Buscar

VAP4 A atuação de Paulo Freire

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A atuação de Paulo Freire, na década de 1950 e início dos anos 60, os fundamentos do “método” de alfabetização de adultos criado por ele e destaque qual era a importância da educação, do domínio da escrita e da leitura pelos educandos, segundo o pensamento do autor. 
A atuação de Freire durante o período de 1950 a 1960 remete diretamente as marcas de revoluções nos métodos de alfabetização como a educação popular, a valorização do diálogo, e também a garantia de uma consciência política e social do aluno.
Paulo freire desenvolveu um método de alfabetização que foi construído junto com o aluno, baseando-se nas experiências de vida que cada aluno carregava. Fugindo dos métodos mecânicos que aplicavam a alfabetização por meio de cartilhas, O método de Freire estimula a alfabetização mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, por meio de palavras presentes no cotidiano dos alunos, palavras estas que foram decodificadas e relacionadas afim de se tornarem palavras escritas.
Freire considerou a escola muito mais do que as quatro paredes por esse motivo, foi o primeiro teórico a defender que antes da leitura das palavras, o indivíduo já tem a capacidade de fazer uma “leitura do mundo” e por meio de signos compreender uma determinada situação, tendo uma compreensão do mundo a sua volta.

Outros materiais