Características do produto para que o cliente final se comunique com outras pessoas
	O produto se divulga a si mesmo? Divulgar e manter a presença do produto em redes sociais, favoritos, enviar a URL para amigos, produtos diferenciados que levem os clientes a recomendarem o produto, modo de apresentação
	Estimativa de retorno
	Verificação da relação entre o custo do projeto do produto e o retorno comercial esperado.
	O que o projeto não inclui
	Tarefas, atividades, produtos, funcionalidades fora do escopo.
	
	Plano de projeto
	Principais iterações (sprints)
	Produto
	Duração estimada
	1
	
	
	2
	
	
	3
	
	
	Produtos do projeto
	Plano de projeto atualizado, relatórios resumidos das atividades ao final de cada etapa, resultados de testes com usuários e pesquisas, orçamentos de terceiros, apresentações.
	Processos necessários
	Card sorting para a criação de agrupamentos de informação (parte do processo de criação da arquitetura da informação), testes de usabilidade, compatilização com padrões web, testes de arquitetura da informação, testes de acessibilidade, preparo para indexação por buscadores (SEO), preparo de metodologia e métricas de avaliação progressiva para o ambiente publicado, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, preparo de interface dedicada para dispositivos móveis,testes de usabilidade da interface em beta, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, treinamento da equipe de atualização, preparo da equipe para avaliação periódica
	Comunicação para o projeto
	Integrantes da equipe e suas funções no projeto, emails, local de realização de reuniões, números de telefone; ferramentas usadas para realização de conversas e reuniões remotas.
	Requisitos de qualidade prioritários
	Métricas dos requisitos
	1
	
	2
	
	3
	
	Riscos e ameaças
	Resposta ou modo de prevenir
	1
	
	2
	
	3
	
	Mudanças estruturais necessárias (na organização, no ambiente de publicação)
	Revisão de processos, aquisição de sistemas, treinamento da equipe de atualização de conteúdo, suporte e de atendimento, preparo para marketing digital (incluindo SEO como atividade permanente, redação e envio de emails) acompanhamento das estatísticas de acesso, realização de aperfeiçoamento progressivo.
	Contratações necessárias
	Será preciso contratar um editor para ajustar os textos para publicação? E um consultor externo sobre produtos educacionais? A hospedagem do ambiente web precisa ser revista?
	Aquisições necessárias
	Será preciso adquirir um novo sistema de gerenciamento de conteúdo? Mais espaço em disco para os arquivos?
	Premissas, ressalvas, observações
	Fornecimento ou acessos a estatísticas de acesso do site ou plataforma atual; relatórios de serviço de atendimento ao consumidor (SAC); informações sobre faturamento de vendas; alocação de pessoas para realizar tarefas; fornecimento de conteúdo – textos, imagens, vídeo, arquivos sonoros em determinado prazo; uso de sistema de gerenciamento de conteúdo; tradução de textos; publicação de site em outra língua; como proceder se o processo de aprovação dos produtos do projeto (entregáveis) atrasar; contratação de serviços de terceiros; implementação de mudanças de processos internos para a realização do projeto; hospedagem e registro de domínio; como formalizar a finalização de etapas e do projeto em geral.
	Critérios para aceitação do produto
	Critérios que tanto o cliente quanto a agência digital consideram indispensáveis para homologar o produto. Em que momento o site pode ser lançado? Que páginas, requisitos ou funcionalidades devem estar presentes e quais podem ser desenvolvidos depois do lançamento sem comprometer os objetivos e as expectativas dos usuários finais? A equipe foi treinada para atualização em novo sistema de gerenciamento de conteúdo?
	Métodos para verificar os resultados
	Para o lançamento: No caso da certificação em testes pode-se submeter o site a instituições certificadoras. A realização de testes de usabilidade e de funcionalidade pela equipe de projeto pode homologar o site para lançamento.Para o negócio: Acessos, vendas, contatos estabelecidos com o público, contatos estabelecidos entre usuários, comparação com outros sites, sucesso de outras atividades relacionadas diretamente ao site.
	Revisão deste plano de projeto
	Status (ok, necessidade de ajustes, registro de mudanças – novas linhas nesta planilha assinalam as mudanças realizadas em cada etapa -, data)
	Final da arquit. da informação
	
	Lançamento da versão beta
	
	Lançamento do produto

Outros materiais