Buscar

Pacto de Varsóvia vs CDC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pacto de Varsóvia vs CDC
No dia a dia das companhias aéreas, não é incomum o alto número de
demandas judiciais promovidas por clientes que tiveram cargas e bagagens
extraviadas em voos nacionais e internacionais.
Nesse último caso, por
envolver questão de ordem cosmopolita, percebe-se que o Judiciário até pouco tempo era vacilante quanto ao tema. Não havia um posicionamento firme e consolidado nos
Tribunais brasileiros quanto à aplicação de uma ou outra legislação para
indenização decorrente de extravio de bagagem. 
Porém no dia 25/05/2017, conforme entendimento do STF, a decisão do Recurso Extraordinário nº 636.331, apreciando o tema 210 da repercussão geral, deu provimento ao recurso extraordinário, para reduzir o valor da condenação por danos materiais, limitando-o ao patamar estabelecido no art. 22 da Convenção de Varsóvia, com as modificações efetuadas pelos acordos internacionais posteriores. Em seguida, o Tribunal fixou a seguinte tese: "Nos termos do art. 178 da Constituição da República, as normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de passageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em relação ao Código de Defesa do Consumidor".
Portanto podemos concluir que para os casos de extravios de cargas e bagagens em voos nacionais e internacionais a norma a ser aplicada sera o art. 22 da Convenção de Varsóvia e não mais o CDC como era aplicado até o posicionamento do STF.

Outros materiais