Buscar

resposta .rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resposta .rtfd/TXT.rtf
IMUNOLOGIA BASICA 
O que se entende por imunoterapia ativa ou passiva, e específica ou inespecífica? Dê um exemplo de cada uma dessas formas de imunoterapia contra o câncer. Na imunoterapia ativa, substâncias estimulantes e restauradoras da função imunológica (imunoterapia inespecífica) e as vacinas de células tumorais (imunoterapia específica) são administradas com a finalidade de intensificar a resistência ao crescimento tumoral. A imunoterapia específica pode ser autóloga ou heteróloga.
Na imunoterapia passiva ou adotiva, anticorpos antitumorais ou células mononucleares exógenas são administradas, objetivando proporcionar capacidade imunológica de combate a doença.
Na imunoterapia ativa, substâncias estimulantes e restauradoras da função imunológica (imunoterapia inespecífica) e as vacinas de células tumorais (imunoterapia específica) são administradas com a finalidade de intensificar a resistência ao crescimento tumoral. A imunoterapia específica pode ser autóloga ou heteróloga
Discuta os mecanismos de evasão tumoral à resposta imune. 
A alta taxa de reposição e proliferação das células cancerosas dificulta um controle efetivo do sistema imune e, assim, algumas células conseguem escapar dos mecanismos de defesa. Um dos principais recursos para o escape encontrado em alguns tipos de tumores é a diminuição da expressão de moléculas de MHC de classe I
Células Tumorais apresentam antígenos distintos daqueles presentes nas células sadias do mesmo tecido? Quais as possíveis origens desses antígenos? 
A maioria dos antígenos de tumor está também presente em células normais e são referidos como antígenos de transplante associados a tumor. Eles podem ser expressos em níveis elevados em células tumorais quando comparados com células normais. Alternativamente, eles são expressos somente durante o desenvolvimento de células e se perdem na vida adulta mas re-expressam em tumores.
Explique o papel das células T CD8+ e das células NK no mecanismo de resposta imune a tumores.
milhares de macrófagos e células dendríticas se ativam e passam a produzir interleucinas e citocinas capazes de estimular o sistema imunológico adaptativo do paciente (linfócitos T-CD4 e T-CD8, e linfócitos B);
o aparecimento de célula(s) cancerosa(s) desencadeia forte reação imunológica contra sua(s) presença(s), efetuada por linfócitos T-CD8 (células citotóxicas) ou células NK
Explique o que são as células T reguladoras e qual a sua função (ou funções). 
A sua produção ocorre da seguinte forma: Conclusão: As células T Regs são potentes reguladoras do sistema imune que agem para impedir que as células imunes continuem indefinidamente a exercer sua função imunológica em situações específicas.
O que caracteriza uma célula anérgica? como o estado de anergia poderia ser um mecanismo de tolerância aos autocomponentes? Qual a relação entre anergia e regulação?
Células anérgicas são células que não receberam a estimulação necessária para serem ativadas, falta co-estimulação. No organismo saudável, quando uma célula B fica madura, ela se torna uma máquina de secreção de anticorpos, depois que receptores na superfície da célula se ligam a um antígeno estranho. Se, em vez disso, uma célula B se ligar a um autocomponente, isso a induz a se matar, e entrar em um estado anérgico (não reativo). 3) A resposta imune é determinada pelo equilíbrio entre ativação por antígeno de linfócitos e influências regulatórias negativas que impedem ou silenciam a resposta. Entre os mecanismos regulatórios temos a anergia, que ocorre quando existe o reconhecimento de antígeno na ausência de co-estimulação.
O gráfico abaixo representa a dinâmica da produção de anticorpos após a administração de uma vacina. Sabe-se que, a vacina em questão é administrada em duas doses, ou seja, realiza-se uma aplicação inicial e, após certo período de tempo, é aplicada uma dose de reforço. Explique porque o nível de anticorpos detectados possui amplitudes diferentes após a dose sensibilizadora e a dose reforço.
Apenas uma dose de vacina, geralmente, não gera toda a imunidade necessária para protegê-lo da doença. É o caso das vacinas feitas com vírus ou bactérias mortos, que necessitam de várias doses, e, por vezes, reforços posteriores.
Algumas vacinas, aplicadas em dose única, têm proteção de curta duração, requerendo reforços. Um exemplo é a vacina para gripe, que necessita de uma dose anualmente (pois os vírus estão sempre mudando geneticamente e, de um ano para outro, pode haver alteração da composição da vacina); além disso, a proteção conferida por ela dura apenas um aNO
Qual a diferença entre soro e vacina?
Vacina é prevenção. Já o Soro é um tipo de cura, uma vez que o organismo j[a está exposto ao antígeno e precisa de um combate rápido. Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos.
__MACOSX/resposta .rtfd/._TXT.rtf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando