Buscar

Energia renovável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.
Exemplos 
 
Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Principais fontes de energia 
 Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
 Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
- Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.
- Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.
 Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.
Vantagens das energias renováveis
Vamos começar pelo óbvio: a renovação. Diferentemente do que ocorre com outras fontes tradicionais de energia — como o carvão, o petróleo e o gás natural —, as fontes de energias renováveis contribuem para a redução da dependência dos combustíveis fósseis, recursos sujeitos a muitas variáveis de instabilidade. Não por acaso, as regiões detentoras de recursos não renováveis, incluindo ainda as matérias-primas para a produção de energia nuclear, normalmente são locais de conflitos constantes, que acabam interferindo no custo dessa energia para governos, empresas e, consequentemente, consumidores. A energia renovável é muito mais democrática.
Outra vantagem das energias renováveis é que elas contribuem para evitar o aquecimento global, fenômeno climático provocado pela retenção de calor acima do normal na superfície terrestre e nos oceanos. Suas consequências podem ser catastróficas para o ecossistema, com a extinção de flora e fauna, secas, enchentes e interferência na agricultura. Como uma das maiores causas do aquecimento global é a utilização de combustíveis fósseis, a utilização energia renovável ajuda a reduzir os impactos da produção de energia no meio ambiente, diminuindo a poluição e a emissão de tóxicos.
Muitos defensores da energia renovável garantem, ainda, que ela fornece uma maior oportunidade de geração de empregos e da produção sustentável de energia para famílias e comunidades em todo o mundo.
Desvantagens das energias renováveis
Fontes de energia renovável originárias do vento, da água e da luz solar, recursos disponíveis em quase todas as partes do globo, têm basicamente um grande inconveniente: estão sujeitas à imprevisibilidade da natureza. Sendo assim, quando não há luz solar, nem vento ou quando as reservas das hidrelétricas passam por uma estiagem, não há como produzir energia. E o fato é que as mudanças climáticas que transformaram o curso das estações estão cada vez mais atuantes. Assim, o risco de se diminuir a produção de energia de fontes renováveis pode acabar comprometendo o abastecimento da população.
Por falar em abastecimento, a verdade é que, hoje, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis. Isso quer dizer que, para fornecer energia ​​suficiente para o consumo da população atual, seria necessário a criação de um grande número de usinas de energia renovável. E isso nos leva a outra desvantagem: o custo de investimento inicial. O uso de recursos renováveis exige um grande estudo de impacto ambiental e, muitas vezes, como no caso das hidrelétricas, exige o remanejamento de populações inteiras para a construção das usinas. Esses custos, somados à própria construção das instalações, acabam por tornar a produção de energia renovável muito onerosa.

Outros materiais