Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PLANO DE AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada – EAD plano de aula
Disciplina: Artes
Nome do professor: ****; 9º ano do ensino fundamental
Conteúdo da disciplina: Produção Artística.
Tema do projeto: Bullying
BULLYING
https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola
“Em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), a Flacso [Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais] realizou uma pesquisa em 2015 com 6.700 estudantes das sete capitais mais violentas do país. Divulgado no ano passado, é o último levantamento de maior fôlego feito no país.
 Mesmo que parcial, os dados indicam um cenário preocupante da escola como reprodutora da violência social, mas também produtora de uma violência particular.
 Quatro em cada dez estudantes (do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do médio) afirmaram já terem sofrido violência física ou verbal dentro da escola no último ano. 
 Em 65% dos casos, o agressor foi um colega –15% assumem já ter cometido alguma violência. Um quarto das agressões relatadas ocorreram dentro da sala de aula. 
 Sem uma sistematização dos desafios, as escolas têm dificuldade de lidar com desafios de violência e bullying -uma sequência contínua de ataques. ‘A escola está muito ligada no ensino e aprendizagem e não olha corretamente para isso. Não consegue detectar inclusive casos extremos...’” [...]
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1929183-bullying-e-violencia-nas-escolas-ainda-sao-temas-sem-diagnostico-no-pais.shtml
a) Trabalho em Sala 
Em grupo de 4 ou 6 alunos, leia a definição de Bullying e o trecho da reportagem: “Bullying e violência nas escolas ainda são temas sem diagnostico”, selecione as informações mais interessantes e anote o que não foi compreendido.
Inicie o entendimento do texto com o grupo, a partir do que já conhecem sobre o tema. Pesquise o que não foi entendido.
O trecho traz a seguinte afirmativa: “Um quarto das agressões relatadas ocorreram dentro da sala de aula. ” Debata com seu grupo sobre o que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?
b) Pesquisa/coleta de dados 
O que não é bullying e como identificar o alvo do bullying?
Os textos apresentados fazem referência com algo parecido ao cotidiano de sua escola ou sala de aula? Com o seu grupo organizado, realize pesquisas em sua escola quanto a seus colegas, se já sofreram ou realizaram alguma agressão, se já presenciaram e o que fariam, ou fizeram em relação a isso.
c) Trabalho em Sala 
Com os dados coletados, analise e repasse aos seus superiores a situação da escola, chamando atenção para o acompanhamento dos estudantes.
Cada grupo deverá produzir materiais visuais de sua escolha (folders, cartazes, desenhos, pinturas, fotografias, colagens, etc..), que serão expostos na sala de aula, nos corredores e pátios da escola, afim de passar mensagens consistentes de estimulo na prevenção do bullying.
Criar com os estudantes e auxilio do professor (a), regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar.
d) Para Debate  
Quais outras alternativas ou sugestões para resolver o problema identificado?
Quais foram os valores e conhecimentos adquiridos pela turma durante o processo?
O que fazer para que esse movimento de prevenção não se extinga?
e) Desafio 
Considerando os dados adquiridos no estudo e na pesquisa realizada, com a sala dividida em dois grupos, produza uma peça teatral sobre o tema: Bullying. 
Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto expondo suas considerações. Lembre-se de que seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas e, não será aceito cópia de trechos ou postagens sem as devidas referências. 
Conclusão:

Outros materiais