Buscar

A História do Câncer Gástrico

Prévia do material em texto

Denise LOPES
Carolina NIVEA
Juliana LIMA
Marcus LINDOSO
Vitoria SILVA
Universidade Federal do Maranhao
Neoplasias gástricas: Uma Abordagem Histórica
Introdução: o câncer gástrico são tumores gerados por células anormais em qualquer parte do estômago. Segundo o INCA, ele representa o terceiro mais incidente entre os homens e quinto entre as mulheres no Brasil. A partir dessa análise, surge a premissa de analisar como ocorreu seu curso ao longo da história e a necessidade de explanar os avanços em prol do diagnóstico e tratamento.
Objetivo: o presente trabalho tem como objetivo compreender o contexto histórico e o desenvolvimento do conhecimento a respeito do câncer gástrico, concomitantemente ao desenvolvimento das tecnologias de identificação e tratamento do mesmo. 
Metodologia: procurou-se sistematizar o conhecimento a respeito do câncer gástrico por meio da revisão bibliográfica de artigos encontrados nas bases de dados como PubMed, Scielo, base de dados do INCA e livros. Ao final foram obtidas 6 referências que abordassem na língua portuguesa os objetivos do trabalho com as palavras-chave “história do câncer” “história do câncer gástrico” “neoplasias do estômago”.
Resultados: O primeiro relato de um possível caso de câncer gástrico estava no Papiro de Ebers, escrito em 1600 a.C . No quarto século a.C, foi atribuído à Hipócrates o fato de ser o primeiro a utilizar a palavra câncer . A neoplasia de estômago só foi descrita novamente no final no primeiro na Enciclopédia médica de Avicenna, um expoente da Medicina árabe. Apesar disso, essa neoplasia ainda era pouco conhecida no século XVIII devido a descoberta das úlceras benignas e malignas do estômago que foram descobertas apenas em 1835. Em relação ao tratamento, a primeira tentativa ocorreu por meio de uma resecção gástrica em 1879 feita por Jules Pean, um famoso cirurgião francês, mas não houve sucesso. A paciente morreu 5 dias após a intervenção Apenas em 1881, uma ressecção subtotal foi realizada com sucesso. De maneira geral, a história dessa patologia se confunde com a história de grandes figuras como Napoleão Bonaparte e Papa João XXIII ao ter sido a possível causa de suas mortes. Ainda hoje, essa história está sendo escrita ao se descobrir formas mais eficientes de diagnóstico e tratamento 
Conclusão: Assim sendo, estudos que abordam o câncer gástrico com o objetivo de informar a respeito de sua situação no contexto histórico e epidemiológico desempenham um papel importante para a implementação de políticas preventivas em saúde pública que objetivem diminuir as atuais taxas de morbimortalidade decorrentes do câncer de estômago.

Outros materiais