Buscar

Apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
O americano Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da Administração Científica. A administração científica é marcada por três fases, sendo a primeira delas referente ao salário pago aos trabalhadores. A segunda fase marcada pelas experiências profissionais de Taylor, e a terceira fase, que apresenta as técnicas da administração científica.
Leia e analise as afirmativas abaixo que versam sobre as fases da administração científica de Taylor:
I. Na primeira fase o pagamento era realizado apenas por dia ou por peça, o que motivava o trabalhador a produzir mais.
II. Na segunda fase é necessário treinar cientificamente os funcionários para que todos realizem as atividades de um modo padrão.
III. A terceira fase constitui-se de estudos de tempos e movimentos, padronização de ferramentas e instrumentos.
IV. Na segunda fase é necessário realizar uma seleção científica dos funcionários, ou seja, o trabalhador deve ser preparado para a tarefa que será realizada.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
De acordo com a Aula II páginas 4 e 5, são as únicas alternativas que versam corretamente sobre as fases da Administração Científica de Frederick Taylor.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	IV apenas.
Você acertou!
Alternativa “B”. Apenas a última é pertinente, pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio. Não há qualquer referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à realidade de identificação de oportunidades. (Aula 2)
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Historicamente os brasileiros já estão acostumados com o racionamento de energia. O ápice do racionamento foi o chamado “Crise do Apagão”, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2002. Apagão é um termo que designa interrupções ou falhas na transmissão de energia, ocasionando blecautes de maior duração.
Com relação ao racionamento de energia, sob o ponto de vista da análise administrativa, o motivo principal que causou o histórico apagão no Brasil foi:
Nota: 20.0
	
	A
	Sem dúvida a principal e única causa dos apagões energéticos foi a falta de chuva no território Brasileiro.
	
	B
	O apagão ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, a ausência de planejamento e investimentos na geração e distribuição de energia por uma década.
Você acertou!
A crise energética brasileira nos anos 2000, que culminou com o Apagão, ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, o fator principal foi a falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e transmissão de energia durante mais de uma década. Com a escassez de chuva, o nível de água dos reservatórios das hidroelétricas baixou e os brasileiros foram obrigados a racionar energia.
Assim, a ausência da função planejamento foi a principal motivadora de tal episódio, e não apenas a falta de chuvas, portanto alternativa correta “B”, conforme aula 01, tema “O conceito de Planejamento”.
A alternativa “B” inviabiliza e torna a alternativa “A” incorreta (a falta de chuvas é apenas uma das causas, e não a única causa).
De acordo com a letra “C”, a ausência de controle do nível de nossos reservatórios nas hidrelétricas como principal causa é incorreta, pois o controle por si só, sem um planejamento anterior, não levaria a nenhum resultado.
A letra “d” está incorreta, pois não tem relação com o assunto proposto, o racionamento energético é um problema brasileiro desde o início dos anos 2000, e se estende até os dias de hoje, ainda o sistema Cantareira é responsável apenas pela captação e tratamento de águas para a Grande São Paulo.
A letra “e” está errada, pois não é somente a falta de uma boa direção, que ocasionou o apagão energético, e sim os fatores já elencados.
	
	C
	O apagão ocorreu devido à ausência de controle do governo brasileiro acerca do nível de nossos reservatórios das hidrelétricas.
	
	D
	A falta de organização do governo Dilma e Alckmin na gestão do sistema Cantareira, principal reservatório de água doce do Brasil foi a causa determinante para o apagão.
	
	E
	O histórico apagão ocorreu somente por falta de direção, por partes dos órgãos e entidades públicas competentes.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Alex e Marcos trabalham juntos na empresa Savóia Software. Alex é um dos sócios fundadores da empresa enquanto que Marcos é um funcionário. 
Alex começou sua jornada na empresa ao largar o curso de graduação em gastronomia, pois estava com dificuldades financeiras para se sustentar, e juntamente com seus sócios fundou a Savóia. 
Marcos é um programador que está há um bom tempo na empresa, 9 anos, já passou por vários setores e hoje é responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento. Marcos recorrentemente procura ajustar as rotinas da empresa buscando sempre a melhor forma de executar as diversas atividades, sendo reconhecido por todos como um funcionário proativo e eficiente. 
Sobre essa situação citada, analise as afirmativas a seguir.
I. Marcos tem características que podem lhe conferir a posição de empreendedor interno.
II. Alex não pode ser considerado um empreendedor preparado, pois não concluiu o curso de graduação que cursava.
III. Mesmo se Alex terminasse o curso de gastronomia ele não poderia ser considerado um empreendedorpreparado, pois o curso deveria ser em Administração.
IV. Alex demonstra características de ter empreendido por necessidade. 
 
Sobre as afirmativas listadas, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou!
I. Marcos tem características que podem lhe conferir a posição de empreendedor interno. De acordo com Schneider (2012), pág. 27, o intraempreendor busca reconhecimento pelo trabalho bem feito, conhecidas por transformar a realidade da empresa em que trabalha. Portanto, afirmativa correta.
II. Alex não pode ser considerado um empreendedor preparado, pois não concluiu o curso de graduação que cursava. De acordo com Schneider (2012), pág. 34, o preparo do empreendedor não é apenas a conclusão de um curso de nível superior, e ainda destaca que não se pode afirmar que se o empreendedor não fez o curso de Administração ele não terá sucesso em sua empreitada. Portanto, afirmativa incorreta.
III. Mesmo se Alex terminasse o curso de gastronomia ele não poderia ser considerado um empreendedor preparado, pois o curso deveria ser em Administração. De acordo com Schneider (2012), pág. 34, o preparo do empreendedor não é apenas a conclusão de um curso de nível superior, e ainda destaca que não se pode afirmar que se o empreendedor não o curso de Administração ele não terá sucesso em sua empreitada. Portanto, afirmativa incorreta.
IV. Alex demonstra características de ter empreendido por necessidade. De acordo com Schneider (2012), pág. 29, o empreendimento resultante de uma iniciativa por necessidade pode ser resultante pela escassez de alternativas ou dificuldade com rendas. Portanto, afirmativa correta.
Afirmativa correta: B
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II, apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Para aqueles que pretendem abrir o seu próprio negócio, é importante saber que nem todas as ideias se transformarão em negócios. Nesse sentido, a inovação aparece como uma possibilidade de fazer ou produzir algo diferente, de oferecer mais do que as pessoas esperam receber, de superar as suas expectativas. As empresas buscam a sobrevivência no mercado e quanto melhor gerenciarem os seus recursos, melhor para o alcance dos seus resultados. Logo, os caminhos que levam a inovação precisam ser estudados.
Assinale a única alternativa correta que apresenta o conceito de inovação.
Nota: 0.0
	
	A
	Inovar é criar valor, consiste na aplicação pratica de uma idéia que depende da aceitação do mercado.
De acordo com o livro base A caminha da empreendedora página 86-87, conteúdo que versa sobre o tema "inovar e criar valor" apenas a letra A está correta, conforme a definição dos autores.
A alternativa 2 está incorreta porque colocar nos preços acima da média não significa um processo de inovação.
A alternativa 3 está incorreta porque oferecer o produto em diferentes canais de distribuição não significa um processo de inovação, apenas uma estratégia de ponto de distribuição.
A alternativa 4 está incorreta porque a criatividade e inovação estão sim diretamente relacionados.
A alternativa 5 está incorreta porque afirma que a inovação e o empreendedorismo seguem caminhos opostos, muito pelo contrário, seguem o mesmo rumo e a mesma direção para atender as necessidades do mercado consumidor.
	
	B
	O ato de inovar consiste em colocar o mesmo produto com preços acima da média do mercado para angariar mais clientes.
	
	C
	A inovação consiste em promover o produto em diferentes canais de distribuição para atingir mais público.
	
	D
	A inovação e a criatividade não se relacionam pois é possível inovar em um produto sem ser criativo.
	
	E
	A inovação e o empreendedorismo seguem caminhos opostos, pois a materialização de um negócio é pura questão de sorte.

Outros materiais