Buscar

AULA 8 FUNDAMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 8 FUNDAMENTOS
É o pagamento de bens ou serviços adquiridos ou embarcados por pessoas físicas ou jurídicas brasileiras, ou de outros países.
Para os operadores de comércio exterior (importadores e exportadores) brasileiros receberem ou enviarem esse pagamento do ou para o exterior, é preciso que esse operador execute um outro contrato comprando ou vendendo moeda estrangeira numa operação contratual, que chamamos de contrato de câmbio.
A moeda transacionada no mercado de câmbio é chamada de divisa e o contrato de câmbio no Brasil é celebrado, obrigatoriamente, sempre que houver troca de divisas entre o Brasil e o seu parceiro comercial. 
É proibida a troca de moedas no Brasil sem a intervenção do Banco Central do BrasiL.
A questão cambial é muito importante, pois ela pode fortalecer ou enfraquecer a presença de um país no comércio internacional. 
Um país com uma moeda desvalorizada em relação ao US$, por exemplo, terá os seus produtos mais baratos no mercado internacional e, assim, esse país será mais competitivo na oferta dos seus produtos ao exterior.
Valor passível de pagamento ao exterior em conseqüência de importação realizada por pessoa física ou jurídica domiciliada no País.
Podemos ter importações COM cobertura cambial ou SEM cobertura cambial.
Para a perfeita escolha da forma de pagamento a ser aplicada na compra/venda internacional, caberá ao importador/exportador avaliar e calcular os riscos e custos a serem assumidos. A má escolha da forma de pagamento poderá representar o fracasso da operação como um todo.
Pagamento antecipado
Valor a ser pago ao exportador estrangeiro por força de condições contratuais em que se estabelece que o pagamento total ou parcial da mercadoria comprada deve ocorrer anteriormente ao seu embarque no exterior. Exige do importador alta confiabilidade no exportador, que é bastante favorecido com a antecipação das divisas para seu financiamento antes mesmo de fabricar o produto.
Remessa sem Saque ou remessa direta
Valor a ser pago ao exportador estrangeiro por força de condições contratuais em que se estabelece que o pagamento total ou parcial da mercadoria comprada deve ocorrer em prazo preestabelecido entre comprador e vendedor, após o embarque da mercadoria pelo exportador ao exterior. Exige do exportador alta confiabilidade no importador, que é bastante favorecido com a remessa das divisas sem os custos operacionais e formais que determina a obrigatoriedade do pagamento.
Cobrança documentária
Essa operação de cobrança exige a participação de bancos intervenientes, que não avaliarão a operação, mas apenas darão uma formalização a ela com mais este ator no cenário comercial que se apresenta. Essa operação, por envolver uma série de documentos, é chamada de cobrança documentária. Podendo ser à vista ou a prazo, como os bancos não tem força legal para exigir o pagamento, o exportador fica sem garantias do pagamento pelo importador do produto já embarcado.
Carta de Crédito (Letter of Credit) L/C ou Crédito - Documentário
Esta forma de pagamento apresenta garantias formais a ambos, comprador (importador) e vendedor (exportador). Devido a esse conforto oferecido, a carta de crédito vem a ser a forma de pagamento mais usada nas primeiras operações de importação e exportação entre parceiros sem tradição comercial. 
A carta de crédito é aconselhável nas operações de alto risco de não pagamento.
A compra e venda de moedas estrangeiras no Brasil é monopolizada pelo Banco Central do Brasil;
Os Bancos Privados são autorizados a operarem no Câmbio;
Todas as Operações de compra e venda, com exceção do segmento CÂMBIO TURISMO, estão sujeitos a um contrato de câmbio;
A formalização de compra e venda de moeda estrangeiras é feita através de um contrato de câmbio, que chamamos tecnicamente de FECHAMENTO DE CÂMBIO. 
REGIME CAMBIAL DO BR
É troca de moedas. Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.
No Brasil, em decorrência da atual legislação, sempre uma das moedas envolvidas será a nacional.
O exportador vende as moedas estrangeiras resultantes de suas exportações, recebendo, em pagamento, moeda nacional.
O importador, com o fim de pagar seus fornecedores estrangeiros, compra moedas estrangeiras, pagando-as com a moeda nacional.

Outros materiais