Buscar

Esgrima & Luta Greco romana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Esgrima & Luta Greco-romana
Componentes
Alexandre Pinheiro
Fabiano Carvalho
Larissa Lima
Lucas Peres
Matheus Costa
Roberth Vieira
Contexto Histórico.
A história da esgrima em si tem uma origem de pelo menos três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semidespidos empunhando armas pontiagudas com bicos de proteção.
Surgimento da esgrima no Brasil.
Já no Brasil sua aparição ocorreu ainda na época do império, no comando de Dom Pedro II que equipou toda sua tropa. Durante as décadas seguintes, a Esgrima cresceu no país com praticantes principalmente entre os militares. Criou-se a União Brasileira de Esgrima, em 1927, através da fusão entre as federações paulista e carioca.
Foi então que o governo brasileiro resolveu importar elementos que nos colocassem por dentro do que de mais moderno havia nos grandes centros. Sendo assim, o atual ministro da época, em missão na França, conseguiu trazer o Capitão André Gauthier para ser o instrutor de esgrima no Brasil.
Esgrima (do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") 
É um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele.
 Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada, e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
Florete: Medindo 90cm e com peso de 500g. O tronco é a única parte do corpo que soma-se pontos com seu toque.
Espada: Com 110cm e 770g. O ponto é válido ao contato de qualquer parte do corpo.
Sabre: Tamanho de 88cm e 500g de peso. Acima da linha da cintura é computado o ponto.
A pista e a roupa
A pista de esgrima tem quatorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, os esgrimistas devem usar. Enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então utilizava-se giz na ponta para indicar o golpe.
Jaqueta; 
Luvas; 
Fios elétricos; 
Armas; 
Calça; 
Máscara; 
Plastrom;
Principais Regras 
O objetivo é tocar o adversário sem ser tocado.
As armas usadas são o florete, a espada e o sabre, feitas de material flexível e aneladas eletronicamente, cada uma com as suas regras específicas.
A partida começa com os atiradores a uma distância de 2m e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques válidos no seu oponente, ou quando passam 4 minutos.
Na fase eliminatória, a partida vai até aos 15 toques ou aos 9 minutos, com intervalos de 3 em 3 minutos.
O equipamento de cada atleta tem de ser seguro e adequado à sua idade.
No caso de equipas, ganha a equipa que marcar 45 pontos primeiro.
Principais Faltas
Não podes cobrir a zona válida do teu gilet com o braço mão armado, ou usá-lo para agarrar ou desviar a arma do oponente.
Não podes ter contato corporal com o adversário.
Todos os toques feitos em zonas não válidas anula a ação anterior.
Não podes tocar no oponente quando este perde a arma ou cai no solo.
Não podes voltar as costas ao adversário.
Os toques em simultâneo, na modalidade de espada, não são contados.
Principais Competições
Jogos olímpicos: A esgrima é um dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos modernos desde a sua primeira edição em Atenas, 1896. As mulheres estrearam na modalidade com a prova de florete durante os Jogos de Paris em 1924. 
Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).
Atualmente, as grandes potências mundiais da esgrima são: Itália, Coreia do Sul, França, Rússia e Hungria. A Rússia conquistou 7 medalhas no esporte nas Olimpíadas do Rio 2016. Foram 4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.
Jogos Paraolímpicos: A esgrima em cadeira de rodas é um dos esportes que figurou nos primeiros Jogos Paralímpicos e o qual tem bastantes peculiaridades em comparação á esgrima tradicional.
Este esporte começou em 1953 quando Ludwig Guttmann, o pai dos esportes paralímpicos introduziu a esgrima para pessoas que usavam cadeira de rodas e desde então mulheres e homens competem nesta variante. Como já dissemos, entrou no programa Paralímpico desde a primeira edição em Roma no ano de 1960, e desde então as regras sofreram algumas mudanças e foram adicionadas novas armas.
Sir Ludwig Guttmann (Toszek, 3 de julho de 1899 - 18 de março de 1980) foi um neurologista alemão que criou os Jogos Paraolímpicos e é um dos pioneiros no uso do esporte para reabilitação física de deficientes.
 A pista de esgrima para esta variante possui 4 metros de comprimento por 1,5 metros de largura. O piso normalmente é feito de um material antiderrapante. Uma das maiores diferenças é existir um suporte metálico para cada cadeira de rodas, evitando assim que elas se movimentem.
Contexto Histórico 
A luta greco-romana tem origem na Grécia Antiga e fazia parte do pentatlo. Força física e estratégia eram as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deveria ter para ser bem sucedido nos tempos iniciais deste esporte. As lutas faziam parte dos esportes olímpicos praticados na Grécia Antiga no século VII a.C.
 
Já a luta estilo livre é bem mais recente. Ela surgiu, na segunda metade do século XIX, em terras britânicas. Foram os imigrantes desta região que levaram a luta estilo livre para os Estados Unidos no final do século XIX. Nos Jogos Olímpicos de Saint Louis (Estados Unidos), em 1904, a luta estilo livre entrou pela primeira vez no quadro de esportes olímpicos. Porém, as lutas nestas Olimpíadas ocorreram somente entre lutadores dos EUA.
As participações brasileiras
A luta greco-romana nunca foi muito difundida no país e, por isto, conta com poucos adeptos. O Brasil só despontou nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo (1963). Atualmente, ela vem sendo usada como parte do treinamento por lutadores de MMA (o antigo vale-tudo).
Para chegar às Olimpíadas, o processo foi mais demorado: apenas em Seul (Coreia do Sul, 1988), Barcelona (Espanha, 1992) e Atenas (Grécia, 2004), a delegação brasileira contou com lutadores da modalidade. Mesmo assim, nenhum deles (foram apenas quatro) conseguiu se sobressair e a participação foi bastante discreta. Seja como for, ser classificado para o Pan ou os Jogos já é uma consagração para um atleta amador.
Destaque do Brasil
A série “Heróis dos Jogos Pan” chega ao segundo capítulo relembrando a medalha de prata conquistada por Roberto Leitão na edição dos Jogos Pan-americanos de 1987, em Indianápolis, Estados Unidos. O retorno da Luta Olímpica ao pódio da competição mais importante das Américas, trinta e seis anos depois da conquista de Antenor da Silva, o Baianinho, marcou o início de um processo de autonomia da Confederação Brasileira de Lutas Associadas e o início da estruturação do esporte.
Referencias finais
Artigos online
Blogs didáticos
Google Imagens
Blogs esportivos
Wikipédia
Suapesquisa (Pagina Web)
Obrigado Pela Atenção!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais