Buscar

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A radiação ionizante tem sido utilizada em um grande espectro de aplicações industriais, sendo a principal aplicação na esterilização de produtos médicos, farmacêuticos, cosméticos e no processamento de alimentos. Esta técnica é amplamente utilizada em países industrializados e atualmente apresenta uma forte expansão nos países em desenvolvimento. (IPEN, 2017)
No que se refere a irradiação de alimentos, esta tecnologia tem recebido uma crescente atenção em todo o mundo. As autoridades de vigilância sanitária de 37 países, incluindo o Brasil, aprovaram a irradiação de 40 tipos distintos de alimentos, que englobam especiarias, grãos, carne de frango, frutas e legumes. (IPEN, 2017)
Os motivos que despertam o interesse da irradiação de alimentos estão relacionados com as grandes perdas de alimentos que ocorrem constantemente como consequência da infestação, contaminação e decomposição dos mesmos, a crescente preocupação com respeito às doenças transmitidas pelos alimentos e o aumento do comércio internacional de produtos alimentícios sujeitos a normas de exportação rígidas em matéria de qualidade e de quarentena. Indo de encontro a estes motivos a irradiação de alimentos que é pesquisada exaustivamente por mais de 40 anos, tem demonstrado ser segura, eficiente e com inúmeros benefícios práticos, quando associada às boas práticas de manufatura e de distribuição. (IPEN, 2017)
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
A irradiação de alimentos é o tratamento do alimento por exposição a uma quantidade controlada de energia de radiação ionizante por um tempo específico para obter determinados objetivos desejáveis. O processo, aplicado segundo recomendações internacionais contidas na legislação brasileira, não eleva o nível normal de radioatividade do alimento, independente do tempo durante o qual o produto é exposto à radiação, ou ao quanto de uma dose de energia é absorvida. Os alimentos irradiados não ficam radioativos após este procedimento. (GHOBRIL, 2008)
O processamento por radiação pode impedir a proliferação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular, como também pode retardar o amadurecimento ou a maturação de certas finitas e legumes através da alteração dos processos fisiológicos dos tecidos vegetais. A irradiação pode aumentar o tempo de prateleira de muitos alimentos a custos competitivos, ao mesmo tempo em que fornece uma alternativa ao uso de fumigantes e substâncias químicas, muitas das quais deixam resíduos. (GHOBRIL, 2008)
  
TIPOS DE RADIAÇÕES IONIZANTES
As radiações ionizantes podem ser classificadas como partículas (ex: radiação alfa, beta e nêutrons) e como ondas eletromagnéticas de alta frequência (radiação gama e raios X). A radiação alfa é semelhante a átomos de hélio, sem os dois elétrons na camada externa, e não é capaz de atravessar uma folha de papel. As radiações beta são basicamente elétrons mais penetrantes, mas não ultrapassam uma folha de alumínio, enquanto que a radiação gama é altamente penetrante, podendo atravessar um bloco de chumbo de pequena espessura. Os nêutrons possuem alta energia e um grande poder de penetração, podendo inclusive produzir elementos radioativos, processo este denominado de ativação. Por isto mesmo não são utilizados na irradiação de alimentos. Os raios X são relativamente menos penetrantes que a radiação gama, tendo como inconveniente o baixo rendimento em sua produção, pois somente de 3 à 5% da energia aplicada é efetivamente convertida em raios X. (USP-CENA/PCLQ)
IRRADIADORES
Irradiadores são os equipamentos portadores de fontes radioativas seladas, sendo adequadas para irradiar produtos e também objetos a uma dose desejada. Duas fontes podem ser utilizadas neste processo: Raios Gama e os aceleradores de alta energia. A maioria possui fontes emissoras de radiação Gama, utilizando materiais como o Cobalto-60, Césio-137, Irídio-192 e Amerício-241. (LEAL, 2014)
UTILIZAÇÃO DA IRRADIAÇÃO
De acordo com a dose de aplicação, a irradiação pode duplicar ou triplicar o tempo de estocagem de produtos alimentícios – permitindo seu transporte por longas distâncias, matar os insetos invasivos das frutas e vegetais, e combater a contaminação resultante da falta de higiene na produção de carnes industrializadas – eliminando patógenos de origem alimentar. A irradiação age na:
Inibição do brotamento em bulbos e tubérculos
Retardo da maturação de frutas e legumes
Desinfestação de grãos, cereais, frutas e especiarias
Eliminação de parasitas (Cisticercose e Triquinose - vermes)
Redução da carga microbiana (fungos, bactérias e leveduras)
Eliminação de microrganismos patogênicos (Salmonella spp e outros)
Esterilização
Além disso, a irradiação é também promovida como um substitutivo para o brometo de metila, um agrotóxico usado para controlar os insetos, as ervas daninhas e os patogênicos em mais de cem culturas, que está sendo deixado de lado porque deteriora a camada.(ENUT,2007)
PROCESSO DE IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
A energia, durante a irradiação, atravessa os alimentos, que não entra em contato direto com fonte radioativa. São operadores qualificados que controlam e monitoram eletronicamente essa fonte de radiação e o tratamento dos produtos, que é feito através de um console que fica situado fora da câmara de irradiação. Os alimentos irradiados são colocados em "containers" que através de um monotrilho são conduzi dos para dentro da câmara de irradiação, onde irão receber a dose programada de radiação gama. (ALVES, 2010)
Radurização: Aplicações com doses baixas (< 1kGy)
Objetiva inibir brotamentos (batata, cebola, alho, etc.), retardar o período de maturação (frutas) e de deterioração fúngica de frutas e hortaliças (morango, tomate, etc.) e controle de infestação por insetos e ácaros (cereais, farinhas, frutas, etc.). Proporcionando estocagem delongo prazo, sem uso de inibidores químicos de brotamento, prevenindo perdas sem o uso de fumigantes químicos e previne a disseminação de pestes de insetos.
Radicidação ou radiopasteurização: Aplicações com dose média (1kGy - 10kGy)
Ideal para pasteurizar sucos, retardar a deterioração de carnes frescas, controle de Salmonella em produtos avícolas, etc. Aumenta a qualidade da conservação e previne a intoxicação alimentar.
Radapertização ou esterilização comercial: Aplicações com dose alta (10kGy - 45kGy)
Usado na esterilização de carnes, dietas e outros produtos processados, destruindo de populações de microrganismos, que promovem estrago de alimentos e destruindo patógenos, incluindo formadores de esporos, tais como Clostridium botulinum.
VANTAGENS DA IRRADIAÇÃO
Existem vários aspectos positivos para usar o tratamento de irradiação nos alimentos em prol da sua conservação:
Permite a irradiação de produtos refrigerados e congelados uma vez que todo o processo se realiza a frio.
Devido ao elevado poder de penetração dos raios gama, existe uma maior quantidade e variedade de alimentos que podem ser tratados sem manipulação durante o processo.
Durante todo o processo de tratamento, o alimento nunca entra em contato direto com a radiação, dificultando assim aumentar o nível normal de radiação deste.
Ocorre um considerável aumento na vida útil de frutas frescas, vegetais e carnes, o que facilita o processo de distribuição desses produtos. A irradiação é um tratamento eficaz a eliminar as bactérias patogénicas que causam essas doenças.
Alimentos em embalagens termo-sensíveis podem ser tratados, uma vez que a irradiação não aumenta a temperatura tanto do alimento como da embalagem.
Ovos, larvas de insetos e vermes internos aos alimentos são atingidos pela irradiação, sem prejuízo para os alimentos. (ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA, 2010)
DESVANTAGENS DA IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS 
A radiação de ionização também quebra algumas ligações químicas no próprio alimento. Os efeitos das alterações químicas nos alimentos são variados. Alguns são desejáveis, enquanto outros não. Alguns exemplos dealterações no alimento são: 
alterações na estrutura de certos alimentos, muito frágeis para suportar a radiação, como por exemplo, alface e outros vegetais de folhas verdes ficam murchos.
amadurecimento e maturação retardado de algumas frutas e vegetais que prolongam sua duração para consumo
redução ou destruição de alguns nutrientes como vitaminas, redução dos valores nutricionais (o efeito é comparável à perdas na pasteurização por calor)
alteração de alguns compostos flavorizantes
a formação de compostos que não estavam originalmente presentes requer o controle rigoroso dos níveis de radiação
geração de radicais livres, alguns dos quais se recombinam com outros íons. (TODAFRUTA, 2006)
O IMPACTO DA IRRADIAÇÃO DOS ALIMENTOS SOBRE O CONSUMIDOR
O interesse da sociedade nas questões relacionadas à proteção ambiental reflete-se cada dia mais no comportamento dos indivíduos. Apesar da aprovação e controle no emprego da irradiação, diversas barreiras ainda persistem e vem impedindo que os alimentos irradiados alcancem a completa comercialização. 
Essas barreiras estão relacionadas ao custo de sua utilização e da aceitação pelo consumidor. 
Apesar de cientificamente aceito como um excelente método na conservação de alimentos e de atualmente ser também o único capaz de tornar inativos os patógenos em alimentos congelados e crus, esse progresso no uso comercial da irradiação tem sido lento. Interpretações erradas dos consumidores, que frequentemente, por falta de informação, acham difícil avaliar os benefícios dessa técnica de processamento têm limitado o uso desta tecnologia. 
Em função disso, atitudes devem ser implementadas começando pela conscientização desses consumidores em relação à segurança e os benefícios obtidos por esta técnica assim passando também por um estreitamento nas relações entre as indústrias do setor e o governo, que precisam ser fortalecidas. Para resultados bem mais eficazes, é preciso conhecer melhor os processos e seus efeitos. (ORNELAS, 2006)
CONCLUSÃO
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao consumidor. Uma grande vantagem desse processo por radiação é a possibilidade de esterilizar os itens em suas próprias embalagens invioladas, que só serão abertas para o uso final do produto. 
Apesar desses benefícios, o fato de haver deteriorização de nutrientes e a escassez de informações precisas sobre as consequências dos produtos químicos formados no processo de irradiação cria a necessidade de cautela quanto ao uso da irradiação de alimentos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
IPEN 
https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=731
CARLOS NABIL GHOBRIL http://www.iaea.org/inis/collection/NCLCollectionStore/_Public/40/096/40096420.pdf
LEAL, Ley. Esterilização por irradiação - Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos, 2014
ENUT – ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OUROPRETO. http://www.enut.ufop.br/pet/mainframes/murais/irradiação.htm
ALVES, Bruna. CENAP-Centro de Educação de Profissionais-Curso técnico em radiologia, 2010.
ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA, 2010
http://www.esac.pt/noronha/pga/0910/trabalho_mod2/irradiacao_grupo4_t2_word.pdf
TODAFRUTA
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=12231
ORNELLAS, C. B. D., GONÇALVES, M. P.J., SILVA, P. R., MARTINS, R. T. Atitude do consumidor frente à irradiação de Alimentos, 2006.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes