Buscar

Furosemida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

6- Analisar a interação droga nutriente, nos casos em que há uso de medicamento. Para os casos que não está especificado o uso de medicamento, pesquisar qual(is) medicamento(s) poderia ser indicado e as possíveis interações.
Furosemida (Diurético) 
USO ORAL, INTRAVENOSA OU INTRAMUSCULAR. 
USO ADULTO E PEDIÁTRICO 
EFEITO COLATERAL: perda de potássio
INDICAÇÕES: Este medicamento é destinado ao tratamento de hipertensão arterial leve a moderada, edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais e edema devido a queimaduras.
EFEITO DO FÁRMACO NA EXCREÇÃO DO NUTRIENTE: Aumenta a excreção de NA, CL e MG.
CONTRAINDICAÇÕES: Seu uso é restrito para pacientes com insuficiência renal; Pré coma ou coma hepático; Pacientes que sofram de hipopotassemia severa: a diminuição drástica do nível de potássio no sangue; Hiponatremia grave: diminuição de sódio no sangue; Pacientes com desidratação ou com queda de pressão sanguínea; Alérgicos aos componentes existentes na fórmula da medicação.
O fármaco furosemida, também conhecido pelo nome comercial Lasix®, é um medicamento da classe dos diuréticos da alça que atua na Alça de Henle, que aumentam de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo. 
A sua principal utilização é na remoção de edema causado por problemas cardíacos, hepáticos ou renais. O uso da furosemida tem indicação desde o período neonatal até a idade adulta. 
As crianças apresentam importantes diferenças e alterações na farmacocinética e farmacodinâmica de medicamentos, conforme a idade. Algumas mudanças devem ser consideradas no momento da elaboração de esquemas terapêuticos, para que sejam atingidos os efeitos desejados com menor toxicidade.
As Contraindicação Dietética é Administrar com estomago vazio, ou pode ser administrada com alimentos ou leite, caso o paciente apresentar desconforto gastrointestinal. Não misturar com soluções acidas.
Interações da Furosemida com Nutrientes
A furosemida é um fármaco que apresenta rápida ação diurética. Inibe a reabsorção de eletrólitos (Na e Cl), predominantemente no ramo ascendente da alça de Henle Também possui ação vasodilatadora, que pode estar relacionada com a diminuição da retenção de sódio e aumento na síntese de prostaglandinas.
A interação entre nutrientes e medicamentos acontece quando um nutriente altera a eficácia de um medicamento, ou quando o medicamento interfere no estado nutricional da paciente. Diante disto, verificou-se que a utilização prolongada deste diurético, furosemida, provoca o aumento da excreção de minerais como potássio, magnésio, sódio, zinco e cálcio e o aumento da excreção desses íons poderá levar ao aparecimento de algumas patologias, o uso prolongado da furosemida também pode ocasionar deficiência de tiamina. Quanto à absorção e biodisponibilidade da furosemida, ambas diminuem com a presença de alimento no trato gastrointestinal. Ou seja, os pacientes que utilizam a furosemida necessitam de acompanhamento adequado para evitar a ocorrência de deficiências nutricionais do uso crônico deste medicamento. É importante enfatizar aos usuários do fármaco que ele precisa dessas orientações para que não haja comprometimento do tratamento em decorrência de alterações de sua biodisponibilidade.
Farmacodinâmica
O efeito diurético da furosemida ocorre dentro de 15 minutos após a administração da dose intravenosa e dentro de 1 hora após a administração da dose oral.
Farmacocinética
A furosemida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal. A quantidade de fármaco que penetra na circulação sistêmica é de 1 a 1,5 horas para os comprimidos de 40 mg. A influência da administração simultânea de alimentos na absorção da furosemida depende da forma farmacêutica, o volume de distribuição de furosemida é de 0,1 a 0,2 litros por kg de peso corpóreo.
Biodisponibilidade
A biodisponibilidade da furosemida não é alterada em pacientes com insuficiência renal terminal.  É absorvido de 60 a 70% de uma dose oral de furosemida. Os alimentos podem diminuir a velocidade de absorção sem alterar a biodisponibilidade nem o efeito diurético. A biodisponibilidade do fármaco em pacientes é influenciada por vários fatores incluindo doenças de base como a insuficiência renal crônica , e pode ser reduzida a 30%. A absorção diminui a 43 ou 46% na doença renal terminal. Sua união às proteínas é muito elevada (94 a 96%). A furosemida é pouco dialisável em pacientes sob hemodiálise, dialise peritoneal e CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua). Metaboliza-se no fígado e sua meia-vida em um paciente normal é de 30 minutos a 1 hora e em um paciente com ausência de urina (anúrico), de 75 a 155 minutos; no neonato é maior. Elimina-se por via renal 88% e por via biliar 12%.
Em crianças prematuras ou nascidas à termo, dependendo da maturidade dos rins, a eliminação de furosemida pode estar diminuída. O metabolismo do fármaco também é reduzido caso a capacidade de glucuronização da criança esteja prejudicada. A meia-vida terminal é menor do que 12 horas em crianças com mais de 33 semanas de idade pós-concepção. Em crianças com 2 meses ou mais, com a capacidade diminuída do rim ou do fígado de eliminar do sangue substâncias derivadas do metabolismo como ureia, creatinina ou corantes artificialmente introduzidos, esse terminal é o mesmo dos adultos.
Lembrando que os Alimentos ricos em fibras, podem diminuir a viscosidade e a taxa de difusão de medicamentos como a furosemida e a clorotiazida.
Bibliografia 
https://cmfc.org.br/brasileiro/article/view/1492
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/44274/1/S1415-52732002000200011.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732002000200011
Medicamentos Lexi-comp Manole: Por LEONARD L. LANCE,MORTON P GOLDMAN,Charles F. Lacy,LORA L. ARMSTRONG

Outros materiais

Outros materiais