Buscar

Resumo comunicação empresarial

Prévia do material em texto

Quanto à comunicação empresarial
Comunicação, poder e sucesso estão intimamente ligados, pois quem desenvolve as habilidades de comunicação alcança resultados satisfatórios.
 O bom comunicador é aquele que escreve para se expressar, não para impressionar.
Para uma comunicação efetiva, não é necessário que o receptor compreenda mensagem.
Um bom líder é aquele que consegue fazer da comunicação empresarial sua aliada para obter sucesso e poder.
No mundo empresarial, comunicação, poder e sucesso estão intimamente ligados porque?
O profissional que consegue influenciar outras pessoas a seguirem suas ideias e a apoiarem suas diretrizes torna-se líder e consegue posições hierárquicas elevadas;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta em relação à comunicação verbal e não verbal:
I. Comunicação verbal é a linguagem escrita e falada.
II. Os apitos de fábricas são um tipo de comunicação verbal
III. A comunicação verbal e a não verbal são utilizadas apenas pelo bom gestor.
IV. Expressões corporais e faciais são um tipo de comunicação não verbal.
(     v      ) A linguagem intelectiva representa a norma padrão para a transmissão dos conhecimentos e sua crítica.
(    v       ) A linguagem vital é completamente despreocupada com a gramática.
(   v        ) A linguagem literária faz uso das figuras de linguagem.
(   f        ) A linguagem vital deverá ter predominância no ambiente profissional, pois a norma padrão é o mínimo aceitável que se espera de todo profissional bem preparado.
O bom comunicador deve:
I. fazer a adequação de linguagem ao público-alvo
II. ser claro e conciso; usar ordem direta (voz ativa)
III. dominar a norma padrão/culta
IV. evitar gírias, jargões e excesso de termos técnicos
V. responder, sem demora, às correspondências recebidas
todas verdadeiras
É correto afirmar q na comunicação empresarial:
É usada a língua culta ou padrão!
Em relação a comunicação empresarial quais são os 4 princípios q promovem eficácia nos processos de comunicação?
Concisão, correção, clareza e eficácia!
Para a redação de uma carta comercial há 2 estilos:
- Tradicional! Pontuação completa, há recuo para marcar inicio do paragrafo e alinhamento é feito pela margem direita é usado o endereçamento.
- Bloco compacto ou americano! pontuação semiaberto, alinhamento a margem esquerda, parágrafos identificados e separados pela duplicação do espaçamento entre linhas.
A carta comercial tem como objetivo:
Estabelecer a comunicação empresarial para iniciar, manter ou encerrar negociação.
Sobre o memorando é correto afirmar:
É um tipo de comunicação entre 2 pessoas ou setores de uma mesma empresa.
Diferentes tipos de comunicação empresarial:
- Carta comercial: As características atuais deste tipo de correspondência são: supressa de A e Ao e do endereço do destinatário, parágrafos curtos, despreocupação com a margem direita, adoção do estilo bloco ou americano.
- memorando: comunicado rápido entre 2 pessoas ou 2 setores.
- Circular: Informação ou comunicado para todos os funcionários e ou setores
- Ata: é um documento que registra resumidamente e com clareza, as ocorrências, deliberações, resoluções, e decisões de uma reunião ou assembleia.
- oficio: e um meio de comunicação externa dos órgãos da administração pública, expeditos para e pelas autoridades, sobre qualquer assunto entre uma secretaria, prefeituras e destinatários fora do âmbito da administração de origem. Os destinatários podem ser órgãos públicos, empresas privadas ou cidadãos.
– Eu vi o desmoronamento da casa. O juiz, então, ficou em dúvida quanto às hipóteses: – A testemunha teria visto a casa desmoronar ou a testemunha estava na casa e de lá viu um desmoronamento? Esse defeito da comunicação é chamado de: Ambiguidade As características da linguagem determinam três classes: Linguagem Vital: representa a prática diária da vida em comunidade, completamente despreocupada com a gramática. Linguagem Intelectiva: representa a norma padrão para transmissão dos conhecimentos e sua crítica. Linguagem Literária: composta por figuras e metáforas, é a expressão do belo, do prazer estético e sonoro. No ambiente empresarial é importante conhecer os quatro pontos indispensáveis na comunicação, que foram trabalhadas como siglas: CON-COR-CLA-EFI. Que significa: 
Concisão: objetividade 
Correção Norma Padrão 
Clareza Exatidão 
Eficácia Compreensão Imediata C
lassificam-se os textos em três grupos básicos cada um respeitando um tipo de composição, isto é, os textos descritivos, narrativos e dissertativos. 
Observe o exemplo abaixo e note a que tipo se refere. 
 “Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Camborá entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal”. (Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo
) 
Texto narrativo. Narrar significa contar uma história, real ou fictícia, cujos elementos básicos envolvidos são: fato, tempo, lugar, personagens, causa, modo, consequência. 
O discurso pode ser direto ou indireto e a história pode ser narrada tanto em primeira quanto em terceira pessoa. 
Um dos itens essenciais na comunicação escrita é a ordenação correta das ideias em um texto, o que proporciona agilidade na compreensão dos argumentos apresentados. 
Com base nessas premissas, elabore um texto apresentando sua interpretação da charge abaixo. 
Com muita propriedade, a charge demonstra a triste realidade presente na nossa sociedade atual, isto é, os dois tipos de “pobreza” que podem existir em um indivíduo. 
Primeiro, a pobreza material que leva um ser humano a viver indignamente e de esmolas e, segundo, a pobreza de ordem ética, moral, social e, por que não dizer, espiritual, muito bem apontada na ilustração de um jovem arrogante, saliente e totalmente destituído de valores humanos. Como se não bastasse, ela ainda revela a omissão frente aos problemas sociais por parte da família. Aí fica a dúvida: afinal, onde está a violência? Será que somente nos atos ou também nas palavras? No processo de comunicação empresarial é preciso ter cuidados para que não se perca o foco da mensagem a ser transmitida, de modo que não a torne confusa ou leve a mensagem a ter outras interpretações, tornando-a incoerente. E dentre alguns problemas na comunicação, temos a prolixidade, a qual pode gerar futuros transtornos de comunicação quando se redige textos, relatórios, cartas, e-mails e outros. Diante disso, explique quais problemas a prolixidade traz para a comunicação. Prolixidade é o excesso de palavras em um texto, tornando-o confuso de entender, podendo gerar falsas interpretações. De acordo com Mesquita (2004) citado por Luizari (2010), existem alguns elementos essenciais para a comunicação e interação. Descreva quais são esses elementos essenciais da comunicação e interação. 
 Em toda comunicação efetiva, necessariamente, há: • emissor – o que envia a mensagem. • receptor – quem recebe a mensagem. • mensagem – conteúdo das informações transmitidas. • código – linguagem utilizada. • canal – meio de transmissão da mensagem. • retorno – resposta do receptor (feedback) Estes são os elementos essenciais para a comunicação. 
Nos processos comunicacionais efetivos, é necessário que emissor e receptor sejam bons ouvintes. 
De acordo com tal afirmação descreva no que consiste ser um bom ouvinte? Deixar o foco da conversação para o seu interlocutor; Manter sua atenção concentrada no outro, demonstrando assim seu respeito e interessepela pessoa; Usar todas a s habilidades sensoriais – comunicação não verbal, corporal e facial, visão e audição – para intensificar o processo de comunicação; Colocar-se mais no papel de receptor, permitindo que, na maior parte do tempo, a outra pessoa seja o emissor. 
De acordo com Luizari (2010, p. 29), “a linguagem possui características, as quais determinam três classes: 
vital, intelectiva e literária”. 
Diante disso, aponte em qual dessas características da linguagem é necessário ter domínio para se redigir um e-mail ou uma carta sugerindo algo para seu superior na empresa, e após explique o significado dessa característica de linguagem. Intelectiva: representa a norma padrão para transmissão dos conhecimentos e sua crítica. Uma linguagem formal, obedecendo as regras gramaticais de forma a ter mais concisão, clareza e objetividade. 
Um texto conciso tem grande importância para o melhor entendimento da comunicação na empresa. Descreva o que é concisão e em que situações pode ser utilizado o texto conciso. Texto conciso é um texto com objetividade, muito utilizado para redigir cartas, e-mails. É um texto curto, bem definido. Veja esta notícia. Lixeiro é morto por pegar doce com a mão “O lixeiro foi morto com dois tiros nas costas, anteontem, por ter posto a mão em um doce João da Silva em uma lanchonete que não ia comprar. O assassino seria Marcelino de Souza, o dono da lanchonete, que segundo a polícia está foragido. Segundo Luizari (2010) a autora apresenta a sigla CON – COR – CLA – EFI, reescreva esta frase para que seja entendida com exatidão: “O lixeiro João da Silva foi morto anteontem, com dois tiros nas costas, em uma lanchonete, por ter posto a mão um doce que não ia comprar. O assassino seria Marcelino de Souza, o dono da lanchonete, que, segundo a polícia, está foragido.” Segundo Garcia (2007, p. 203), parágrafo é a “Unidade de composição, constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve ou se explana determinada ideia central a que, geralmente, se agregam outras secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e, logicamente, decorrentes dela”. Parágrafo não é matemática, mas vamos tentar compreendê-lo como o auxílio de uma pequena fórmula: 
PARÁGRAFO = TÓPICO FRASAL + IDEIAS SECUNDÁRIAS + FECHO Desta forma descreva o que significa TÓPICO FRASAL, IDEIAS SECUNDÁRIAS e FECHO: Tópico frasal é a ideia central, expressa de maneira clara e concisa, geralmente no início do parágrafo; Por meio das ideias secundárias, o tópico frasal recebe uma carga informativa; elas também delimitam o assunto; O fecho é uma síntese, uma reafirmação das ideias expostas ou ainda, uma colocação que possa ser desenvolvida no próximo parágrafo, estabelecendo uma relação entre eles. O número de pessoas conectadas à internet multiplica-se a milhões e, mesmo que estejam atrás de uma tela, isso provoca uma proximidade assustadora. Então, independentemente do nível de relacionamento, as regras do mundo real também valem para o mundo virtual, ou seja, respeito, boa educação, gentileza e bom senso continuam sendo imprescindíveis. Para tanto, devemos aprimorar e aplicar a etiquet@.com. A etiquet@.com considera algumas características tais como: postura, linguagem,
Prolixidade é o excesso de palavras em um texto, tornando-o confuso de entender, podendo 
 
 gerar falsas interpretações.
Concordância Nominal é a harmonia entre as palavras que compõem uma mensagem. 
 No que se refere a esse conceito, observe os frases abaixo e analise a forma correta dos 
 possíveis erros de concordância nominal presentes.
a) A água de colônia é boa no verão. “Correta” 
 b) Entrada é proibido. “Correta” 
 c) Hoje estou meia cansada. “Hoje estou meio cansada”. 
 d) Guarde os comprovantes anexo. “Guarde os comprovantes anexos”. 
 
 
 
 Concordância Verbal é a harmonia entre o verbo e seu sujeito. 
 No que se refere a esse conceito, observe os frases abaixo e analise a forma correta os 
 possíveis erros de concordância verbal presentes. 
 
 
 a) Houveram inúmeros problemas. “Houve inúmeros problemas”. 
 b) Fui eu que paguei a conta. “Correta” 
 c) Pedro ou José será o secretário da empresa. “Correta”. 
 d) Hoje são dia trinta e um de dezembro. “Hoje é dia trinta e um de dezembro”.

Outros materiais