Buscar

PROVA DE ENFERMAGEM EM SAUDE AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1: A dificuldade de escoamento das águas pluviais é um dos problemas causados pela urbanização das cidades sem planejamento prévio. Um sistema de drenagem de águas precário pode ocasionar além dos transtornos socioeconômicos, o aparecimento de doenças. Do ponto de vista sanitário, o sistema de drenagem urbano visa
R: adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores
2: O que significa o termo "águas meteóricas"? R: Água oriunda da chuva.
3: Observe a sequência e verifique de que assunto se trata: Com o aumento da biomassa de algas há diminuição da capacidade de auto purificação do sistema, ou seja, o poder de reciclar a matéria orgânica diminui. Há acúmulo de detritos e sedimentos. Em um estado mais avançado a concentração de oxigênio vai diminuindo e as espécies que não conseguem tolerar concentrações de oxigênio baixas tendem a desaparecer, havendo uma nova redução na biodiversidade. O pH também se altera, passando de neutro ou ligeiramente alcalino a ácido, o que também pode afetar algumas espécies. R: Eutrofização.
4: Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais em determinadas regiões podem ser mais constantes. Como solucionar este problema:
R: A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
5: A contaminação é a introdução na água de substâncias nocivas à saúde e a espécies da vida aquática (exemplo: patogênicos e metais pesados). É correto afirmar que:
R: O assoreamento é o acúmulo de substâncias minerais (areia, argila) ou orgânicas (lodo) em um corpo d'água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil. A eutrofização é a fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo), causando o crescimento descontrolado (excessivo) de algas e plantas aquáticas. A acidificação é o abaixamento do pH, como decorrência da chuva ácida (aumento de íons H+) que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática.
6: A RDC 216 (ANVISA, 2004), Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Essa resolução visa minimizar as repetidas Doenças Veiculadas por Alimentos utilizando medidas de controle ambiental. Em um supermercado por exemplo, deve-se obedecer com rigor o controle da temperatura dos freezers, geladeiras e expositores. Outro ponto, é observar a data de validade dos alimentos e sua disposição nas gôndolas. No quesito higiene ambiental, é correto: R: Possuir um plano de controle para pragas e roedores, que seja executado por empresas cer 
7: Zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Assim, são de zoonosestificadas, a fim de diminuir os riscos de contaminação ambiental por produtos químicos.
R: Toxoplasmose e Raiva Canina
8: São doenças veiculadas à precariedade do ambiente doméstico R: tuberculose e doenças do aparelho gastrointestinal
9: Das doenças relacionadas com a água, assinale a opção em que o organismo patogênico é, em geral, ingerido junto com a água. R: Hepatite A, amebíase e cólera
10: O conhecimento das cadeias e teias alimentares é fundamental para entendermos o delicado equilíbrio que existe na natureza. Esse conhecimento nos permite propor medidas racionais de utilização dos recursos naturais. Sobre aspectos envolvidos na transferência de energia e matéria nos diferentes ecossistemas, assinale a resposta correta R: Em cada transferência da energia alimentar, uma proporção da energia potencial perde-se pela forma de calor, portanto quanto menor a cadeia alimentar, maior a energia disponível à população.
11: Leia os textos a seguir e responda ao que se segue:
1-O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro. (...) O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias.
2-Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.(...) Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso. Fonte: Wikipedia.
De acordo com as formas conhecidas de sinantropia. Podemos afirmar que: R: O rato preto é exemplo de domiciliação e o hamster de domesticação.
12: Leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
I- O aparecimento de ratazanas numa casa é um exemplo de domiciliação. PORQUE
II- Domiciliação é a manutenção de animais em ambiente domiciliar para fins econônimos, guarda ou companhia.
R: A assertiva I está correta e a II está errada.
13: Conhecimentos em ciência e tecnologia devem ser capazes de combater a pobreza, as pandemias e as novas enfermidades, os desastres produzidos pelo homem e os causados pela natureza. Outro aspecto seria garantir o suprimento energético do planeta e a utilização de fontes de energia renováveis. Todas essas ações visam à melhoria de qualidade das populações e precisam de fortalecimento nas políticas públicas. O acesso à ciência e à educação são os passos iniciais para estas melhorias. O Termo pandemia significa?
R: É o nome que se dá a uma grande epidemia de doenças infecciosas, que se espalha rapidamente em uma grande região geográfica, como exemplo podemos citar um continente ou mesmo o planeta todo.
14: A preocupação mundial com a preservação da vida tem provocado várias reuniões mundiais para se tentar propor medidas em termos globais. Uma delas reuniu representantes de grande parte dos países do mundo e nela foi elaborada a Agenda-21, definida como um plano de ação global para o século XXI. Essa reunião ficou conhecida como: R: Eco 92
15: A Defesa do meio ambiente só poderá ser procedida mediante dois fatores: conhecimento e consciência. O desenvolvimento sustentável é um termo que ganha dimensões nesta era de grande produtividade industrial e pouca disponibilidade de recursos naturais. Observe os seguintes conceitos:
a- Processo em que se transforma um objeto em outro, pela customização, envolvendo especialmente a criatividade e vontade de recuperação de um objeto.
b- Causador de alterações climáticas que estão mudando até o hábito dos animais selvagens.
c- Processo industrial de reaproveitamento da matéria prima, originando objetos de características diferentes das anteriores.
d- Responsável pela manutenção do calor na superfície da Terra.
Estes conceitos referem-se a: R: reutilização, aquecimento global, reciclagem e efeito estufa.
16: O parasitismo é uma relação desarmônica que perturba inclusive a espécie humana. Um dos grandes empecilhos nas barreiras sanitárias em áreas da saúde se refere aos microrganismos que são disseminados de forma indireta (vetores) ou direta (manipulação). Sobre esta relação pode se afirmar que: R: Os parasitos vivem em hospedeiros retirando lhes suas reservas energéticas, desgastando o sistema imune do portador, podendo em casos mais graves, levá-lo à morte
17: A urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da tecnologia. As raízes da urbanização brasileira surgiram no séculoXVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante neste processo. Os problemas mais comuns enfrentados pela urbanização descontrolada, são: R: Expansão das áreas de moradia com aumento do fluxo de veículos circulantes.
18: Segundo o modelo ecológico, quais são os integrantes da tríade ecológica? R: Agente etiológico, meio ambiente e hospedeiro suscetível.
19: Sobre o Meio Ambiente, é correto afirmar que : R: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas
20: O arbovírus se multiplica e desenvolve no mosquito aedes aegypti. Em relação a dengue o mosquito é :
R: vetor biológico
21: A capacidade que um microorganismo tem de penetrar se desenvolver e se multiplicar num hospedeiro chama-seR: infectividade
22: Nas Unidades Hospitalares há local destinado ao manuseio de alimentos que precisam obedecer a normas de segurança na intenção de produzir alimentos inócuos que serão servidos aos pacientes e funcionários. A Resolução RDC 216/2004 (ANVISA), dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, padroniza algumas ações que deverão ser executadas em Unidades de Alimentação e entre estas tem-se:
R: As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento.
23: Leia o texto abaixo e responda ao que se segue:
Tuberculose: O que é ? A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo microorganismo Bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões e outras partes do corpo como rins, olhos e ossos. (...)
Quem adoece? Todos podem ser contaminados, mas o risco é maior em pessoas que convivem em lugares fechados com doentes de Tuberculose Pulmonar, aquelas em condições de alimentação, habitação e saúde precárias. Portadores de doenças como, diabetes, AIDS e alcoolismo também podem contrair a Tuberculose com facilidade.
Fonte: http://www.hgb.rj.saude.gov.br/saude/tuberculose.asp
Segundo o modelo da tríade ecológica, quem podemos identificar como "agente etiológico" da tuberculose?
R: bacilo Koch
24: A Política Nacional do Meio Ambiente visará, exceto: R: À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a degradação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
25: Saneamento ambiental é o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental, ou seja, proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural. A salubridade ambiental é alcançada por meio do abastecimento de água potável e R: promoção da disciplina sanitária no uso do solo
26: Para efeito da Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população silvestre.
II. as atividades sociais e econômicas.
III. a biota.
IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
V. a qualidade dos recursos ambientais.
VI. Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
R: II, III, IV, V
27: O saneamento ambiental visa: R: a integração mundial para o desenvolvimento sustentável e a garantia de sobrevivência da biodiversidade
28: O estudo de impacto ambiental (EIA) considera: R: o meio físico, o meio biológico e os ecossistemas naturais e, ainda, o meio socioeconômico como necessários para a elaboração de seu diagnóstico
29: Para fins da Política Nacional de Meio Ambiente, não se encaixa na definição de poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente R: atuem na evolução ou diversificação da biota
30: Os instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente visam: R: estabelecer padrões de qualidade ambiental; zoneamento ambiental; a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia; a implantação de reservas, parques ecológicos e áreas de proteção ambiental pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal; o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente; o cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; e as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

Outros materiais