Buscar

Avaliando Aprendizado ( Ciência Política)))

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701878668)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O ponto de partida dos três autores contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) é percebido na ideia de estado de natureza como um momento pré-político, tem como referência os seres humanos que são iguais por natureza e que vivem em absoluta liberdade. Vale dizer ainda que esse contexto traz a discussão sobre a intencionalidade da criação do Estado. Hobbes, por exemplo, tem uma visão particular em relação ao indivíduo que traria a necessidade da criação do Estado para resolver tal problema. Ele via ainda a importância da criação de uma instituição que fosse capaz de controlar uma situação que havia sido criada em função do comportamento dos indivíduos. Com base em tais afirmações considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta. 
		
	
	Hobbes, Locke e Rousseau combatem o pensamento contratualista
	
	Locke considera que o estado de guerra é eminente e por isso seria necessário criar o Estado
	
	Hobbes não considera que o Estado surge para controlar o egoísmo
	
	Hobbes concorda com Locke sobre que o estado de natureza é um momento posterior ao surgimento do Estado
	
	Hobbes concorda com Rousseau sobre as características do indivíduo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701824577)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para Aristóteles, "o homem é por natureza um animal social". Tal assertiva, ao longo dos anos, pode definir que o ser humano é naturalmente gregário, em alusão a Grécia e a polis grega. O ser humano é, então, um animal político, inclinado a fazer parte da polis, a cidade, a sociedade política. Tais assertivas nos fazem compreender o surgimento da organização política e do Estado e compõe as teorias __________________ de formação do Estado. 
		
	
	Falta a última alternativa!!!!!!!
	
	Naturalistas.
	
	Contratualistas puras.
	
	Sociais Contratualistas.
	
	Greco-romanas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701713638)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um povo é definido do ponto de vista politico, jurídico e sociológico. Marque a afirmativa que os define respectivamente.
		
	
	eleitor, nativo e perdulário.
	
	nação, eleitor e infrator.
	
	infrator, nato e naturalizado, nativo.
	
	eleitor, nato e naturalizado, nação.
	
	nativo, eleitor e social.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701943778)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(EPPGG 2005/80) Analisada, no que se refere à representação política, à dinâmica parlamentar e à governabilidade como tendente à instabilidade. Com acento em aspectos diferentes, o foco tem sido colocado na natureza do Presidencialismo e na relação entre o Presidente e o Legislativo. As afirmações a seguir referem-se a essas questões: 1- O Presidencialismo brasileiro tem características plebiscitárias, o que gera uma tendência a formar ministérios numerosos e heterogêneos. 2- A relação política entre o Presidente e o Legislativo faz com que se diga que o Brasil tem um Presidencialismo de coalizão. Essa circunstância internaliza divergências, que o presidente é obrigado a arbitrar, entre partidos, interesses regionais transpartidários, afetando as relações entre as bancadas e os governos estaduais. 3- A amplitude das coalizões de governo tem outras causas, além da falta de maioria parlamentar. Entre eles a representação proporcional, o federalismo, o bicameralismo e o pluripartidarismo amplo. 4- No presidencialismo de coalizão, o presidente assume a condição de árbitro tanto das divergências internas à aliança que o respalda no Legislativo, como das forças políticas regionais representadas na mesma aliança. 5- Apesar das características plebiscitárias de sua eleição e da condição de árbitro em relação às forças que compõem sua base parlamentar, o presidente, ao exercer o cargo sob constante risco de desintegração dessa base, tem seu poder e sua autoridade fragilizados. Em relação a essas afirmações pode-se dizer que: 
		
	
	apenas a nº 3 está correta. 
	
	estão todas incorretas. 
	
	apenas a nº 2 está correta. 
	
	estão todas corretas.
	
	apenas a nº 1 está correta. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701878667)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com Alexandre Groppalli, "Estado é a pessoa jurídica soberana constituída de um povo organizado sobre um território, sob o comando de um poder supremo, para fins de defesa, ordem, bem-estar e progresso social". Nesse sentido, aponte a alternativa correta sobre o Estado. 
		
	
	Povo inclui somente as pessoas que nasceram naquele país
	
	O território não inclui o mar territorial
	
	O território não inclui o espaço aéreo
	
	O estado de natureza é um Estado soberano
	
	A soberania é um elemento definidor do Estado

Outros materiais