Buscar

AULA+2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE 
VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
DOCENTE: PROF. MS. CAMILA ARRUDA
PROFCAMILAARRUDA@GMAIL.COM
*
AULA 2
*
HOMEM ESTUDO 
CIÊNCIA
ANTROPOLOGIA
 RAZÃO
		 PENSAMENTO DISCURSO
*
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA= (ANTHROPOS- HOMEM; LOGOS, ESTUDO).
CIÊNCIA QUE PROCURA CONHECER O SER HUMANO EM SUA TOTALIDADE, O QUE LHE CONFERE 3 ASPECTOS:
CIÊNCIA SOCIAL: PROPÕE CONHECER O SER HUMANO COMO PARTE INTEGRANTE DE GRUPOS ORGANIZADOS;
CIÊNCIAS HUMANAS: VOLTA-SE PARA O HOMEM COMO UM TODO (HISTÓRIA, CRENÇAS, USOS E COSTUMES, FILOSOFIA E LINGUAGENS);
CIÊNCIA NATURAL: TEM INTERESSE NO CONHECIMENTO PSICOSSOMÁTICO DO HOMEM E SUA EVOLUÇÃO.
*
ANTROPOLOGIA
CONCEITO:
“CIÊNCIA DA HUMANIDADE E DA CULTURA. COMO TAL, É UMA CIÊNCIA SUPERIOR SOCIAL E COMPORTAMENTAL, E MAIS, NA SUA RELAÇÃO COM AS ARTES E NO DESEMPENHO ANTROPOLÓGICO DE SENTIR E COMUNICAR O MODO DE VIVER TOTAL DE POVOS ESPECÍFICOS, É TAMBÉM UMA DISCIPLINA HUMANÍSTICA”.
					HOEBEL E FROST (1981)
*
A ANTROPOLOGIA PROCEDE DE CERTA CONCEPÇÃO DO MUNDO OU DE UMA MANEIRA ORIGINAL DE COLOCAR OS PROBLEMAS, UMA E OUTRA DESCOBERTA POR OCASIÃO DO ESTUDO DE FENÔMENOS SOCIAIS QUE TORNAM MANIFESTAS CERTAS PROPRIEDADES GERAIS DA VIDA SOCIAL. POR ESSAS RAZÕES, ENTENDE QUE A ANTROPOLOGIA FUNDA UM HUMANISMO DEMOCRÁTICO QUE CLAMA PELA RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA.
					LEVI- STRAUSS (2003)
*
É A EXPOSIÇÃO SISTEMÁTICA DOS CONHECIMENTOS QUE SE TEM A RESPEITO DO HOMEM. VISA ELA, PORTANTO, FUNDAR OU CONSTITUIR UM SABER CIENTÍFICO QUE TOMA O HOMEM COMO OBJETO.
						(ABBAGNANO, 2003)
SEGUNDO LAPLATINE (2003), OS ANTROPÓLOGOS NÃO ESTÃO DE ACORDO COM A POSSIBILIDADE DE O HOMEM PODER ESTUDAR CIENTIFICAMENTE O HOMEM.
*
OBJETO DE ESTUDO
A ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA DO BIOLÓGICO E CULTURAL TEM SEU ESTUDO DEFINIDO: O HOMEM E SUAS OBRAS.
SEGUNDO BEALS E HOIJER (1968) – “SEUS PROBLEMAS SE CENTRAM, POR UM LADO, NO HOMEM COMO MEMBRO DO REINO ANIMAL E, POR OUTRO, NO COMPORTAMENTO DO HOMEM COMO MEMBRO DE UMA SOCIEDADE”.
*
A INVESTIGAÇÃO ANTROPOLÓGICA USA O MÉTODO COMPARATIVO EM BUSCA DE RESPOSTAS, NA TENTATIVA DE COMPREENDER AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS FÍSICAS, PSÍQUICAS, CULTURAIS E SOCIAIS ENTRE OS GRUPOS HUMANOS.
EX: BRANCOS E NEGROS; LÍNGUAS DIVERSIFICADAS; A INDUMENTÁRIA DOS ÍNDIOS E NÃO ÍNDIOS; O CULTO AO SOL E A PRESENÇA DA PIRÂMIDE DO EGITO E NAS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS, DUAS REGIÕES MUITO DISTANCIADAS GEOGRAFICAMENTE.
O TRABALHO DE CAMPO É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DA ANTROPOLOGIA.
*
OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA
HOEBEL E FROST (1981) AFIRMARAM QUE A “ANTROPOLOGIA FIXA COMO SEU OBJETIVO O ESTUDO DA HUMANIDADE COMO UM TODO...” E NENHUMA OUTRA CIÊNCIA PESQUISA SISTEMATICAMENTE TODAS AS MANIFESTAÇÕES DO SER HUMANO E DA ATIVIDADE HUMANA DE MANEIRA TÃO UNIFICADA.
É UM OBJETIVO AMPLO, VISANDO UM HOMEM COMO EXPRESSÃO GLOBAL – BIOPSICOCULTURAL -, ISTO É, O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO PENSANTE, PRODUTOR DE CULTURAS E PARTICIPANTE DA SOCIEDADE, TENTANDO CHEGAR A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE HUMANA.
*
DIVISÕES E CAMPO DA ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA FÍSICA OU BIOLÓGICA – ESTUDA A NATUREZA FÍSICA DO HOMEM, PROCURANDO CONHECER AS ORIGENS E EVOLUÇÃO, SUA ESTRUTURA ANATÔMICA E OS PROCESSOS FISIOLÓGICOS E AS DIFERENÇAS RACIAIS DAS POPULAÇÕES HUMANAS.
1.1. PALEONTOLOGIA HUMANA – ESTUDA A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO HOMEM ATRAVÉS DO ESTUDO DOS FÓSSEIS.
1.2. SOMATOLOGIA – DESCREVE VARIEDADES EXISTENTES DO HOMEM, DIFERENÇAS FÍSICAS INDIVIDUAIS E SEXUAIS (TIPOS SANGUINEOS, METABOLISMO BASAL, ADAPTAÇÃO).
*
1.3. RACIOLOGIA – HISTÓRIA RACIAL DO HOMEM, PREOCUPA-SE COM A CLASSIFICAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA EM RAÇAS, COM MISCIGENAÇÃO, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
1.4. ANTROPOMETRIA – USA TÉCNICAS DE MEDIÇÃO, PROCEDIMENTO QUANTITATIVO QUE FORNECE MEDIDAS DO CORPO HUMANO (CRÂNIO, OSSOS ETC.), ELABORADAS POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS. ENTRE ELES O ANTROPÔMETRO, LARGAMENTE UTILIZADO.
1.5. ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO – BUSCAM CONHECER AS DIFERENÇAS GRUPAIS RELACIONADAS AOS ÍNDICES DE CRESCIMENTO E A OUTROS ASPECTOS CORRELATOS: ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS FÍSICOS, MATURIDADE SEXUAL ETC.
*
2. ANTROPOLOGIA CULTURAL – ESTUDO DO HOMEM COMO SER CULTURAL. INVESTIGA AS CULTURAS HUMANAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, SUAS ORIGENS E DESENVOLVIMENTO, SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. TEM O FOCO NO CONHECIMENTO DO COMPORTAMENTO CULTURAL HUMANO.
2.1. ARQUEOLOGIA – ESTUDO DAS CULTURAS DO PASSADO, EXTINTAS, EM ÉPOCAS REMOTAS. TENTA RECONSTRUIR O PASSADO POR MEIO DA BUSCA DE VESTÍGIOS E RESTOS MATERIAIS QUE NÃO SE PERDERAM AO LONGO DO TEMPO.
*
2.2. ETNOGRAFIA – UM DOS RAMOS DA CIÊNCIA DA CULTURA QUE SE PREOCUPA COM A DESCRIÇÃO DAS SOCIEDADES HUMANAS. LEVI- STRAUSS (1967) DEFINE DE UM MODO MAIS PRECISO E OBJETIVO, COMO SENDO: A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE GRUPOS HUMANOS CONSIDERADOS EM SUA PARTICULARIDADE, VISANDO RECONSTRUIR, DE FORMA FIEL, A VIDA DE CADA UM DELES.
2.3. CULTURA E PERSONALIDADE – É A INTER-RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E PERSONALIDADE QUE ABRE A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA UM NOVO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO. O INDIVÍDUO, A SOCIEDADE E CULTURA SÃO TRÊS ASPECTOS INTER-RELACIONADOS, INDISPENSÁVEIS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO.
*
MÉTODOS DA ANTROPOLOGIA
A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL E HUMANA, PERFEITAMENTE CARACTERIZADA, TENDO SEUS CAMPOS DE AÇÃO BEM DEFINIDOS E SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS E TÉCNICAS DE TRABALHO. ESSES MÉTODOS PERMITEM O ANTROPÓLOGO OBSERVAR E CLASSIFICAR OS FENÔMENOS, ANALISAR E INTERPRETAR DADOS OBTIDOS PELA PESQUISA, PODENDO ESTABELECER CORRELAÇÕES E GENERALIZAÇÕES.
