Buscar

6 Discursivas AVALIAÇÃO EDUC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Questão 1: Analise a tirinha.
A tirinha ironiza determinada situação do sistema de ensino-aprendizagem e, mais especificamente, considerando nossos estudos sobre avaliação, podemos afirmar que essa tirinha denuncia:
a) O cuidado dos professores com seus alunos, já que, a exemplo da professora em destaque na tirinha, muitos percebem que seus alunos estão tendo problemas com seu rendimento e procuram recuperar a falha de sua aprendizagem.
b) A inadequação do nosso método de avaliação e a precariedade do nosso sistema de ensino, que, conforme se percebe claramente na situação da tirinha, nada fazem além de atestar o fracasso do aluno.
c) Que os novos métodos de avaliação que vêm sendo propostos e timidamente assumidos estão funcionando, já que são baseados apenas em observação, conforme vimos na tirinha.
Escolha a alternativa correta e justifique sua resposta.
R: Letra B. 
Justificar:
Questão 2: Para Zabala (1998), a partir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem de ser formativa, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, observe as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica. A partir das considerações iniciais, explique as etapas da avaliação formativa proposta por esse autor: avaliação inicial, avaliação reguladora, avaliação final e avaliação integradora. Resposta página 56
Questão 3: Analise a tirinha.
Leia o texto que segue:
A primeira coisa a ser feita, para que a avaliação sirva à democratização do ensino, é modificar sua utilização de classificatória para formativa. Ou seja, a avaliação poderá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Responda:
A) A respeito de qual tipo de avaliação conversam os personagens da tirinha? 
B) Relacione a tira com o texto.
Questão 4: Para Zabala (1998), a partir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem de ser formativa, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, observe as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica. A partir das considerações iniciais, explique as etapas da avaliação formativa proposta por esse autor: avaliação inicial, avaliação reguladora, avaliação final e avaliação integradora.
Questão 5:
Questão 6: Refere-se a tirinha acima.
Atualmente, ressalta-se a importância de uma prática avaliativa que permita a democratização do acesso à educação escolar, a permanência do educando na escola e a qualidade de ensino. “Avaliar para identificar os saberes dos alunos, o que é preciso ensinar, orientá-los ou reorientá-los em sua trajetória, levando-os a construir ou elevar o seu conhecimento de mundo, a se encarar por ele, a se reconhecer como sujeito capaz de aprender e entender a sociedade em que vive”.
A partir da reflexão provocada pela tirinha e pela afirmação sobre a avaliação, descreva três características centrais das novas práticas de avaliação educacional.

Outros materiais