Buscar

Avaliação da apresendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 –   A avaliação, ao longo da história, se desenvolveu de forma sistematizada, a partir do advento da escrita. Com esta privilegiava-se a transmissão de conhecimentos através de textos, bem como da memorização, aliadas à oralidade.  Desta forma, sente-se a necessidade de um mecanismo de verificação da aprendizagem, necessário para verificar se o que foi ensinado pelo mestre foi assimilado pelo aprendiz.
De acordo com o texto, faça uma análise sobre o papel da avaliação como verificação da aprendizagem, citando aspectos favoráveis e desfavoráveis.
A avaliação se constrói a partir de um processo de interação e troca entre os individuos que a permeiam, processo esse muito relevante para verificação da aprendizagem. A avaliação tem o papel de representação do progresso acadêmico e do cotidiano escolar do aluno, devendo esta, ser empregada, pelo professor de maneira consciente, competente e razoável tendo como objetivo maior, a contribuição para a avaliação reflexiva. Conclui que a ideia de avaliar, não só para medir mudanças comportamentais, mas também a aprendizagem, portanto para quantificar resultados, ela visa comprovar o rendimento do aluno com base nos objetivos, adotando um procedimento que vai da especificação de critérios à busca de indicadores. Somente essa coerência no procedimento pode tornar a avaliação mais objetiva, uma avaliação mais formativa.
Aula 2 -    A avaliação é uma das etapas do planejamento. Ela pode ser inserida em três momentos : no  início do processo  ensino-aprendizagem; durante a execução das ações estabelecidas; e ao final das atividades realizadas no ano letivo.
Por que a avaliação é essencial para o desenvolvimento do planejamento de ensino, considerando suas dimensões diagnóstica, formativa e somativa?
A avaliações devem favorecer o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos, e tem por objetivo diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para isso, substituindo a lógica da regulação das aprendizagens por uma lógica da produção da excelência, no dia a dia do estudante, somando todo o conhecimento adquirido.
Aula 3 –  O trabalho educativo desenvolvido nas escolas pelos jesuítas tinha como base o documento  Ratio Studiorum, tendo como ideal de formação o homem universal, humanista e cristão. A preocupação dos religiosos era com um ensino humanista de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida na colônia, pois, afinal de contas, o que prevaleceu no processo colonial era a imposição da cultura branca europeia sobre os nativos.
De acordo com o texto apresentado, faça uma análise sobre o ensino na época colonial considerando a sociedade das elites e a dos nativos.
O ensino no período colonial era destinado às elites, este fator era o principal responsável pela desigualdade social, pois o mesmo não ocorria com os nativos. A cultura local não era preservada, sendo levada em conta apenas a trazida por Portugal, aplicada pelos jesuítas, focando na catequese, para difundir cada vez mais o poder das elites sob os nativos.
Aula 4 –   A contribuição mais importante do Banco Mundial à educação em diversos países foi seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolverem políticas educacionais adequadas às especificidades de cada país. Desse modo, o financiamento do banco, em geral, tende a influir sobre as mudanças nas políticas públicas.
Considerando o texto apresentado, faça uma análise sobre a influência do Banco Mundial nas políticas públicas relacionadas à educação.
O Banco Mundial tem como papel financiar diversos projetos educacionais, que vão desde a compra de materiais didáticos até a formação de professores, atuando com subsidiário. A implantação definitiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – a LDB 9.394/96. A lei, refletiria, também, os interesses e interferências do Banco Mundial (BIRD) nesta área educacional.
Aula 5 –   Com as informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades. Estes organismos poderiam promover a correção de distorções, direcionando os recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
De acordo com o texto apresentado, faça uma análise do uso dos dados coletados em avaliações feitas pelo SAEB e pela Prova Brasil em benefício da qualidade da educação.
Resposta:
A Prova Brasil tem como um de seus principais objetivos colher informações sobre o ensino ofertado pelas escolas públicas brasileiras.
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), é um conjunto de provas e questionários aplicados de 2 em 2 anos. O Saeb mostra o que os alunos sabem em diversos momentos da vida escolar.
Além disso, a realização periódica de avaliações e a divulgação dos resultados é uma forma de o governo prestar contas da sua atuação e do dinheiro que gasta, a alunos, pais, professores e à sociedade em geral. Os resultados são divulgados tanto em nível nacional quanto separados por região, estado, localização e outros.

Outros materiais