Buscar

ativ 16617

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 04 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nas aulas 07 e 08 
Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação tecnológica especialmente no campo das comunicações e dos transportes, o que vem gerando profundas transformações na forma de organização do trabalho e das relações entre os homens. Esse processo é denominado por
Assim, a globalização é uma consequência da modernidade, resultante de um conjunto de inovações tecnológicas iniciadas no século XVIII e que foram se desdobrando ao longo dos séculos XIX, XX e agora no século XXI tomam novas configurações que ainda são difíceis de entender na sua totalidade. Essas inovações se dão especialmente no setor produtivo e dos meios de comunicação que tornaram o mundo em uma pequena aldeia. Essa nova realidade gerou uma situação tal em que, quem tem dinheiro vai para onde quiser a hora que quiser, e compra e vende produtos de qualquer parte do mundo a qualquer momento, ou seja, a globalização nada mais é do que o intercâmbio de objetos, idéias e pessoas a todos os locais existentes no planeta, isso porque hoje existem condições favoráveis para isso..., mas essas condições não são possíveis e nem permitidas a todos... Mas esse turbilhão de inovações no atual momento histórico estão relacionados mais nos campos da informática, telemática, dos novos materiais e da biotecnologia impulsiona a transformação do padrão e do trabalho nas mais diversas atividades econômicas. 
No sistema Toyota a produção é flexível fabricam-se muitos modelos de produtos e em pequena quantidade em que a demanda puxa a oferta. Como num supermercado, os artigos são repostos nas prateleiras à medida que são vendidos. Quando alguém compra um carro, a montadora produz outro igual. As indústrias de autopeças, por suas vez, repõem os componentes. Dentro da fábrica, idem: o setor subseqüente "encomenda" o que necessita ao precedente. Para isso, as máquinas também têm de ser flexíveis.
Não há desperdício. Só a produção acrescenta valor ao produto. Transporte, estocagem e controle de qualidade são reduzidos ao mínimo. Pelo sistema just in time, as fornecedoras descarregam as encomendas num fluxo contínuo. Hoje a Toyota trabalha com estoques de apenas duas horas. Para coordenar tudo, o kanbam volta ao setor que a produziu: é a dica para fabricar uma peça igual.
O trabalho é polivalente. Desde 1955 um trabalhador da Toyota opera em média cinco máquinas. Mais tarde, formam-se equipes de oito que operam uma "ilha" de máquinas e ainda controlam a qualidade, fazem serviços simples de manutenção, limpam o maquinário. A "porosidade" cai a quase zero. É o trabalho "by stress" (sob tensão). Resultado: já houve no Japão mais do que 1.500 casos de karoshi (de karo, traballho estafante, e shi, morte), a morte súbita por estafa.
A terceirização vira norma. Em vez da verticalização, subcontratam-se se empresas - as "terceiras". Cada empresa se "focaliza" numa especialidade. A Toyota só produz 25% das peças de seus carros e controla tudo via participação acionária, créditos, fornecimento de tecnologia. A terceirização melhora a escala de produção, alivia crises e reduz custos. Mas os salários são de 30% a 50% dos da Toyota.
Frente ao que apresentamos na aula e no exposto acima propomos:
Elabore um pequeno texto em que você estabeleça uma compreensão sobre o Termo “globalização”. Como se originou? Como se desenvolve o termo? Quais seus efeitos na economia? Na vida em sociedade? Efeitos que a globalização vem provocando sobre a produção, circulação e distribuição de bens e serviços e sobre a vida dos trabalhadores e sobre os salários?
A globalização é um processo que procura integração econômica, cultural, social e política onde uma das principais necessidades é a conquistas de novos mercados e a obtenção de lucro.
A tecnologia é uma grande responsável por este crescimento principalmente o ramo da comunicação.
Com o avanço tecnológico os produtores podem comprar matéria prima de qualquer lugar do planeta eles também podem instalar suas fábricas em países onde a mão de obra é mais barata aumentando seus lucros.
A globalização trás grandes benefícios como avanço da tecnologia mas também trás consigo algumas consequências negativas como desemprego em larga escala, aumento da miséria e da marginalização.
Muitas indústrias se utilizam da globalização para dribla os impostos alfandegário, pois realizam o processo produtivo em um determinado país e realizam a montagem em outro diminuindo os seus custos de produção.
Aponte os principais impactos gerados pelas TRÊS REVOLUÇÕES DO CAPITALISMO e seus efeitos sobre: A produção; O mercado; A mão de obra; Os salários A vida dos trabalhadores.
Na primeira revolução houve o aperfeiçoamento do capitalismo onde as indústrias visam o lucro e o trabalhador foi substituído por máquinas em algumas fases do processo produtivo que alguns chamavam de desemprego tecnológico, alguns trabalhadores destruíam as máquinas em represaria ao desemprego que as mesmas geraram.
N segunda revolução houve a inovação tecnológica que causaram aumento da produção e consequentemente dos lucros dois grandes nomes desta fase foram Taylor e Ford.
Na terceira foi a principal causa do desemprego pois foi implantado a automação das máquinas de base eletrônica. Maquinas estas que produziam um ciclo completo de produção onde era necessário vários trabalhadores para realizar a mesma tarefa.
Diante de tenta tecnologia os trabalhadores tem que cada vez mais se atualizarem, pois os que se adaptarem a realidade ficaram para trás, hoje a concorrência é tanta que os salários é muitas vezes não condiz com a função desempenhada pelo trabalhador, mas que não há outra alternativa a não ser aceitar estas imposições dos grandes empresários.
Fundamentado nos estudos que realizamos, que as mudanças o pelo “Modelo de Gestão Japonês” ou “Toyotismo” está provocando na reorganização do trabalho? Quais as novas demandas deste modelo ao trabalhador? Que novos atributos ele vem exigindo dos trabalhadores? E que consequências produz sobre a vida e a saúde dos trabalhadores?
O modelo de estão japonesa ou toyotismo trouxe consigo novas mudanças no que diz respeito ao processo de produção foram criadas várias tecnitas que melhoraram este processo não fabricam produtos e peças para estocar quando vendem um fabricam outro. O sistema just in time diz que nada pode ser produzido, fabricado, transportado ou comprado antes da hora exata evitando assim o desperdício.
Se por um lado é bom para a indústria por outro lado os trabalhadores saem perdendo pois se tornam polivalentes dentro da indústria executando varias funções além de serem executadas sob tensão o que levou alguns trabalhadores a koroshi que é nada mais que a morte por excesso de trabalho, outro problema está na remuneração pois com a terceirização da produção os salários pagos pelas terceirizadas são em média 30 a 50% em relação aos pagos pela Toyota.

Outros materiais