Buscar

Estratégia de intervenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estratégia de intervenção
Baseado na primeira visita que tivemos e por se tratar de um local mantido pelo governo, não poderíamos promover doações de brinquedos, que naquele momento era o que a instituição mais necessitava. Diante dessa situação a psicóloga Keila nos convidou para participar de um momento com os idosos. 
No dia 02 de Junho retornamos ao CRAS de José de Freitas para por em prática nossa intervenção. Fomos recebidos novamente pela psicóloga, que nos levou para o espaço conviver (creche dos idosos), onde semanalmente é realizado o encontro com os idosos. 
Chegando lá já se encontravam alguns deles que nos receberam muito bem. Ficamos por um tempo esperando chegar os outros. Nesse meio tempo, a psicóloga nos explicou que havia muita resistência por parte deles quando os encontros eram em forma de roda de conversa, e que eles preferiam ir às quartas – feiras, que eram os dias de dançar forró entre outras brincadeiras.
Após um tempo de espera percebemos que não chegaria mais ninguém por conta do horário. Em seguida deu-se inicio a roda de conversa com o tema “O envelhecer”. Os poucos que se encontravam estavam demonstrando muito interesse na conversa. Foi falado sobre a saúde física e mental, o que fazer para envelhecer de forma saudável, o direito do idoso, a importância do idoso, e foram feitas varias perguntas sobre o seu dia-a-dia. 
Um dos idosos falou que morava sozinho e das dificuldades que isso trazia para sua vida, outros falavam que gostavam de ir a festas para dançar e se distrair, e já outros preferiam trabalhar, porque quando ficavam parados adoeciam. A maioria reclamava da insatisfação em relação aos outros idosos que só apareciam quando era nos dias de dançar forró e falaram sobre o quanto gostavam e achavam aquele momento importante para a vida deles.
Quando encerrou a atividade, tiramos fotos com eles e foi servido o lanche para que eles pudessem ir embora. Em seguida, conversamos novamente com a Psicóloga Keila que nos falou sobre a importância daqueles momentos com os idosos, porque a maioria deles se sente sozinhos, e necessitam de alguém para conversar sobre vários assuntos.
Com base na experiência que tivemos com esse momento percebemos o quanto eles realmente necessitam de alguém para conversar, e o quanto a instituição CRAS é necessária para a vida daquelas pessoas, que com uma simples atividade muda não só a rotina, mas também a vida daqueles idosos, sem falar nas outras pessoas que também se beneficiam com o trabalho dessa instituição, que apesar das dificuldades eles conseguem fazer um ótimo trabalho.

Outros materiais