Buscar

TRABALHO EDINA E VANDERLEIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACELI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES
EDINA SARMENTO DE PAULA COSTA, VANDERLEIA SARMENTO DE PAULA RUY
ALFABETIZAÇÃO NAS SERIES INICIAIS: METODOLOGIA, PROCESSO E DASAFIOS
LINHARES
2017
INTRODUÇÃO 
 Dialogar sobre a realidade dos alunos na sala de aula, para alfabetização sobre as dificuldades de aprendizagem e para identificar problemas que são enfrentados na mudança do ensino Infantil para o fundamental. 
 Sonia Kramer tem demonstrado certa deficiência nesta troca, o que acaba se tornando um grande desafio a ser enfrentado pelo professor.
 A Educação Infantil é muito lúdica e ao chegar no ensino fundamental as crianças só desenvolvem atividades e os professores começam a vê-los como adultos e não como crianças que acabaram de sair da infância, há muita cobrança de responsabilidade das crianças de 6 a 7 anos.
HIPOTESE
Sabendo que a alfabetização e um processo que nunca termina, faz-se necessário dar atenção especial a transição das crianças, desta forma o professor que alfabetiza se mostra como um ponto de referência para as mais diversas escolas e profissionais, por que as ideias construtivas acerca do processo de alfabetização vendo sendo cada vez mais divulgadas e as práticas tradicionais não mais encontram espaço onde se busca uma alfabetização atualizada e de qualidade.
 Outra medida para democratizar esses acontecimentos em sala de aula e ler diariamente para a turma. A criança lê pelos olhos do professor por que ainda não pode fazer sozinha, mais vai se familiarizando com a linguagem oral e escrita.
JUSTIFICATIVA
Na busca de compreender o porquê de muitos alunos chegarem ao final das series iniciais sem que tenham desenvolvido o processo de leitura, escrita e interpretação, foi o que nos motivou a pesquisar através das literaturas e como é feita a transição entre o trabalho de leitura e escrita realizado na educação infantil e no ensino fundamental? 
Existe uma continuidade no processo de apropriação de conhecimento? Ou pode-se perceber rupturas na forma como os professores alfabetizadores trabalham.

Outros materiais