Buscar

DISCURSIVA LITERATURA

Prévia do material em texto

Questão 1/10 Atent e para a seguint e citação: “O texto para os pequ enos, com o já mencionam os, não pode ser ‘com um’. Deverá, evidentemente, poss uir aquela qual idade de estilo, co m a m arca da fluidez, colorido e leveza que, reconhecida pe lo adulto, possa dirigir -s e ao univers o receptivo do lei tor m irim. Diriamesmo que, por es sa particularidad e, a escrita da liter atura infantil é a m ais difícil de conseguir”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : DINORAH, M. O livro infantil e a f ormação do leitor . Petr ópolis: Vozes, 1996. p. 61. A partir da leitura d o texto dado com o ref lexão e dos conteúdos aborda dos no livro - base Metodologia do ensin o da literatura infantil sobre a ad equação do texto literário às atividades em sala de aula, an alise as asserç ões a seguir no que diz respeito às c ondições que dificult am a leitura infantil e que podem afastar a criança do livro: 
 I. Textos com nível muito avançado de constr ução ling uística. 
II. Textos com personagens com plexas e que se distanciam das vivências e da c om preensão das crianças. III. Obras com pouco texto e pres ença de ilustrações . 
IV. Textos em que há constante desart iculação da ordem cronológica da ação. 
 V. Textos com a manutenção da linearid ade. São corretas as afirm ativas: . 
 B I, II e IV apenas. CORRETAS
Questão 2/10 Le ia a seguinte passag em de texto: “Os jogos lúdicos perm item uma situação educativa cooperati va e interacional, ou sej a, quando alguém está jogando está executa ndo regras do jogo e a o mesm o tempo, desenvolvendo açõ es de cooperação e interação que estimulam a co nvivência em grupo”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : FRIEDMANN, Adria na. Brincar, cres cer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41. De acordo com o livro-bas e A Ludicidade na Educação: um a atitude pedagógica, marque a alternativa que des taca corretam ente a relação entre a apre ndizagem e as regras dos jogos. 
D Os jogos que possuem regras são essencia is para envolver as crianças no unive rso da cooperação, da cole tividade e d o respeito mútuo. CORRETAS
Questão 3/10 Cons idere o excerto de t exto a seguir: “Então, a tarefa de f ormar leitores fica m ais difícil aind a, pois agora tem os que, quase unicamente, desem penhar tal coisa n o espaço escolar. E com o fazer o cam inho correta mente se a escola é, ainda, o m aior representant e institucional da rep etição, da m esmice sem iótica, de valores estanques e padrões de com portam ento anacrônico, em que a diferença am eaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”. Após esta avaliação, cas o queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : CAVALCANTI, J. Cam inhos da literat ura infantil e juve nil: Dinâm icas e vivências na ação pedagógica. São Pau lo: Paulus, 2002. p. 76. Levando em c onsideração a leitura do texto dado e o s conteúdos abordad os no livro-bas e Metodologia do ensin o da literatura infantil sobre as propos tas de Philippe P errenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consid eradas tradic ionais, analise as propostas do referid o autor a segu ir, assinaland o V para as afirm ativas verdadeir as, e F para as afirmativas falsas: 
 I. ( ) Taref as diferenciadas, não sim ultâneas. 
 II. ( ) A fragmentação d e tarefas. 
III. ( ) A alternância rá pida de tarefas. 
 IV. ( ) Tarefas assumidas coletivam ente. 
 V. ( ) A relativa facilidad e das tarefas. 
 VI. ( ) Tarefas de longa duração. 
 Agora, marque a seq uência correta: C V – F – F – V – F – V CORRET A 
 Questão 4/10 Leia atentam ente a seguinte afirm ação: “O jogo de regras const itui a atividade lúdica do ser s oci alizado, o que exp licaria seu desenvolvim ento tardio e a perm anência de sua prática ap ós a infância. [...] A ca pacidade de cooperar, por sua vez, co nduzirá a criança a novas int erpretações do m undo e das coisas, produzindo m udanças signif icativas em seu pe nsam ento”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : CAIADO, Ana Paula Sthel; RO SSETT I, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações c ooperativas na escola: um a análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Ca m pinas, v. 13, 2009. p. 88. Sobre os jogos de re gras e conform e o livro-base A Ludicidade na E ducação: um a atitude pedagógica, analise as seguintes afirm ativas: 
 I. Os jogos de regras p odem ser organizados com o objetivo d e desenvolver aut odisciplina, autodireção e noções de ética nas crianç as. 
 II. Os vínculos soc iais são explicitados dura nte os jog os de regras e por iss o os conflitos devem ser ignorad os pelo profes sor durante estes jog os. 
 III. Os jogos de regras t êm caráter socia l e asseguram a reciprocidade e a conf iança no grupo. Agora, assinale a alt ernativa correta: 
A Apenas as afirm ativas I e III estão corretas . 
 
Questão 5/10 Leia o seguinte extrato d e texto: “Os objetos têm uma tal força motivadora in erente, no que diz respeito às açõ es de uma criança muito pequ ena e determ inam tão extensivamente o c omportam ento da criança”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : VYGOTSKY, L. S. A f ormação social da m ente. São P aulo: Martins Fontes, 1987. p. 110. De acordo com o livro-bas e A Ludicidade na Ed ucação: um a atitude pedagógica, as sinale a alternativa correta a respeito do pensam ento de V ygotsk y sobre o jogo de regras : 
 A Toda a atividade lú dica da criança poss ui regras, sendo o jog o a possibilidade de vivenciar situações e dese nvolver o pensam ento abstr ato. CORRETA 
 Questão 6/10 Leia o seguinte extrat o de texto: “Vygotsk y (1984) tam bém atribui im portância à imitação, m as por outras razões. Diferentemente de P iaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, n ão é fator constitutivo do desen volvimento, V ygotsk y apresenta a hipóte s e de que um a intensa e dinâmica relação de influência recíproc a entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalm ente o desenvolvimento, que co nsiste na interiori zação progress iva de instrum entos mediadores e se in icia sempre no ex terior, na Zo na de Desen volvimento Proxim al”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Im itação e desenvolvim ento inicial: evidências empíricas, ex plicações e im plicações teóricas. Estud. psicol: Natal, 200 2. p. 208. Conform e o livro-base A Ludicidade n a Educação: um a atitude pedagógica, as situações criadas nas brincade iras são importantes para o desenvo lvimento das crianças , pois: C Em situações de brinca deiras, a c rianças im ita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papé is e valores, desenvol vendo a m otivação e as habilidades de participação social. CORRETA 
 Questão 7/10 Atent e para a segu inte afirm ação: “Importa perguntar qu al o papel da escol a na for m ação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidam ente fichas de livros ou reproduz co m propriedade en unciados textua is. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produ z sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativand o sua biblioteca interna, jam ais em repouso”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : W ALTY, I. L. C. Literatura e esc ola: Antilições. In: EVANGELIST A, A.A.M.; BR ANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z. V. (Org.). A escolari zação da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil . Belo Horizonte: Autê ntica, 2011. p. 52. A partir da leitura d o texto dado e dos conteúdos abor dados no livro -base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a im plantação de um a ativi dade pedagógicare novada que objetiva am pliar os espaços de m anifestação dos alu nos, exige um professor c om uma nova postura que consiste em: 
 D Estar disposto a implantar atividades renovadas, m esmo correndo os riscos dos m aus resultados. CORRET A 
 Questão 8/10 Leia o seguinte trecho de artigo: “É também , com base na cooperação, que as crianças passarão a defender a igualdade em face da autoridade. No c am po cognitivo, será esta a res ponsável por modif icar as atitudes egocêntricas iniciais, perm itindo a inserção da crianç a num s istema de reciprocidade lóg ica e interpessoal, isto é, de coo peração”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : CAIADO, Ana Paula Sthel; RO SSETT I, Claudia Broetto . Jogos de regras e relações coope rativas na escola: um a análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Cam pinas, v. 13, 2009. p. 88. O livro-base A Lud icidade na Educaçã o: uma atitude pedagógica discute os jogos de cooperação e de regras . Marque a a lternativa correta a respeito desse tem a: C Os jogos de regras poss uem conteúdos inerentes e podem auxiliar em várias áreas do currículo escolar. CORRET A 
 Questão 9/10 Atent e para a segu inte afirm ação: “Estudiosos da leitur a têm m ostrado como o ato de ler e s eus rituais são m arcados por um a necessidade de contr ole na busca de se e vitar uma leitura não pre vista, subversi va. É o fenôm eno da legitimação da leitura , que por sinal, não ocorre apenas na esc ola”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : W ALTY, I. L. C. Literatura e esc ola: Antilições. In: EVANGELIST A, A.A.M.; BR ANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z. V. (Org.). A escol arização da leitura li terária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autê ntica, 2011. p. 52. 
 Em razão da leitura d o texto dado com o reflexão e ten do em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodolo gia do ensino da l iteratura infantil sobre a utilizaçã o da literatura infant il com função m eramente instrumental, cum prindo apenas obj etivos pedagógicos, é cor reto afirm ar que: 
C O trabalho com a literatura apenas c om finalidade instr um ental, sujeita a objetivos pedagógicos, red uz o foco sobre a q ualidade do texto literár io e sua função p oética, anulando a sua natureza de expres são artística. CORRETA 
Questão 10/10 Co nsidere o exerto d e texto a seguir: 'Para que o convívio d e leitor com a literatura resulte ef etivo, nessa aventura espir ital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os m ais importantes está a necess ária adequação dos textos às dívers as etapas do des envolvimento infa ntil/juven il''. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralm ente, ele está disp onível em : COELHO, N. N. Literatura inf antil: Teoria, análise, didática. São P aulo: Moderna, 200 0. p.32. Após a leitura do texto dado com o reflexão e os conte údos abordados n o livro-ba se Metodologia do ensin o da literatura infantil sobre as fa ses da leitura a o longo do ensin o fundamental, relaci one corretam ente as fases às suas respectivas caracterís ticas: 
 1. Primeira f ase.
 2. Segunda fase. 
 3. Terceira fase. 
( ) Fase da leitura com preensiva. 
 ( ) Fase da Pré-l eitura. 
 ( ) Fase da leitura int erpretativa. 
Agora, selecione a s equência correta: B 2 – 1 – 3 CORRETA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes