Buscar

AULA+6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE 
VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
DOCENTE: PROF. MS. CAMILA ARRUDA
*
AULA 6
ANTROPOLOGIA JURÍDICA E SUAS 
PRINCIPAIS QUESTÕES
ANTROPOLOGIA E PESQUISA
 COSTUMES SOCIAIS E SIGNIFICADOS JURÍDICOS
*
ANTROPOLOGIA JURÍDICA E SUAS 
PRINICPAIS QUESTÕES
TRATA-SE DE UM RAMO DA ANTROPOLOGIA QUE ABORDA UM CAMPO OU UMA ESFERA SOCIAL DE ALGUM MODO DISTINTO DE OUTROS CAMPOS OU ESFERAS SOCIAIS.
REFERE-SE A UMA PERSPECTIVA ESPECÍFICA ELABORADA PARA A CAPTAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, DANDO CONTA DA VIDA E DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.
*
CONCEITOS
O PRIMEIRO PROBLEMA A SER DEFINIDO NA PESQUISA É O QUE PODE SER CONSIDERADO LEI, DIREITO E SISTEMA JURÍDICO.
LEI – É UMA REGRA DE DIREITO DITADA PELA AUTORIDADE ESTATAL E TORNADA OBRIGATÓRIA PARA MANTER A ORDEM E O PROGRESSO DA COMUNIDADE. A LEI ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS PARTES DA SOCIEDADE, MAS AS NORMAS LEGAIS DIFEREM DE ACORDO COM AS DIFERENTE SOCIEDADES.
DIREITO – ENVOLVE SEMPRE UM PROBLEMA DE DECISÃO DE CONFLITOS SOCIAIS, TEM COMO OBJETO CENTRAL O PRÓPRIO SER HUMANO QUE, POR SEU COMPORTAMENTO, ENTRA EM CONFLITO E CRIA NORMAS PARA DECIDI-LO. 
*
3. SISTEMA JURÍDICO - SISTEMA É UMA TOTALIDADE ORDENADA, UM CONJUNTO DE ENTES ENTRE OS QUAIS EXISTE UMA CERTA ORDEM (NORBERTO BOBBIO). PARA QUE O ORDENAMENTO JURÍDICO SEJA UMA UNIDADE SISTEMÁTICA DEVE HAVER, ALÉM DE UNIDADE, COERÊNCIA ENTRE SEUS COMPONENTES.
NA VISÃO DE KROTZ (2002:37), AQUI SE TRATA DE UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DOS FENÔMENOS JURÍDICOS, E NÃO SE LIMITA AO REGISTRO DE AÇÕES DE COLETA DE EXPRESSÕES VERBAIS, MAS SE INTERESSA TAMBÉM PELO MUNDO DAS IDEIAS, DOS ESTEREÓTIPOS, DAS EXPECTATIVAS, DAS EMOÇÕES E DAS VALORIZAÇÕES CONSCIENTES E COMUNICÁVEIS ENCONTRADAS ENTRE OS INTEGRANTES DA PESQUISA. 
*
COSTUMES E LEIS
OS COSTUMES PODEM TER CONOTAÇÕES TÃO FORTES QUANTO AS LEIS. 
OS COSTUMES PODEM SER DIFERENTES EM CADA UMA DAS INSTITUIÇÕES. O COSTUME É INERENTE A TODOS E A CADA INSTITUIÇÃO.
HÁ COSTUMES FAMILIARES, RELIGIOSOS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS. EX. PROIBIÇÃO DE CASAMENTO ENTRE PESSOAS DE DIFERENTES CREDOS, ETNIAS ETC.
AS LEIS SURGEM DA NECESSIDADE QUE A SOCIEDADE TEM DE CRIAR AS REGRAS, PARA CRITÉRIOS UNIVERSAIS DE CONDUTA QUE, DEVEM SER IMPOSTOS PELA AUTORIDADE A PARTIR DE PROCESSOS.
*
  
OS ANTROPÓLOGOS INTERESSADOS PELO ESTUDO DO JURÍDICO NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS TÊM DEBATIDO SOBRE DISTINTAS POSIÇÕES IMPLICADAS NO ENFOQUE TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE PESQUISAS. DEFENDEM A NECESSIDADE DE INVESTIGAR CÓDIGOS E NORMAS QUE GOVERNAM A VIDA SOCIAL E OS COMPORTAMENTOS DOS PARTICIPANTES.
O DIREITO É CONSIDERADO COMO O CAMPO DAS SANÇÕES LEGAIS, QUE EM UMA SOCIEDADE ESTÃO ORGANIZADAS DE ACORDO COM FUNÇÕES E REGRAS BEM DEFINIDAS, O QUE IMPLICA NA EXISTÊNCIA DE SOCIEDADES E INSTITUIÇÕES QUE GARANTEM SEU CUMPRIMENTO.
*
PARA HOEBEL (2002:118), NAS SOCIEDADES MAIS SIMPLES, AS FUNÇÕES DO DIREITO RESIDEM EM CUMPRIR OS SEGUINTES ASPECTOS:
“DEFINIR AS RELAÇÕES ENTRE OS MEMBROS DAS SOCIEDADES;
ORGANIZAR A FORÇA ENCARREGADA DE MANTER E EXERCITAR A COERÇÃO FÍSICA;
RESOLVER OS CONFLITOS;
MANTER A ADAPTABILIDADE MEDIANTE A REDEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS E GRUPOS.”
EX. OS ESQUIMÓS. ELES NÃO TEM NORMAS, MAS UM CONCEITO DE PROPRIEDADE DE TERRAS. POSSUEM MECANISMOS JURÍDICOS PARA RESOLVER DISPUTAS, COMO O CASO DAS CANÇÕES DE DUELOS.
*
TEXTO “O DUELO DE TAMBORES”
OS GRUPOS DEVEM LER O TEXTO
E DEBATER SOBRE A DIFERENÇA ENTRE OS ASPECTOS CULTURAIS DE JUSTIÇA ENTRE OS ESQUIMÓS E A SOCIEDADE BRASILEIRA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais