Buscar

MACELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MACELA
Nome Científica: Achyrocline satureioides	
Nomes Populares: Marcela-do-Campo, Marcela, Macela, Macela-amarela, Macelinha, Alecrim-de-Parede.
Indicações: possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, relaxante muscular (músculos gastrointestinais) sem nenhum efeito tóxico colateral. Estudos in vitro mostraram que extratos de flores da Macela inibiram em 67% o desenvolvimento de células cancerosas. Pesquisadores demonstraram propriedades antiviróticas do extrato aquoso quente de suas flores contra células T-Linfoblastóides infectadas com o vírus do HIV.
Contra-indicações: alérgicos aos componentes da Macela não devem usar a planta em nenhuma hipótese, assim como diabéticos devem tomar cuidado pois a planta possui efeito hipoglicemiante, logo, o médico responsável pelo paciente deve ser consultado antes. Pessoas que costumam fazer uso de sedativos, analgésicos e barbitúricos também precisam ter atenção, para não causar reações adversas. Também não é indicada para durante a gravidez porque estimula a contração uterina e sangramento vaginal.
Forma de Prescrição: no Brasil costuma-se tomar o chá de suas flores e ramos secos na proporção de 5 gramas por litro de água fervente para tratar problemas gástricos, epilepsia e cólicas de origem nervosa. Para uso externo contra nevralgias, cólicas intestinais e renais, menstruações dolorosas, dores articulares e musculares recomenda-se na forma de cataplasma (papa medicamentosa) e de banho por imersão, preparados com 5 colheres de sopa da planta inteira picada em 1 litro de água fervente. Na Argentina, a infusão de 20 gramas de flores por litro de água quente é ingerida para ajudar na regulação do ciclo menstrual e para o tratamento da asma. No Uruguai o seu chá possui a mesma aplicação, além do emprego para problemas estomacais, digestivos e gastrointestinais, como emenagoga, sedativa e antiespasmódica (reduz contrações musculares involuntárias). A Macela também é usada em cosméticos pois possui propriedades que permitem sua utilização como clareador vegetal para cabelos. O extrato das folhas, galhos, raízes, semente ou da planta inteira é utilizado para prevenir a oxidação dos componentes lipídicos e para desordens da pele, atuando como agente antioxidante na composição e preparação de uso tópico. 
Efeitos Colaterais: não foram descritos efeitos colaterais.
Possíveis interações: um estudo demonstrou uma potencialização de barbitúricos com extrato aquoso quente injetado em cobaias. Seu uso também pode potencializar o efeito de outros sedativos e analgésicos, insulina e antidiabéticos.

Outros materiais