Buscar

Aula 1 HistGeogEducF+¡sica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 HistGeogEducFísica- 11/03
Atividade das tele aulas
Questão 1- Analise a imagem levando em consideração: ‐ Mudança dos valores sociais ‐ Mudança da função da escola
Com o passar dos anos a família entregou a escola o papel social importante que a ela compete, que é a educação geral dos filhos. 
Contudo a família cobra da escola uma postura que deveria pertencer a ela, a educação de berço dos filhos. A criação dos filhos é da família e não da escola. 
A escola apenas oferece ajuda e suporte para que os filhos possam acompanhar as regras e conduta social. 
A função da escola não é igual à da família.
Hj em dia uma série de acontecimentos favoreceram para que isso acontecesse: Pais sem tempo de estar presente na vida dos filhos, a tecnologia que favorece de um lado, mas prejudica em outro, inversão dos valores, será que podemos dizer inversão de valores???? 
Existe uma transformação em geral na sociedade da época era autoritário, o professor passava os conhecimentos e compartilhava notas e apoio da família. Falta de respeito pelo professor atualmente prejudica a relação professor e aluno bem como a família que não dá mais valor ao mestre.
As duas épocas são totalmente distintas, onde no século passado o professor tinha autoridade sobre os alunos.
 Atualmente o professor perdeu a autoridade, pois os pais dão razão ao filho tirando toda autoridade do professor em sala de aula.. 
Questão 2- O que você entende por leis gerais? Cite uma lei geral que regula a vida da sociedade.
As regras em geral ditam leis e maneira de viver de uma determinada comunidade e sociedade, exemplos: os alunos ingressem na escola para aprender a ler e escrever... os dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, falar o português é um fato social, nós tivemos de aprender pq nascemos no país...Já encontramos esse fato qd nascemos.
Todas as instituições sociais são fatos sociais.
Os fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo. Pensar no coletivo!!!
A importância das regras e o convívio em harmonia com a sociedade fazem com que participemos do grupo social em que vivemos.
Atividade da classe; alguns comentários
A sociedade tradicional, rígida com pensamentos autoritários, a família era considerada a base de toda sociedade. Nuclear!!
Contudo com globalização e tecnologias da informação em tempo real, o que acontecia antes as escondidas, hoje é mostrado para todo o mundo, gerando até mesmo um modismo. 
A educação é um fato social, é uma instituição que transmite valores, padrões de conduta, regras passados de tempos em tempos, através da família pelo grupo social em que vivemos, pela mídia...
Então o contexto familiar foi mudando os valores também vão, os arranjos familiares mudaram, contudo só o tempo agora poderá nos dizer os benefícios ou malefícios dessa nova estrutura familiar. 
A sociedade reproduz as regras sociais, a consciência coletiva acaba imperando sobre os indivíduos. A criança aprende o que vc ensina a ela. 
As leis mudaram favorecendo hoje em dia a convivência e arranjos familiares diferentes. O papel do prof é de respeitar as diferenças priorizando sempre a qualidade do ensino incluindo conceitos de famílias.
A mídia cria maneiras de ensinar e viver, e ser diferente é um tema amplo e divulgado pelas escolas e sociedade. 
Mas como lidar com esses fatos na escola e como pedagogos e professores passarão esse conteúdo sem serem preconceituosos???

Outros materiais