*
CALDERÓN (1971:165) DESCREVE MÉTODO COMO: “UM CONJUNTO DE REGRAS ÚTEIS PARA A INVESTIGAÇÃO, É UM PROCEDIMENTO CUIDADOSAMENTE ELABORADO, VISANDO PROVOCAR RESPOSTAS NA NATUREZA E NA SOCIEDADE E, PAULATINAMENTE, DESCOBRIR SUA LÓGICA E LEIS”.
TÉCNICA É A HABILIDADE EM USAR O CONJUNTO DE NORMAS PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS.
1. MÉTODO HISTÓRICO – CONSISTE EM INVESTIGAR O PASSADO, A FIM DE COMPREENDER OS MODOS DA VIDA PRESENTE, NESSA ANÁLISE HISTÓRICA, A CULTURA DO HOMEM É DESVENDADA.
*
2. MÉTODO ESTATÍSTICO – MUITO UTILIZADO NO CAMPO BIOLÓGICO, VERIFICANDO AS VARIABILIDADES DAS POPULAÇÕES, QUANTO NO CAMPO CULTURAL, LEVANTANDO DIVERSIFICAÇÕES DOS ASPECTOS CULTURAIS.
		APÓS COLETADOS OS DADOS, ELES SÃO REDUZIDOS A TERMOS QUANTITATIVOS, MOSTRANDO TABELAS, GRÁFICOS, QUADROS ETC. 
3. MÉTODO ETNOGRÁFICO – REFERE-SE À ANÁLISE DESCRITIVA DAS SOCIEDADES HUMANAS, PRINCIPALMENTE DAS PRIMITIVAS OU ÁGRAFAS E DE PEQUENA ESCALA. CONSISTE NO LEVANTAMENTO DE TODOS OS DADOS PARA CONHECER MELHOR O ESTILO DE VIDA OU A CULTURA ESPECÍFICA DE DETERMINADOS GRUPOS.
*
4. MÉTODO COMPARATIVO OU ETNOLÓGICO – É O MÉTODO 	QUE PERMITE VERIFICAR DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS APRESENTADAS PELO MATERIAL COLETADO. ELE É UTILIZADO PELO ANTROPÓLOGO CULTURAL QUE COMPARA PADRÕES, COSTUMES, ESTILOS DE VIDA, CULTURAS DO PASSADO E DO PRESENTE, ÁGRAFAS OU LETRADAS. VERIFICA DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS A FIM DE OBTER MELHOR COMPREENSÃO DESSES GRUPOS.
5. MÉTODO MONOGRÁFICO OU ESTUDO DE CASO – ESTE MÉTODO PERMITE A ANÁLISE DE INSTITUIÇÕES, DE PROCESSOS CULTURAIS E DE TODOS OS SETORES DA CULTURA. ATRAVÉS DESSE MÉTODO SÃO ESTUDADOS COMO OS GRUPOS ISOLADOS, ANTES QUE DESAPAREÇAM COMO CULTURA, PELOS CONTATOS OU PELA DIZIMAÇÃO.
*
6. MÉTODO GENEALÓGICO – PERMITE O ESTUDO DO PARENTESCO E AS SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: ESTRUTURA FAMILIAR, RELACIONAMENTO DE MARIDO E MULHER, PAIS E FILHOS E DEMAIS PARENTES; INFORMAÇÕES SOBRE O COTIDIANO, A VIDA CERIMONIAL. ATRAVÉS DESSE LEVANTAMENTO O PESQUISADOR TERÁ A CONFIRMAÇÃO DOS DADOS JÁ OBSERVADOS.
*
TÉCNICAS DE PESQUISA 
ENTREVISTA;
OBSERVAÇÃO;
FORMULÁRIO.
*
EXERCÍCIOS
A DIVISÃO DA ANTROPOLOGIA, EM DIFERENTES ÁREAS E EM SUB-CAMPOS, É ORDENADA DE UMA MANEIRA PRÁTICA E SE CONSTITUI DE UMA CONSEQÜÊNCIA DA AMPLITUDE DO SEU OBJETO DE ESTUDO. NESSE SENTIDO, PESQUISE
E DESCREVA ANTROPOLOGIA CULTURAL, ANTROPOLOGIA SOCIAL, ANTROPOLOGIA JURÍDICA? 
DESCREVA O OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA.
LEVI-STRAUSS (2003) CONCEITUOU ANTROPOLOGIA. ANALISE ESSE CONCEITO À LUZ DO DIREITO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais