Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
CCJ0145_A7_201701070022_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: 
	Matrícula
	Disciplina: CCJ0145 - SOC.JUR.E JUDICIÁRIA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Uso de celular no trânsito aumenta em 400% a chance de acidentes (G1¿ Notícias- 24/8/2010) Especialistas em trânsito alertam que, quem usa celular quando está no trânsito, tem 400% de chances a mais de se envolver em acidente. Basta dar uma volta, porém, para ver que ninguém desgruda do aparelho, a pé ou no trânsito. Dirigir falando ao celular é a quarta infração mais multada em SP. Quem dirige e fala ao celular pode receber uma multa no valor de R$ 84,80. Atitude é considerada infração média e o motorista ou motociclista perde quatro pontos na carteira. Com relação à eficácia da norma que proíbe o uso de celular ao dirigir, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	A norma não pode ser considerada eficaz e contribuíram para sua ineficácia a não contemporaneidade da norma e a omissão das autoridades na aplicação.
	
	 
	A norma não pode ser considerada eficaz e pode-se afirmar que contribuíram para sua ineficácia fatores como a não adesão social, a desproporcional expectativa de consequências negativas e baixa divulgação dos efeitos da violação desse preceito.
	
	 
	A norma atingiu eficácia primária, já que é a quarta infração mais multada em SP.e que os fatores instrumentais que contribuíram para sua eficácia foram a contemporaneidade e a expectativa de consequências negativas.
	
	
	A norma pode ser considerada eficaz. Contribuíram para sua eficácia fatores como participação social, divulgação e consequências jurídicas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A Sociologia Jurídica tem se ocupado do tema eficácia da ordem jurídica, enfatizando a:
		
	
	
	
	 
	justificação do direito.
	
	
	validade das normas.
	
	 
	adequação da norma e suas finalidades.
	
	
	técnica do direito.
	
	
	existência específica das normas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		"Não há, em suma, um direito justo no céu dos conceitos platônicos, e um direito imperfeito e injusto no nosso pobre e imperfeito mundo sublunar. O problema do Direito Natural não é descobrir esse celestial livro de mármore onde, gravadas a caracteres de puro ouro, as verdadeiras leis estariam escritas, e que, ao longo dos seculos, sabios legisladores terrenos não conseguiram vislumbrar." Considerando as reflexões contidas no texto, é possível afirmar sobre os direitos humanos na atualidade:
		
	
	
	
	
	a afirmação histórica dos direitos humanos, desde o jusnaturalismo, se iniciou apenas muito recentemente, no final do século XX, por isso ainda são desconhecidos dos juristas.
	
	 
	o problema atual dos direitos humanos é o de que, apesar de positivados e constitucionalizados, carecem de ser efetivados.
	
	 
	os direitos humanos são, em todas as suas manifestações, garantias negativas da cidadania, por isso não carecem nenhum tipo de prestação econômica por parte do Estado
	
	
	o grande problema dos direitos humanos é o de que não estão positivados, por isso não são efetivados.
	
	
	o problema atual dos direitos humanos é o de sua fundamentação lógica, na medida em que ainda são considerados deduções teológicas ou frutos de conjunturas econômicas.
	
	
	
		4.
		Ao comemorar os 25 anos da Constituição é necessário ter presente que maiores avanços democráticos dependem da aprovação de Reformas Estruturais da sociedade brasileira. E a mais decisiva é a Reforma Política Democrática, a mãe de todas outras reformas. Sem a alteração do perfil do parlamento brasileiro é muito difícil maiores avanços. A Reforma Política Democrática deve acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por empresas e aprovar um sistema eleitoral que privilegie o voto em torno de programas, de partidos, e não o voto em torno de pessoas, pelo qual se elegem os que dispõem de mais recursos. A aprovação de uma Reforma Política Democrática só será possível com uma ampla união de forças de caráter suprapartidário. Com este objetivo foi formada a Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas, composta pela CNBB, OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, UNE, CUT, Contag, Ubes e inúmeras outras entidades, que apresentou um importante projeto de lei de reforma política de caráter democrático. (Aldo Arantes Secretário-geral da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional) Tomando como referencia o texto acima, analise as assertivas abaixo: I. Reformar a política brasileira é o mínimo a ser feito no sentido de se conseguir, finalmente, alcançar uma proba e eficiente administração pública. II. Os movimentos sociais se transformam em representantes políticos dos indivíduos que estejam numa mesma situação inapropriada. III. O atual regime político brasileiro é democrático porque o povo é quem determina quem serão os seus governantes, e presidencialista, sendo composto por três poderes. IV. Os movimentos sociais no Brasil Têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários. V. No Brasil, o Poder Legislativo é composto por duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados, e ambas compõem o Congresso Nacional. É correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Somente as alternativas I e V estão incorretas
	
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas
	
	
	Somente as alternativas I e III estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
		5.
		Leia com atenção as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta de acordo com as nossas aulas, em relação ao conceito de Movimentos Sociais: I )à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político; II)Aliado aos seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais; III)Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social
		
	
	
	
	
	as alternativas I e II estão corretas e a III errada;
	
	
	a alternativa I está correta e a II e III estão erradas;
	
	 
	todas alternativas estão corretas.
	
	 
	a alternativa I está errada e a II e III estão corretas;
	
	
	todas alternativas estão erradas;
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No cenário jurídico brasileiro, ocorre uma situação conflituosa no que concerne aos papéis desenvolvidos pelo poderes determinados no nosso sistema liberal, principalmente nas esferas dos três poderes. Constantemente, percebe-se que a tripartição clássica sonhada por Montesquieu (executivo, legislativo e judiciário) encontra-se cada vez mais relativa. Nesse sentido, pode-se definir que ocorre:
		
	
	
	
	 
	Uma judicialização da política e politização do judiciário
	
	
	Uma politização da política e judicialização do judiciário
	
	
	Uma politização do judiciário e judicialização do legislativo
	
	
	Uma consolidação do judiciário e politização do executivo.
	
	
	Uma consolidação da política e judicialização do executivo
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Segundo Renato Treves;a análise do objeto da sociologia jurídica investiga os fatores abaixo relacionados, exceto:
		
	
	
	
	 
	Estudo da complexidade dos pensamentos humanos sobre a sociedade
	
	 
	Estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas
	
	
	Estudo da eficácia das normas jurídicas e dos efeitos sociais que tais normas produzem;
	
	
	Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições;
	
	
	
		8.
		Alguns fatores podem contribuir para a eficácia da lei. De acordo com Ana Lúcia Sabadell (Manual de Sociologia Jurídica - 4ª edição - Revista dos Tribunais - 2004), os fatores referentes à situação social são aqueles ligados às condições de vida da sociedade em determinado momento. É fator referente à situação social:
		
	
	
	
	
	a preparação dos operadores do direito
	
	 
	a coesão social
	
	
	a divulgação efetiva da norma
	
	
	a perfeição técnica da norma
	
	
	o conhecimento da lei pelos seus destinatários
	 Gabarito Comentado

Outros materiais