Buscar

AULA 9 ETICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 9 - ETICA
Origem da ISO
Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade 
A preocupação com a qualidade levou ao surgimento, em 1947,  de uma entidade denominada International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). 
Ela é mais conhecida pela sua sigla ISO, que em grego significa "igualdade". 
A principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade. 
O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados à sistematização de atividade para garantia da qualidade.
Agora que você já está familiarizado com a ISO, podemos conversar um pouco sobre a ISO 14000, que é específica sobre o meio ambiente.
ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas.  Tais  normas  foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. 
Tal certificação declara ao mercado que aquelas empresas têm Responsabilidade Social, pois se preocupam com a questão ambiental. 
A empresa que tiver por objetivo a certificação ISO 14000 deve seguir rigorosamente a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para também seguirem as normas e diagnosticar os impactos ambientais das suas atividades, visando diminuir os prejuízos. 
NBR 16000
·	Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.  
·	Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
·	Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
·	Proteção do consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. 
·	Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial. 
A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social eficaz.
A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, isto é, para aquelas empresas que ainda têm preocupação em resolver questões internas de Responsabilidade Social. 
Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários.

Outros materiais