Buscar

cont.metodol. port

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602539252)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No livro da disciplina "Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa", Capítulo I, temos a seguinte afirmativa das auloras Letícia FONSECA e Marília SCORZONI; "A língua, então, é a linguagem que utiliza a palavra (escrita ou falada) como sinal de comunicação próprio de uma comunidade/grupo social. Sendo, então, pertencente a um grupo de indivíduos de uma comunidade, a língua é um fenômeno em constante transformação." Tendo por base a afirmativa acima, assinale a opção INCORRETA a respeito da concepção de LÍNGUA e LINGUAGEM.
		
	
	A norma padrão deve prevalecer no âmbito escolar, sem desconsiderar as demais variações, que podem e devem ser discutidas com alunos, tendo por objetivo maior o desenvolvimento da proficiência linguística discente.
	 
	O momento social e histórico - apesar de demandar uma percepção de língua, de mundo, de sujeito, demonstrando o caráter dinâmico da linguagem no meio social em que atua - não é tão importante quando nos referimos ao ensino da língua materna na escola.
	
	Durante muito tempo prevaleceu a ideia de que a língua é um código estático e acabado, desconsiderando a dimensão interativa que a língua oferece, desconsiderando a dimensão dinâmica que envolvem os conceitos de língua e linguagem, que sofrem interferências culturais, sociais, geográficas etc.
	
	As variações linguísticas não podem ser consideradas apenas como forma de discutir o "certo" e o "errado"; o "adequado" e o "inadequado". O professor deve respeitar a bagagem linguística de seus alunos para planejar suas ações que tenham como foco o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.
	
	Língua e Linguagem sofreram muitas transformações ao longo do tempo. Estas modificações precisam ser consideradas para trabalho junto ao alunado, que deve ser foco de uma ação didática em prol da proficiência linguística discente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601776527)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
		
	 
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá- las aos textos  escritos. 
	
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602416309)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção cuja sequência de conceitos se relaciona, respectivamente, às definições elencadas no quadro abaixo.
I - É a execução pelo indivíduo das potencialidades da língua.
II - Faculdade que o homem tem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais convencionados.
III - Toda ação humana, na natureza e/ou com a natureza.
IV - Conjunto complexo de processos comunicativos captados pelos sentidos.
V - Qualquer sistema de sinais que o homem utiliza para se comunicar.
VI - É um ato individual de vontade e inteligência.
		
	
	fala, cultura, linguagem, língua, linguagem, língua
	 
	fala, língua, cultura, linguagem, linguagem, fala
	
	língua, língua, cultura, linguagem, língua, fala
	
	língua, linguagem, fala, língua, linguagem, cultura
	
	linguagem, fala, língua, cultura, fala, linguagem
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601597764)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante as aulas de Língua Portuguesa para alunos do 3º ano do ensino fundamental I, o(a) professor(a) recorre, com freqüência, aos exercícios do tipo leia e complete, desconectados de qualquer reflexão sobre o uso da linguagem. Essa prática revela que:
		
	
	completar as lacunas é um exercício eficaz ao desenvolvimento da linguagem, pois conduz o aluno a enriquecer seu repertório;
	
	os usuários da língua se comunicam por frases isoladas dos contextos comunicativos;
	 
	permanece a cultura escolar em que o aprender sobre a língua está desvinculado das práticas de linguagem.
	
	esses exercícios exigem que os alunos desenvolvam sua capacidade de interpretar e compreender textos de diferentes gêneros.
	
	os exercícios com frases são mais adequados aos alunos do 3º ano, já que eles ainda não têm maturidade para aprender a partir de textos completos;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602535056)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A modalidade oral da língua tem estado fora dos programas de ensino da escola. Acredita-se que esse fato se deva à visão equivocada de que, como o aluno se expressa fluentemente na esfera do oral, não é necessário focalizar esse uso. Outro fator que parece influenciar na decisão dos professores de não trabalhar com as práticas orais é a crença de que a escrita tem status superior à fala. Novo equívoco que acompanha o fazer pedagógico na área. De fato, nas sociedades letradas, a escrita possui um valor inestimável, entretanto a oralidade segue ao lado do desenvolvimento da escrita. Sabe-se, por outro lado, que, em situações que exigem um certo grau de formalidade, nossos jovens têm grandes dificuldades no desempenho oral. Mesmo nas ocasiões de apresentação de trabalhos em sala de aula, é comum que os alunos se sintam embaraçados e "embaralhados" com o que têm a dizer. Portanto, os exercícios de oralidade não devem se ausentar das atividades escolares, especialmente quando se dirigem para o desempenho lingüístico em contextos mais formais, já que, na esfera do cotidiano, os alunos já dominam essa forma de expressão. Na escola, portanto, é necessário que os alunos, cientes de que as situações de interação verbal se diferenciam também pelo grau de formalidade que exigem, aprendam a usar a modalidade oral da língua de acordo com o assunto tratado, com os papéis dos interlocutores e com a intenção comunicativa. Para isso, é importante que o professor proponha atividades de produção e interpretação de variados tipos de textos orais, de observação e análise de seus diferentes usos e de reflexão sobre os recursos que a língua apresenta para isso.
Marcuschi, Luiz Antônio. Critérios para ensino de língua com vistas a uma avaliação da redação de vestibular. 2002.
No trecho: "Acredita-se que esse fato se deva à visão equivocada de que, como o aluno se expressa fluentemente na esfera do oral, não é necessário focalizar esse uso.", analise a função do termo sublinhado. Assinale a alternativa na qual ele desempenha a mesma função.
		
	
	Como fazer para estimular os alunos a treinarem a fala em contextos formais? ¿ perguntam aflitos os professores
	
	Apesar de tantas pesquisas, não se sabe dizer como as crianças adquirem, tão cedo, o total domínio da língua falada.
	 
	É difícil acreditar que a oralidade seja considerada uma modalidade inferior, como ainda fazem alguns educadores
	
	Mesmo fazendo todas as atividades como sugerem os estudiosos da fala, os professores se sentem perdidos no trabalho com a oralidade
	 
	Como os professores têm contato direto com os alunos, são os primeiros a perceber as dificuldades que estes apresentamna expressão oral
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602535131)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta sobre o trabalho com a literatura em sala de aula.
		
	
	A história literária deve ser aproveitada para uma compressão estática da história cultural da sociedade.
	
	O texto literário é meio para estudos gramaticais e teóricos sobre a língua.
	 
	Os momentos literários não devem ser estudados como um conjunto fechado de características rígidas a serem identificadas nos textos
	
	Os momentos literários devem enfatizar as características próprias de cada período, para identificação nos textos trabalhados em sala de aula
	
	O estudo da história literária deve ser realizado a partir dos momentos históricos estáticos
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601733617)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A língua não pode ser vista tao simplesmente como uma questao apenas, de certo e errado..." (Antunes, 2007). Como base neste fragmento é correto afirmar que:
		
	
	Os alunos não precisam se preocupar com o uso correto da língua, pois as variantes já dao conta do entendimento.
	
	O ensino da língua não pressupõe o conhecimento da nossa realidade.
	
	O professor deve desprezar os falares e as diferenças de em sala de aula.
	 
	O professor tem de ensinar a gramática correta da língua, porém precisa trabalhar com as diferenças linguisticas em sala de aula.
	
	As variantes sociais não são objeto de estudo dos professores
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602348322)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Apesar de falarmos a língua portuguesa, sabemos que esta se apresenta de maneiras diferentes na fala de nosso povo. Leia atentamente o trecho abaixo e classifique-o quanto ao tipo de variação linguística:
"Eles não tinha mais grana pra banca as prestação."
		
	
	Variação de postura
	
	Variação geográfica
	 
	Variação sociocultural
	
	Variação histórica
	
	Variação situacional
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601597776)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o texto a seguir:
Norma culta?
É preciso repensar o ensino de português no Brasil. Nas escolas obviamente se enaltece o ensino da norma culta por se achar que ela é a única representação correta de uma língua. Ora, sabemos atualmente que o conceito de certo e errado em língua não é mais que meramente uma questão social. Demonstramos nosso preconceito lingüístico ao dizermos que em tal lugar se fala melhor que em outro. No fundo, estamos expressando um preconceito social e discriminando aqueles que não falam a língua culta por considerá-los pessoas ignorantes, provenientes de classes subalternas, que provavelmente jamais aprenderão a falar e escrever corretamente. Pensamos sempre que o diferente é pior. A verdade é que o modo de falar revela a origem das pessoas. Costumeiramente rejeitamos um falante da modalidade não-padrão porque o associamos à sua origem, e não porque fala de maneira diferente. E falar de maneira diferente não significa não ser capaz de aprender a modalidade culta. Todos nós usamos diferentes níveis de linguagem o tempo todo, de acordo com a situação em que usamos a língua e/ou para nos adequarmos a nossos interlocutores. O fato é que a língua culta, o português padrão é uma abstração. O nosso português, a língua que verdadeiramente falamos não está nas gramáticas, está na boca do povo. Por que aqueles que falam a língua padrão seriam melhores? Apenas por pertencerem à elite ou por possuírem uma educação formal? Já é hora de a escola ensinar a norma culta, sim, mas como uma opção a mais, e não como a única opção lingüística, respeitando os falares de todos nós, falantes nativos do português brasileiro. Sandra Kezen (professora e coordenadora do Laboratório de Línguas da Faculdade de Direito de Campos e da Faculdade de Odontologia de Campos).
Segundo a professora Sandra Kesen:
I. como hoje o registro formal (a norma culta) não é mais usado, a escola não deve ensinar essa variedade lingüística.
II. todas as variedades lingüísticas, inclusive a norma padrão, devem contempladas pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática docente.
III. as variedades lingüísticas usadas pelo povo são tão importantes quanto a norma culta.
IV. já que devem ser concebidos como erros lingüísticos, os falares populares e regionais não devem ser valorizados pela escola.
Estão corretas apenas as proposições:
		
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	I e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602535008)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia, com atenção, o trecho abaixo extraído de um encarte colecionável sobre Língua Portuguesa:
A Gramática é a disciplina que orienta e regula o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios: o exemplo de bons escritores, a lógica, a tradição ou o bom senso. A matéria-prima dessa disciplina é o sistema de normas que dá estrutura a uma língua. São essas normas que definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente é preciso estudar a Gramática. A tarefa não é das mais simples: as regras são muitas e nem sempre precisas. Sendo um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não existe uma norma culta e toda pessoa deve conhecê-la e dominá-la, mesmo que seja para propor modificações. Quem desconhece a norma culta tem um acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.
(In: Help! Língua Portuguesa, Diário Catarinense, p. 62)
No quadro das discussões do trecho acima, considera-se que o ensino de língua portuguesa deve assumir a seguinte orientação:
		
	
	O ensino da língua portuguesa não deve esquecer que o ensino da norma culta na modalidade escrita é o principal objetivo das aulas e por isso o aluno deve reproduzir o domínio da língua culta
	 
	Uma das funções da escola é possibilitar o domínio do padrão escrito. Portanto, uma das primeiras tarefas da escola, do ponto de vista do ensino da gramática, é ampliar o domínio de recursos lingüísticos por parte do aluno.
	
	O ensino de Português deve ser visto não como transmissão de conteúdos prontos e, sim, como prática de construção de conhecimentos dos fatos lingüísticos por parte dos alunos. Nesse caso, a gramática normativa deixa de ser a única fonte autorizada de informações

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes