Buscar

Questões discursivas de Orçamento Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões discursivas de Orçamento Empresarial
Descreva o conceito de orçamento estático utilizado nas organizações. 
Resposta: O orçamento estático é o mais comum. Elaboram-se todas as peças orçamentárias a partir da fixação de determinados volumes de produção ou vendas. Esses volumes, por sua vez, também determinarão o volume das demais atividades e setores da empresa. O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.
A depreciação é um exemplo de uma despesa não desembolsada? Justifique. 
Resposta: A depreciação é sim um exemplo de despesa não desembolsada. Este item não acarreta em desembolso financeiro por parte da empresa sendo apenas um mecanismo contábil legal de poder pagar menos impostos.
Uma das formas mais comuns para parametrizar a mão de obra em uma visão contábil orçamentária é estabelecer parâmetros de quantidade e valores de Homem Hora. Indique o que deve ser considerado no calculo do custo do homem-hora. 
Resposta: Horas plenas de produção por funcionário - encargos sociais e suas provisões.
A proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação contempla o Orçamento de Investimentos que considera um suborçamento que evidencia o controle das edificações e reformas das instalações que impliquem em desembolso de relativa magnitude. A qual suborçamento a descrição se refere? 
Resposta: Suborçamento de investimentos em imobilizado em geral.
Em um determinado período uma empresa tem suas vendas orçadas em 3.500 unidades , com estoque final pretendido de produtos acabados de 800 unidades. Sabendo-se que o estoque inicial de produtos acabados é de 400 mercadorias, calcular quantas unidades uma empresa deverá produzir neste período. 
Resposta: Produção = 3500 + 800 -400 = 3900 unidades
Além da revisão e análise do estágio de aderência aos princípios de planejamento, temos os elementos que devem ser tratados antes do início da montagem do orçamento, dentre os quais podemos citar as premissas. Conceitue em até 2 linhas a que correspondem as premissas. 
Gabarito: Premissas são também denominadas de pressupostos, uma vez que são definidas por alguém na empresa antes de o processo de planejamento ser iniciado. Devem ser de alguma forma, resultado de algum nível de consenso entre os gestores.
Considere as seguintes informações de vendas projetadas de Nov/20X0 a Fev/20X1 da empresa ABC: Nov /X0 - 600 unidades Dez /X0 - 800 unidades Jan/X1 - 700 unidades Fev /X1 - 1000 unidades Sendo o Preço Unitário de $ 25 e as vendas recebidas a 50% a vista, 30% em 30 dias e 20% em 60 dias, calcular: a) Recebimentos no mês de janeiro b) A Receita no DRE projetado de Jan a Fev. 
Resposta: a) R$ 17.750 b) 42.500
Descrever a relação existente entre Planejamento Financeiro e Plano estratégico da empresa? 
Resposta: O planejamento financeiro traduz quantitativamente as metas estabelecidas e o plano estratégico auxilia os gestores nas tomadas de decisões.
Além da revisão e análise do estágio de aderência aos princípios de planejamento, existem os elemento s que devem ser tratados antes do início da montagem do orçamento. Cite quais são estes elementos. 
Resposta: Diretrizes, Cenários e Premissas.
Além da revisão e análise do estágio de aderência aos princípios de planejamento, temos os elementos que devem ser tratados antes do início da montagem do orçamento, dentre os quais podemos citar os cenários. Conceitue em até 2 linhas a que correspondem os cenários. 
Resposta: Cenários correspondem ao: cenário político, cenário econômico e o cenário mercadológico (clientes, fornecedores, concorrência, etc.)
A construção de um sistema de controle interno coerente com o sistema de orçamento para que se possa realizar um acompanhamento durante o período em exercício acaba surgindo da necessidade de se monitorar as relações de impactos ambientais confrontando com a planificação orçamentária realizada para que tenhamos flexibilização e adaptabilidade na organização. Como o controle orçamentário é habitualmente definido? 
Resposta: Um sistema ou processo de comparações entre os desempenhos. Normalmente confrontando-se um padrão (ou um dado orçado) com a apuração real realizada.
Qual é o orçamento que deve considerar as eventuais variações de ordenados e demais remunerações, decorrentes de aumentos por mérito, promoção, dissídios das diversas categorias e outros? 
Resposta: Orçamento de Pessoal.
O que é Controle orçamentário?
Resposta: Um sistema ou processo de comparações entre os desempenhos. Normalmente confrontando-se um padrão (ou um dado orçado) com a apuração real realizada.
Segundo o conteúdo apresentado, como podemos definir o orçamento? Utilize até 3 linhas para a sua resposta. 
Resposta: O orçamento é uma expressão quantitativa formal que parte do comportamento passado e olha para as possíveis mudanças futuras quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa. Trata-se de uma previsão, uma meta de acordo com a qual serão tomadas as decisões.
Descrever e exemplificar as principais formas de entrada de caixa.
Resposta: São todos os recebimentos recebidos pela empresa independente se são receitas realizadas ou não. Podemos exemplificar Recebimentos por vendas de mercadorias à vista ou a prazo, recebimentos oriundos de venda de ativos permanentes, outras receitas não operacionais.
Uma empresa pretende produzir 4.000 unidades da mercadoria A e 2.500 unidades da mercadoria B. O número de horas de mão de obra por unidade da mercadoria A é de 3 horas e de B é 2 horas. Sendo o Salário-hora de $ 15, calcular o orçamento empregado na mão de obra direta. 
Resposta: Total da Mão de Obra = (4000 * 3 + 2500 * 2) * 15 = $ 255.000.
Em relação ao orçamento de investimentos, indique os motivos principais que nos levam a efetuar dispêndios de capital? 
Resposta: Motivos Principais para fazer Dispêndios de Capital: a) Expansão - aquisição de novos ativos imobilizados; b) Substituição - substituir ou renovar ativos obsoletos ou gastos; c) Modernização - reconstrução, recondicionamento ou a adaptação de uma máquina ou das instalações existentes; d) Melhoria da qualidade; e) Melhoria do bem estar (funcionários ou comunidade); f) Outras finalidades - comprometimento de recursos a longo prazo, na expectativa de um retorno futuro (propaganda, pesquisa e desenvolvimento, serviços de consultoria).
Defina Gestão Orçamentária.
Resposta: É um conjunto de esforços que tem por objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei.
Orçamento de operações deve compreender quais orçamentos?
Resposta: Orçamento de Vendas e Orçamento de Produção.
Descrever as principais etapas na formulação de previsões de vendas.
Resposta: Pesquisa (com levantamento histórico e metodológico), planejamento, elaboração e controle a posteriori.
As metas de vendas não se estabelecem ao acaso. Devem resultar de uma análise criteriosa. São conhecidas inúmeras técnicas de previsão. Em se tratando de métodos de finalidade específica, apresente em sua resposta duas destas técnicas: 
Resposta: Planejamento Orçamentário e Planejamento Prático. Gabarito: Análise da Indústria; Análise de linhas de produtos; Análise de uso final de produtos.
Em um determinado período uma empresa tem suas vendas orçadas em 5.000 unidades, com estoque final pretendido de produtos acabados de 1.100 unidades. Sabendo-se que o estoque inicial de produtos acabados é de 100 mercadorias, calcular quantas unidades uma empresa deverá produzir neste período. 
Resposta: Produção = 5000+1100-100 = 6000.
Considerando que as Vendas Brutas em uma previsão orçamentária é: $10.000;$ 12.000;$ 15.000; $18.000 por trimestre, e que a alíquota do ICMS (hipotética) é de 10% para os quatro trimestres, qual o valor total das Vendas Líquidas ? Solução: Trim. Vendas Brutas ICMS Vendas Líquidas 1º $___________ ___% $_____________ 2º $___________ ___% $_____________ 3º $___________ ___% $_____________ 4º $___________ ___% $_____________Total $_____________ 
Resposta: $ 49.500,00.
Descrever as principais formas de saída de caixa. 
Resposta: Pagamento de compras de mercadorias, matérias primas e insumos a vista e a prazo; pagamento de despesas de salários, aluguéis e outras despesas operacionais; pagamentos de impostos e de dívidas de curto e longo prazo.

Outros materiais