Buscar

direito civil obrigações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL II – Teoria Geral das Obrigações
Aula 10
Cessão de Crédito 
1 – Cessão de crédito: cessão de crédito é o negócio jurídico onde o credor de uma obrigação, chamado cedente, transfere a um terceiro, chamado cessionário, sua posição ativa na relação obrigacional, independentemente da autorização do devedor, que se chama cedido.
 inter vivos ou mortis causa.
Unidade 4 – TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES 
Cessão de Crédito
Corresponde à sucessão ativa da relação obrigacional.
Tal transferência pode ser onerosa ou gratuita, ou seja, o terceiro pode comprar o crédito ou simplesmente ganhá-lo (= doação) do cedente.
Unidade 4 – TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES 
Anuência do devedor: a cessão é a venda do crédito, afinal o cedido continua devendo a mesma coisa, só muda o seu credor. O cessionário ( = novo credor) perante o cedido/devedor fica na mesma posição do cedente ( = credor velho). 
A cessão dispensa a anuência do devedor que não pode impedi-la, salvo se o devedor se antecipar e pagar logo sua dívida ao credor primitivo. Todavia, o cedido ( = devedor) deve ser notificado da cessão, não para autorizá-la, mas para pagar ao cessionário ( = novo credor, 290). 
CESSÃO DE CRÉDITO 
Justificativa: a cessão de crédito se justifica/se fundamenta para estimular a circulação de riquezas, através da troca de títulos de crédito (ex: cheques, duplicatas, notas promissórias). 
CESSÃO DE CRÉDITO 
Forma da cessão: não exige formalidade entre o novo e o velho credor, pode até ser verbal, mas para ter efeito contra terceiros deve ser feita por escrito (288). A escritura pública é aquela do art. 215, feita em Cartório de Notas. O contrato particular é feito por qualquer advogado. 
CESSÃO DE CRÉDITO 
Que créditos podem ser objeto de cessão?
Todos, salvo os créditos alimentícios (ex: pensão, salário), 
 A lei proíbe também a cessão de alguns créditos como o crédito penhorado (art. 298 CC) e o crédito do órfão pelo tutor (art. 1749, III CC). O devedor pode também impedir a cessão desde que esteja expresso no contrato celebrado com o credor primitivo (art. 286 CC).
CESSÃO DE CRÉDITO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais