Buscar

Ficheiro O MEIO TERRESTRE.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATT00001
Enviado do meu iPad
O MEIO TERRESTRE.pptx
O MEIO TERRESTRE
Solo 
É um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. 
Funções do solo: Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O, O2 e nutrientes) e disseminação;
Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;
Controle do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea;
Habitat para a fauna do solo.
Composição do solo: Húmus , detritos , calcário, argila, areia e rochas.
Solos argilosos : de tamanho menor que 0,002mm. 
Classificação quanto a granulometria: 
Solos arenosos : tamanho entre 2mm e 0,05mm.
Solos siltosos : de tamanho entre 0,05 e 0,002mm.
O MEIO AQUÁTICO
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
Sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se um stress hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica.
O MEIO ATMOSFÉRICO
A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases insípidos, incolores e inodoros, presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
O ar seco contém, em volume, cerca e 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.
A Troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera.
Estratosfera Situa-se aproximadamente entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, compreendida entre a troposfera e a mesosfera. 
A mesosfera está situada entre a estratopausa em sua parte inferior e mesopausa em sua parte superior, entre 50 a 80/85 km de altitude. É na mesosfera que ocorre o fenômeno da aeroluminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteoros.
Na termosfera a temperatura aumenta com a altitude, e está localizada acima da mesopausa.
É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita o ônibus espacial.
A camada mais externa da atmosfera da Terra se estende desde a termopausa para o espaço exterior

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais